5 dicas. Como melhorar os resultados do meu escritório.

5 dicas. Como melhorar os resultados do meu escritório.

O futuro é agora. Melhore os resultados do seu escritório ainda hoje.

Quer saber o que fazer para melhorar os resultados do escritório?
Nesse artigo disponibilizamos cinco dicas que serão úteis para implementar mudanças no seu estabelecimento.

1. Crie um ambiente de trabalho voltado para a produtividade.

Quem já trabalhou em um escritório com a atmosfera pesada sabe como o clima entre os colaboradores afeta diretamente a produtividade.

Bons desempenhos e resultados estão diretamente atrelados a um ambiente de trabalho favorável. Quem já trabalhou em um escritório com a atmosfera pesada sabe como o clima entre os colaboradores afeta diretamente a produtividade.

Os funcionários mais motivados são aqueles inseridos em um contexto que estimula habilidades individuais, oferece suporte e atende todas as necessidades dos seus profissionais. Tudo isso se traduz em resultados.

Para tanto, a palavra de ordem é “organização”. Ambientes de trabalho produtivos são organizados, têm tarefas e funções individuais definidas e mantêm dinâmicas saudáveis de trabalho, recompensando os colaboradores por suas conquistas.

2. Melhore a comunicação.

Outra estratégia para melhorar os resultados do escritório é melhorar a comunicação. Muitos erros que atormentam advogados dentro de escritórios são decorrentes da falta de comunicação, ou melhor, da comunicação deficiente.

Imagine, por exemplo, receber uma intimação e comunicar o prazo para a realização de uma ação de forma equivocada. Um pequeno erro no envio de uma mensagem pode gerar diversos efeitos negativos para o empreendimento.

Por isso, sempre é importante pensar maneiras de simplificar a comunicação, tornando-a o mais limpa possível. Manter um canal oficial para envio de informações relevantes, como o e-mail, é uma boa maneira de começar, por exemplo.

3. Automatize os processos.

Não existe resultado sem produtividade. No entanto, seus colaboradores possuem limites e existem tarefas dentro do escritório que são burocráticas e consomem muitas horas e a energia da sua equipe.

Para conseguir melhorar os resultados do escritório, vale a pena pensar quais tarefas são realmente indispensáveis e quais podem ser automatizadas. Por exemplo, se você faz a busca de intimações diretamente pelos sites dos tribunais, uma boa ideia é fazer isso por meio de um software jurídico, de forma centralizada. Dessa forma é possível alocar os recursos humanos nas tarefas que realmente importam.

A automatização também tem relação com a padronização. Seguir um padrão dentro do escritório é essencial para a geração de resultados mais consistentes.

4. Treine os colaboradores.

Dentro do universo jurídico, as práticas e processos podem mudar com frequência. Os advogados estão sujeitos a novas leis, reformas na legislação vigente, novos prazos etc. Tudo isso influencia a sua rotina jurídica.

Por isso é fundamental manter o seu time sempre treinado e capacitado para reagir a mudanças repentinas de plano. Quanto mais preparado o time, melhores serão os resultados.

Esse treinamento também inclui incentivar os colaboradores a buscarem, por conta própria, se atualizarem sobre temas que são importantes para o escritório.

5. Delegue tarefas.

Quando um escritório cresce, a quantidade de trabalho aumenta exponencialmente. Portanto, para atingir melhores resultados, você precisa delegar tarefas de forma estratégica.

Aproveite todo o potencial dos seus estagiários e mantenha os advogados mais experientes focados no que realmente interessa. Dessa forma é possível dar vazão a um grande volume de tarefas. No entanto, fique atento ao delegar as tarefas. Existem muitos procedimentos e ações tomadas dentro do escritório que demandam a supervisão constante dos gestores.

Agora que você já sabe por onde começar chegou a hora de automatizar as suas rotinas jurídicas.

O primeiro passo para adotar boas práticas de gestão é contar com um bom software jurídico no seu escritório. O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar as suas rotinas.

Atualmente, mais de 70 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades. Acesse www.promad.adv.br e conheça melhor o Integra, o software jurídico do advogado brasileiro.