5 dicas para otimizar a gestão do tempo

Gestão do tempo
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Em um mercado competitivo como o da advocacia, produtividade é uma palavra de ordem! Por isso, para otimizar a gestão do tempo e ser mais produtivo separamos cinco dicas que podem transformar o dia a dia do seu escritório! Confira!

1. Evite a multitarefa para melhorar a gestão do tempo

A rotina de todo advogado é naturalmente multitarefa. Isso porque, é comum que em um único dia o profissional precise executar diversas tarefas diferentes. Fazer uma reunião com o cliente, participar de uma audiência, redigir uma peça jurídica e responder e-mails. Esse é apenas um exemplo de como atividades de naturezas diferentes acabam ocupando o dia a dia.

No entanto, a neurociência já comprovou que o cérebro humano não foi programado para fazer atividades diferentes com a mesma agilidade. Segundo os cientistas, cada vez que mudamos de atividade ou somos interrompidos, demoramos cerca de 25 minutos para retomar o foco.

Uma forma de otimizar a gestão do tempo na advocacia é concentrar atividades semelhantes em um único dia. Reserve um dia somente para reuniões, ou para a redação de peças jurídicas e relatórios. Nem sempre o advogado tem controle total sobre a sua agenda, mas o ideal é tentar agrupar tarefas semelhantes em um mesmo dia para poder render mais.

2. Mantenha o foco nas atividades que só podem ser feitas por você

Muitos advogados iniciaram na carreira atuando na fase operacional dos escritórios. Porém, na medida em que o escritório vai crescendo, é essencial otimizar o tempo, deixando essas tarefas para a sua equipe. O ideal é não perder tempo com atividades de suporte dos serviços jurídicos e focar naquilo que traz mais resultados para o seu escritório.

Além de contratar uma boa equipe para fazer a rotina fluir com a máxima produtividade, o advogado também pode buscar ferramentas como os softwares jurídicos que auxiliam na organização das rotinas da banca.

3. Aposte na simplicidade

3 agendas, 2 celulares e diversos post-its colados pela sala. Se você organiza a sua rotina dessa maneira, pode ter certeza que você deve estar perdendo muito tempo! Uma ótima maneira de otimizar a gestão do tempo é simplificando os métodos. Escolha apenas um e siga até que você sinta que não está dando certo. Em outras palavras, se você utiliza uma agenda, tenha apenas uma. Da mesma forma, se prefere os post-its, aposte somente neste método.

Um software jurídico integrado com o Google Agenda pode ser uma solução inteligente para otimizar as suas tarefas e ganhar mais tempo! Concentrando suas atividades em uma única ferramenta, você não perde tempo se organizando.

4. Deixe tarefas importantes incompletas

Parece uma dica um tanto quanto contraditória, não é mesmo? Porém, quem afirma que se trata de uma ótima técnica para otimizar o tempo é o professor de psicologia e administração Adam Grand, da Wharton School. Segundo Grand, deixar um trabalho pela metade é a melhor forma de não perder tempo com o seu aprimoramento. Quando deixamos uma tarefa pela metade e vamos fazer outra coisa, ficamos pensando constantemente na tarefa. Isso faz com que, ao voltar para a tarefa, você tenha mais clareza sobre ela e acabe executando-a com muito mais rapidez e facilidade.

Traduzindo essa dica para o dia a dia do advogado, sabe aquela petição ou memorando que são importantíssimos? Pois é, deixe-os de lado por um tempo e responda um e-mail ou mesmo dê uma checada no andamento de outros processos. Ao voltar para eles, você terá muito mais foco e clareza sobre o que escrever.

Essa também é uma boa dica para praticar no final do expediente. Quem deixa tarefas incompletas, ao chegar no escritório, não perde tempo se distraindo. Abre logo o computador e começa o seu dia a dia com muito mais agilidade.

5. Descanse!

Muitos advogados têm orgulho de exibir uma agenda cheia e nunca terem tempo para nada! Porém, o excesso de trabalho muitas vezes não indica que você é um excelente profissional. Pelo contrário, indica que você não é produtivo. Para manter o foco e produzir com consistência é fundamental descansar e também cuidar da sua saúde. Além de dormir bem e se alimentar de forma saudável, separe no seu dia a dia blocos de tempo e faça pausas regulares entre uma tarefa e outra. Isso com certeza ajuda você a executar as tarefas com mais agilidade e não perder tempo.

Otimizar a gestão do tempo é uma questão de atitude. Por isso, além de se organizar, o advogado deve optar por medidas que sejam fáceis de implementar e também de cumprir. Um dos grandes erros de quem acaba se perdendo na gestão do tempo é a criação de métodos complicados e que, com o tempo, acabam desgastando a rotina.

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