4 erros comuns que os advogados cometem na gestão da sua rotina

4 erros comuns que os advogados cometem na gestão da sua rotina

A tecnologia jurídica está em constante evolução e isso não é novidade para os profissionais que atuam no universo da advocacia. Segundo o artigo “O raio-x do advogado brasileiro em 2023” publicado pelo portal Cálculo Jurídico, desde 2023, 58% dos escritórios de advocacia adotaram softwares jurídicos, para auxiliar desde o controle de prazos até a comunicação com os clientes.

Entretanto, mesmo com tantos recursos disponíveis, alguns profissionais ainda enfrentam os desafios da adaptação à tecnologia, culminando em problemas que poderiam ser facilmente resolvidos com uma boa gestão e o uso estratégico de ferramentas com tecnologia avançada. 

Erros simples, como monitorar intimações manualmente ou negligenciar a fidelização de clientes, continuam sendo cometidos e o custo dessas práticas ultrapassadas podem ser altos. A boa notícia é que com organização e automação, é possível levar os escritórios para um novo nível de excelência, economizando tempo e reduzindo riscos jurídicos. A seguir, listamos os quatro erros mais comuns que os advogados cometem na gestão da sua rotina e quais são as formas mais eficazes de evitá-los. 

1. Fazer monitoramento manual de intimações

Você ainda dedica seu valioso tempo de trabalho monitorando manualmente intimações dos Diários de Justiça e Painéis Eletrônicos, como eProc, Projudi, PJe e Domicílio Judicial Eletrônico? Se sim, já deve ter perdido mais de 10h semanais com essa tarefa repetitiva. 

Além de consumir tempo e recursos (como a necessidade de pagar horas extras para a equipe), esse processo sempre esteve sujeito a erros humanos, como falhas de digitação ou esquecimentos, que podem culminar em perda de prazos processuais. 

Essa atividade manual pode ser substituída por uma ação simples: o monitoramento automatizado de intimações. Esse recurso confiável é uma das principais soluções do software jurídico INTEGRA, que realiza o monitoramento automático de intimações diretamente dos Diários e Painéis, entregando as informações completas dentro do sistema, todos os dias. Com essa ferramenta, nenhuma intimação passará despercebida e o sufoco da perda de prazos será aniquilado. 

2. Não criar uma rotina de prospecção de clientes

Oferecer um serviço de qualidade não garante que você será procurado por novos clientes – essa é uma verdade difícil de ser encarada, mas completamente necessária. Com essa percepção entendemos que mesmo que a qualidade seja um pilar imprescindível para atrair olhares, é preciso construir uma estratégia de prospecção, bem estruturada.

Seja por meio da criação de um site profissional, conteúdos para redes sociais, fortalecimento do networking ou até o bom e velho boca a boca, o importante é que haja um plano consistente. Defina claramente quem é o seu cliente ideal e trace ações para alcançá-lo. A organização e a constância permitem o crescimento saudável do escritório evitando dores de cabeça causadas pela falta de estrutura.

3. Assumir uma carteira de processos sem ter os processos internos estruturados

Admitir muitos casos pode ser uma armadilha para quem não possui os processos internos preparados para tal demanda. Muitos profissionais se empolgam com a possibilidade de uma carteira com 100 clientes, por exemplo, e esquecem de planejar a estrutura necessária para dar vazão ao trabalho que vem a seguir. A ausência de um software jurídico ou tecnologias de gestão, a equipe enxuta e os processos mal definidos geram sobrecarga de trabalho e compromissos não cumpridos – tudo o que um advogado não deseja para sua reputação. 

Antes de aceitar uma carteira volumosa, é fundamental se planejar. Construa uma equipe bem treinada, estruture fluxos internos claros e tenha um sistema jurídico robusto – essas escolham transformam qualquer desafio em oportunidade de crescimento. Com o INTEGRA, você conta com recursos como controle de prazos, gestão de tarefas, monitoramento automatizado de intimações, templates prontos para conversar com clientes via WhatsApp, além de um dashboard de produtividade. 

4. Não ter uma estratégia para fidelizar clientes

Já observamos vários casos de advogados que concentram todos os esforços na captação de clientes e esquecem de cultivar e nutrir os que já estão em casa. A fidelização é uma etapa tão fundamental quanto a prospecção – senão mais importante. Afinal, clientes satisfeitos não só retornam como também indicam o seu trabalho para outros colegas – algo que nenhuma publicidade pode substituir com tal força. 

Investir na experiência do cliente é o que diferencia o posicionamento dos escritórios, mesmo porque, segundo a pesquisa CX Trends 2023, 87% dos consumidores preferem marcas que oferecem uma boa experiência e 75% as escolhem, mesmo que precisem pagar mais caro. O relacionamento sólido, confiável e transparente é o que faz o cliente dizer que já possui um advogado e não pretende mudar essa escolha. 

A solução para todos os erros e desafios jurídicos 

Agora que você já sabe que o monitoramento manual de intimações, a falta de estratégia de prospecção, a falta de estrutura interna para gerir uma carteira de processos e a ausência de um plano de fidelização de clientes, afeta mais o seu escritório do que você imaginava, a mudança está em suas mãos. 

Esses e outros erros podem ser evitados com a adoção de um software jurídico completo, como o INTEGRA do PROMAD: são mais de 30 módulos disponíveis para gerenciar a sua prática jurídica com precisão. O software também conta com 50 créditos de Inteligência Artificial disponíveis para aplicar diretamente nas intimações e aumentar a produtividade da equipe. 

Se você quer transformar a forma como seu escritório gerencia suas demandas jurídicas e dar um salto em organização e novos resultados, conheça o INTEGRA e descubra como a tecnologia pode ser sua maior aliada. 

Deixe uma resposta