6 dicas para engajar mais sua equipe de advogados

6 dicas para engajar mais sua equipe de advogados

Engajar profissionais é um desafio para os escritórios de advocacia, assim como para qualquer empresa. Além de uma boa gestão de pessoas, para manter uma equipe de advogados motivada e comprometida é essencial realizar algumas medidas práticas.

Alguns pequenos detalhes podem ser essenciais na hora de melhorar o envolvimento, o clima organizacional e até a produtividade dentro dos escritórios. Para saber mais, confira as dicas que separamos para você colocar em prática e conquistar um time de advogados de alta performance! Confira!

1. Ofereça um bom ambiente de trabalho

Você investiria em um escritório que não investe em você? Então, como esperar uma equipe de advogados engajada e comprometida, se você não demonstra para o seu time que aposta em um bom ambiente de trabalho. Oferecer um mobiliário adequado e bons equipamentos é essencial. Afinal, não existe motivação que resista a cadeiras que dão dores nas costas e computadores que demoram a ligar. Converse com sua equipe de advogados e veja quais são as melhorias que podem ser feitas visando o bem-estar e o conforto do seu time.

2. Tenha rotinas organizadas e pré-estabelecidas

Uma das formas mais eficientes de se engajar uma equipe de advogados é pré-estabelecendo rotinas organizadas. Quando cada um do time sabe qual é a sua função e quais tarefas devem ser realizadas o trabalho flui de forma mais ágil e eficiente.  Além disso, a criação de rotinas beneficia a comunicação e interação, facilitando o trabalho em equipe.

Uma ótima ferramenta para quem quer criar rotinas para o seu escritório é um software jurídico. Com essa ferramenta, o advogado estabelece parâmetros e comandos para executar as tarefas do dia a dia, além de facilitar o acesso a dados e informações de processos e clientes. Isso faz com que todos os advogados trabalhem no mesmo modus operandi facilitando o dia a dia de trabalho como um todo.

[Procurando melhorar a gestão de pessoas no seu escritório? Confira mais dicas!]

3. Desenvolva líderes dentro da sua equipe de advogados

Para que a rotina do escritório flua de forma positiva é essencial contar com a figura de um líder. Ao contrário do que muitos advogados pensam, um líder não é aquele que ocupa altos cargos dentro da sociedade. Essa figura é um profissional que motiva e inspira, fazendo com que a equipe de advogados se engaje e entregue muito mais. A liderança, portanto, não está ligada à hierarquia, mas sim a uma série de comportamentos e habilidades que devem ser desenvolvidos.

Todo escritório que pretende ter uma equipe de advogados engajada deve desenvolver líderes. Buscando treinamentos e trabalhando com profissionais-chave é possível conquistar um time integrado, comprometido e muito disposto a oferecer mais resultados.

4. Valorize a autonomia

Já tratamos aqui sobre a importância de oferecer autonomia para a sua equipe de advogados. Hoje, a maioria dos escritórios vem evoluindo para um modelo de gestão horizontal, que favorece o senso de responsabilidade e comprometimento de todos os membros do escritório. Quando o advogado sabe que ele tem responsabilidade direta pelo trabalho que executa ele se envolve mais com as tarefas do dia a dia, logo, essa é uma excelente estratégia para melhorar o engajamento.

5. Tenha metas claras com relação ao funcionamento do escritório

Para ter um time engajado é essencial trabalhar dentro de um modelo de gestão transparente, com metas e regras claras. Isso faz com que os advogados saibam exatamente como agir em prol dos objetivos do escritório, gerando assim mais envolvimento. Além de metas e regras claras, também é essencial desenvolver uma cultura de feedback, para que cada membro saiba como melhorar seu trabalho e como promover mais resultados.

6. Envolva todos os advogados no processo de decisão

Para alguns gestores este é um ponto bastante polêmico. No entanto, envolver todos os advogados em decisões que dizem respeito às estratégias e funcionamento do escritório pode ser algo bastante positivo. Além de acompanhar de perto queixas e problemas que são enfrentados no dia a dia, esse tipo de gestão faz com que os membros da equipe de advogados se envolvam mais com as questões do escritório e entendam a sua importância dentro da sociedade.

Essas são apenas algumas medidas que beneficiam o engajamento uma equipe de advogados e pode trazer excelentes resultados. Cada escritório, no entanto, conta com uma realidade única. Portanto, o ideal é testar o que melhor funciona para a sua banca até conquistar um ambiente mais produtivo, harmônico e com baixa rotatividade de profissionais.

Gostou dessas dicas? Confira também como melhorar a comunicação interna do seu escritório. Clique aqui e saiba mais!