3 simples passos para as pessoas amarem trabalhar no seu negócio

Existem algumas ações simples que contribuem para melhorar a gestão de pessoas em um negócio de advocacia. Se você gerencia um escritório ou empresa nesse segmento, as informações abaixo vão te ajudar a gerar mais resultados.

A importância da gestão de pessoas

Grandes empresas, nacionais e internacionais, sabem a importância de buscar, continuamente, melhorar a gestão de pessoas.

Mas a gestão não é útil apenas para grandes corporações. Pequenos e médios empreendimentos também podem ganhar – e muito – ao melhorar seus processos internos e gerenciar melhor os seus ativos e recursos humanos.

Seja você CEO, estagiário ou novo gerente, saber trabalhar com outras pessoas é importante para que o seu empreendimento cresça. Mas como melhorar a gestão de pessoas na prática? É o que vamos ver agora.

O que é gestão de pessoas

Antes de falarmos especificamente sobre as ações simples que podem ser implementadas para melhorar a gestão de pessoas, vale a pena entender o conceito e aplicação da gestão dentro de empreendimentos jurídicos.

O gerenciamento de pessoas é um tópico amplo, que abrange temas como organizar, resolver problemas e aumentar rendimento dos funcionários da empresa.

Ou seja, a gestão contribui para despertar e desenvolver habilidades pessoais, úteis para o negócio. Essas habilidades podem ser a comunicação, a proatividade, o senso de trabalho em equipe e comprometimento para com as metas e objetivos.

Para melhorar a gestão de pessoas, algumas pequenas ações devem ser colocadas em prática pelo gestor. As principais – e mais simples – são:

1. Escutar os colaboradores

O bom gestor precisa estar atento, fazer contato visual, fazer anotações e esperar a outra pessoa terminar antes de começar a falar. Essas são as partes do conjunto de habilidades auditivas que você deve praticar.

A boa audição é essencial para a função de gerenciamento. Ela começa antes mesmo de você se sentar para conversar com um funcionário. O gestor deve estar sempre com a mente aberta, não fazer julgamentos antecipados, nem tomar conclusões sem fatos.

Então, uma das ações mais simples e eficientes para melhorar a gestão de pessoas é simplesmente escutar verdadeiramente os colaboradores. Dessa forma eles podem se sentir mais à vontade para interagir e participar ativamente.

2. Separe problemas pessoas dos problemas organizacionais

Muitas vezes os funcionários terão problemas e você deverá estar disponível para ajudar a encontrar soluções. No entanto, nem todos os problemas são criados no ambiente profissional.

São duas as causas gerais de um problema envolvendo funcionários e colaboradores: fatores pessoais e fatores organizacionais. Nem sempre é fácil identificar a fonte de um problema sem antes dialogar com a pessoa em questão.

Identificar se o problema é de ordem pessoal ou profissional é importante, na medida em que cada problema exige soluções diferentes. Não adianta, por exemplo, modificar o ambiente da empresa, se o problema tiver como origem o ambiente externo.

3. Entenda o propósito de cada funcionário

Para se comunicar com os funcionários e ter empatia com eles, você precisa entender o que os atrai de verdade. Ou seja, o que os motiva a estar no escritório todos os dias e trabalhar. Esse é o propósito individual.

Quando o gestor se torna consciente do propósito, perspectivas e objetivos de cada um dos colaboradores, a gestão se torna muito mais fácil.

Não é possível melhorar a gestão de pessoas sem escutar as pessoas e saber o que as leva a sair de casa e passar horas e horas em um ambiente de trabalho. Ao entender o propósito de alguém, você é capaz de se conectar com essa pessoa.

Essas são as ações simples que podem ser implementadas para melhorar a gestão de pessoas no seu negócio jurídico. Lembre-se de que os seus colaboradores e funcionários são os grandes responsáveis pelos resultados do seu negócio.