6 práticas mais valorizadas em um escritório de advocacia

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Como muitos advogados já sabem, a reputação tem um grande peso na hora da contratação de um escritório de advocacia. Porém, depois de fechar o contrato de honorários, todo cliente tem expectativas que devem ser cumpridas a fim de promover um relacionamento duradouro. Boas práticas são essenciais para que o cliente perceba um suporte adequado e valorize a prestação de serviços jurídicos.

Você sabe quais são as práticas mais valorizadas do mercado para um escritório de advocacia? Então, não deixe de conferir e saiba como instituí-las no dia a dia da sua banca!

Agilidade

A maioria dos clientes quando procura um advogado tem um problema de natureza jurídica que precisa ser solucionado. Não raras vezes, esse problema traz grandes consequências para a vida do cliente e, por isso, ele tem pressa e exige um suporte ágil. Escritórios que não se preocupam principalmente com um atendimento ágil acabam perdendo a credibilidade e, claro, clientes! Por isso, é essencial trabalhar para fornecer um atendimento eficiente, sempre que o cliente demandar.

Com o uso de um bom software jurídico, é possível automatizar parte do atendimento, fazendo com que seus clientes sempre saibam o que está acontecendo no processo deles. Isso além de trazer mais segurança, traz mais tranquilidade, afinal, seu cliente sabe que você está trabalhando pelos interesses dele.

Comunicação

Uma comunicação clara e objetiva é outra característica cada vez mais apreciada entre os clientes. Lembra daquele escritório de advocacia suntuoso com aquele advogado que fala difícil? Pois é, eles são cada dia menos procurados. Hoje o cliente quer um escritório que haja com transparência e seja didático na prestação de serviços. Enviar faturas com valores que o cliente desconhecia, ou mesmo, dar explicações evasivas sobre o seu caso só geram descontentamento e a rescisão de contratos de honorários.

Tenha cuidado na forma como o seu escritório se comunica e esqueça o juridiquês! Cada vez mais os escritórios estão focados em clientes e não nos próprios advogados!

Ética

Infelizmente, muitos escritórios prometem ao cliente mais do que podem entregar e acabam esbarrando nos limites éticos. Isso sem contar que, para driblar a concorrência, muitos promover serviços sem observar as regras mais básicas do Código de Ética da OAB. Uma boa imagem não deve ser manchada por conta desses deslizes e todo escritório de advocacia deve manter a máxima cautela quando o assunto são brechas na lei, ou mesmo, uma atuação arriscada. É preciso ter cuidado e atenção!

[Quer saber como divulgar seus serviços jurídicos sem violar o Código de Ética? Não deixe de conferir!]

Transparência

Agir com transparência, deixando claro para o cliente como é e quais são os limites da sua atuação é outra prática cada vez mais valorizada. É preciso evitar criar expectativas acima daquelas que você é capaz de entregar, mesmo que isso signifique perder o cliente. Seja claro sobre as perspectivas do caso, como funciona a sua atuação e sempre documente tudo. É fundamental ter registros por escritos para evitar desentendimentos no futuro. A documentação também demonstra profissionalismo e promove a clareza em toda relação profissional.

Retenção de talentos

Todo escritório de advocacia de sucesso se preocupa com o seu time de advogados pois sabe que eles são o maior ativo do seu escritório. Um bom clima organizacional reflete nas relações internas do escritório, bem como, no relacionamento com clientes.

Procure ter estratégias tanto para selecionar quanto para reter talentos. Isso é essencial para que o seu escritório se desenvolva e crie uma boa imagem externa.

Tecnologia no escritório de advocacia

A tecnologia é um caminho sem volta na advocacia. Mais do que o processo eletrônico e a certificação digital, hoje o advogado já convive com a inteligência artificial e até o big data, que chegaram para revolucionar a prestação de serviços jurídicos. Porém, mais do que recursos de ponta, hoje os escritórios podem (e devem!) contar com ferramentas mais simples, mas não menos inovadoras. Os softwares jurídicos são essenciais para organizar a rotina de qualquer escritório de advocacia, trazendo mais produtividade e organização para o dia a dia. Com essa ferramenta, o escritório tem tudo o que precisa para introduzir boas práticas, melhorar o atendimento, a comunicação e a prestação de serviços jurídicos como um todo. Além disso, com um software jurídico, o escritório melhora a qualidade das suas entregas, facilitando a compreensão do cliente quanto aos serviços e também o valor que você entrega através deles.

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