Advogado: 5 dicas para ajudar você a conciliar vida profissional e pessoal.

Advogado: 5 dicas para ajudar você a conciliar vida profissional e pessoal.

Está cada dia mais difícil conciliar a vida profissional e pessoal. Com o desenvolvimento da tecnologia, as fronteiras entre o trabalho e a vida fora dele se estreitaram muito. Basta se dar conta de que, há alguns anos, você não poderia checar os e-mails do trabalho diretamente da sua cama usando um smartphone!

Mas, se as fronteiras entre a vida profissional e a vida pessoal se estreitaram, será possível conciliar todas as atividades e ter mais equilíbrio e qualidade de vida?

A resposta é “sim” e algumas dicas podem ajudar você, advogado, a conciliar as atividades do seu escritório com a sua vida pessoal. Confira!

1. Delegue tarefas e compartilhe seus compromissos.

Todo advogado lida com grandes responsabilidades no seu dia a dia.

Justamente por isso, delegar tarefas nem sempre é simples. No entanto, para conciliar vida profissional e pessoal é essencial separar as atividades operacionais daquelas que efetivamente trazem resultados para o seu escritório.

Advogados que querem fazer tudo sozinhos e não sabem delegar acabam sobrecarregados. Com o tempo, é natural que a falta de produtividade e o estresse acabem prejudicando tanto a vida profissional quanto a pessoal.

Para delegar com sabedoria, o primeiro passo é investir na sua equipe. Somente trabalhando com profissionais qualificados é possível construir uma relação de confiança e fortalecer o famoso “espírito de equipe”.

Além disso, algumas ferramentas também podem ser extremamente úteis. Com um software jurídico integrado com o Google Agenda, por exemplo, o advogado pode compartilhar todos os seus compromissos com o seu time e vice-versa.

Além de favorecer a transparência, diante de qualquer imprevisto, fica mais fácil passar as tarefas para outro advogado.

2. Padronize o seu fluxo de trabalho.

O fluxo de trabalho envolve inúmeros profissionais e engloba desde a recepção até os principais sócios.

Quais são as atividades a serem realizadas? Quem serão os responsáveis? Todos podem ter acesso a determinadas informações? Como é possível gerir o fluxo de trabalho?

Simples. Com um bom software jurídico, você pode automatizar tudo isso, delegando tarefas de forma rápida e atualizando os gestores em tempo real.

3. Defina prioridades e execute uma atividade de cada vez.

O que é urgente e o que realmente importante na sua agenda? Você saberia dizer? Para ter mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é essencial definir prioridades. E, para isso, saber separar aquilo que é “urgente” daquilo que é “importante” é o primeiro passo.

No dia a dia, no entanto, nem sempre essa divisão é simples. Ainda mais considerando a rotina dos advogados. Basta pensar no seguinte exemplo: vamos supor que você está redigindo um prazo importante que precisa ser protocolado hoje.

No entanto, enquanto você está escrevendo sua peça jurídica um cliente importante te liga para perguntar sobre o andamento do processo.

O cliente sempre é importante, mas as informações sobre o seu processo podem ser passadas mais tarde ou mesmo por outro advogado. Logo, atender essa ligação é importante, mas não é tão urgente como o prazo.

Ao executar tarefas urgentes, não deixe que ninguém te interrompa. É importante fazer uma coisa de cada vez. Isso também é essencial para você eliminar aquilo que é urgente, para então, se dedicar ao que é importante.

4. Coloque sua vida profissional e pessoal na agenda.

Um dos principais erros de quem não consegue conciliar vida profissional e pessoal é não colocar na agenda os compromissos pessoais. Em geral, as pessoas acabam priorizando o trabalho na agenda e acabam deixando compromissos pessoais para depois.

Isso faz com que as relações se desgastem e você acabe sofrendo a longo prazo. É preciso dar atenção a todos os compromissos da mesma forma.

Por isso, coloque tudo na agenda e foque nas prioridades!

5. Tenha hora para começar e terminar o trabalho.

Por fim, se você busca equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é essencial colocar limite nas suas horas de trabalho. Mesmo que algumas tarefas fiquem sem ser finalizadas, é essencial ter uma hora para começar e outra para acabar. Caso contrário, é muito comum que o trabalho acabe “engolindo” a sua agenda.

Colocar um limite de horas também é um incentivo para você ser mais produtivo e até avaliar se não está querendo fazer mais do que realmente consegue.

Construir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é um desafio diário, mas que vale muito a pena. Comece implementando pequenos passos e rapidamente você vai sentir grandes mudanças.

Bom, se para ganhar umas horas livres na agenda, você ainda não havia pensado na automação de rotinas jurídicas, é bom rever os seus conceitos e conhecer as novas tecnologias do Direito.

A primeira ação para ganhar um folego na semana, sem sombra de dúvida, é contar com um bom software jurídico no seu escritório.

Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar a rotina dos escritórios de Direito. Atualmente, mais de 80 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software.

Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades.

Acesse www.promad.adv.br e conheça melhor o Integra, o software jurídico do advogado brasileiro.

Deixe uma resposta