Advogado empreendedor: entenda o seu escritório como Empresa.

Advogado empreendedor: entenda o seu escritório como Empresa.

Um escritório de advocacia é uma empresa como outra qualquer, que tem rotinas, tarefas e contas a pagar e a receber etc. Porém, muitos desses escritórios têm características bem particulares. Por exemplo, alguns surgiram de uma sociedade familiar, ou da parceria de advogados que ainda estavam se conhecendo. Portanto, não é raro encontrarmos advogados que desconhecem os princípios básicos da administração de uma empresa.

Com o aumento da concorrência, no entanto, é fundamental que o advogado seja empreendedor e encare o escritório como uma empresa, seja para ganhar competitividade ou se destacar na prestação de serviços.

E você? Está pronto para falar sobre a gestão do seu escritório? Porque esse é o tema desse artigo.

Garanta a saúde financeira do seu escritório e saiba como agir estrategicamente.

Medidas simples praticadas por empresas como o controle do fluxo de caixa, por exemplo, ajudam o profissional a entender a capacidade financeira do seu escritório. Assim, é possível avaliar a necessidade de investimentos e até mesmo ações de prospecção.

Utilizando corretamente o controle do fluxo de caixa, um advogado tem mais convicção na tomada de decisão, fazendo um uso mais racional e inteligente do capital disponível.

Separe as finanças do escritório das finanças pessoais e evite riscos.

A maior parte dos escritórios de advocacia existentes no mercado são empresas pequenas, que atuam dentro de uma estrutura hierárquica e familiar. Por isso, não é difícil encontrar escritórios onde o financeiro da empresa se mistura com o financeiro pessoal dos sócios. Essa confusão nas despesas, no entanto, é um problema grave que pode gerar riscos ao negócio.

Infelizmente, muitos advogados só se dão conta disso quando começam a faltar recursos para as despesas do escritório. Um dos primeiros passos para quem quer empreender na advocacia, gerando lucros e resultados, é separar as contas pessoais das contas do escritório.
Advogados que não pensam o escritório como empresa, misturando a contabilidade pessoal com a profissional, costumam se perder nas contas e gastar mais do que o escritório arrecada.

Ajuste a remuneração dos sócios e evite problemas na sociedade.

O pró-labore dentro de uma empresa tem a mesma função de um salário para os sócios, ou seja, serve para remunerá-los pelo trabalho realizado. Os escritórios de advocacia que não possuem este tipo de definição no contrato social acabam promovendo desentendimentos futuros entre os sócios. Isso sem mencionar a confusão do patrimônio, que também gera riscos financeiros para o negócio.

Invista em tecnologia e se torne um advogado empreendedor mais produtivo.

É natural que advogados acumulem diferentes tarefas no seu dia a dia. Elaboração de peças processuais, reuniões com os clientes, audiências, reuniões internas, revisão de contratos, autorização de pagamentos etc. Essas são apenas algumas das atividades comuns à tantos profissionais, que fazem com que o advogado tenha que se desdobrar para dar conta de tudo.

Portanto, além de saber delegar tarefas, um advogado que pretende empreendedor, deve investir em tecnologia para otimizar a sua rotina. Por exemplo, com o auxílio dos softwares jurídicos você pode dinamizar a gestão dos seus processos, ganhando mais produtividade e tempo para cuidar de outros aspectos do seu escritório.

Enxergar o seu escritório como uma empresa e profissionalizar a gestão são passos importantes, especialmente no concorrido cenário atual.

Agora que você já sabe o que precisa para se tornar um advogado empreendedor e conquistar novos clientes, chegou a hora de investir na automação da sua rotina jurídica.

A primeira ação a ser tomada é contar com um bom software jurídico para seu escritório. O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar a organização do seu escritório.

Atualmente, mais de 80 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades.

Acesse www.promad.adv.br e conheça melhor o Integra, o software jurídico do advogado brasileiro.