Advogado recém-formado: o que fazer depois da faculdade de Direito?

Advogado recém-formado: o que fazer depois da faculdade de Direito?

O curso de Direito, além de ser um dos mais tradicionais, oferece um amplo leque de atuação para quem acaba de se formar. Desde investir em uma startup até seguir uma carreira como juiz, o advogado recém-formado tem diversas oportunidades – e desafios – pela frente.

Que caminho seguir? Qual a melhor escolha? Como em qualquer segmento, depois que se forma na faculdade, o advogado precisa estar livre das dúvidas para escolher que rumos a sua vida profissional deve seguir.

Separamos algumas dicas nesse artigo que podem te ajudar a tomar a decisão correta!

Carreiras públicas.

Bons salários e estabilidade são os principais motivos que, cada vez mais, levam advogados recém-formados a buscarem as carreiras públicas.

No entanto, se o seu sonho é ser juiz, promotor, delegado ou defensor público, pense melhor. Para desempenhar bem qualquer destas funções, é preciso também ter vocação. Além de muito estudo, esse caminho requer persistência, resiliência e, principalmente, foco.

Muitos advogados só levam em consideração os bons salários, a estabilidade e até o prestígio que algumas carreiras públicas podem trazer. Porém, esses fatores externos não costumam ser suficientes na hora de manter o foco no trabalho.

É essencial ter clareza sobre os motivos que te levaram a buscar uma carreira pública. E, principalmente, quais são as suas habilidades e competências que se alinham com a carreira. Buscar um coaching de carreira antes mesmo de tomar a decisão de prestar um concurso público, por exemplo, pode te ajudar a clarear as ideias.

Advocacia em escritórios.

Um jovem advogado, mesmo no início da carreira, costuma ter uma grande carga de trabalho e muitas responsabilidades. Por isso, se você optar por seguir esse caminho, é bom estar certo de que escolheu uma área que realmente gosta e que está disposto a se dedicar.

A advocacia em escritórios é o caminho tradicional para quem tem o sonho de advogar depois da faculdade de Direito. Em geral, jovens advogados que têm essa certeza quanto à carreira escolhida, já começam mais cedo em programas de estágio e trainee. Outros, apenas experimentando o estágio – obrigatório no curso de Direito – já optam por este caminho. O ideal é buscar oportunidades nas áreas de interesse e avaliar quais são as possibilidades de crescimento dentro do escritório escolhido.

Advocacia em empresas.

Você gosta de administrar contratos e processos? Atividades de gestão lhe agradam? Então a carreira jurídica dentro de uma empresa pode ser bastante promissora para você.

Além de conhecer bem a legislação que impacta o dia a dia da empresa, o advogado que atua no jurídico corporativo precisa ter boas habilidades como gestor. Isso porque terá que lidar não apenas com equipes, mas também com escritórios de advocacia que assumem as diligências.

Advogado autônomo.

Para quem tem perfil empreendedor e sonha em ter o próprio escritório, construir uma carreira como advogado autônomo pode ser um bom caminho depois da faculdade.

Entretanto, apesar de parecer mais simples, atuar de forma autônoma, na prática, exige do advogado algumas habilidades que vão além dos conhecimentos jurídicos. Ter uma noção básica de gestão, boa comunicação e capacidade para desenvolver um bom networking, por exemplo, são competências essenciais.

Hoje, existem diversos recursos para ajudar o advogado autônomo, que vão desde ferramentas digitais até espaços compartilhados de trabalho (coworkings). Uma dica importante, caso você opte pela advocacia autônoma, é contar com um software jurídico para te auxiliar nas demandas diárias.

Ter um software no escritório é, para dizer o mínimo, imprescindível. Porque, vamos combinar, começar sempre é difícil. Então comece do jeito certo, ou seja, automatizando as suas rotinas jurídicas.

Advogado correspondente.

Em diversos casos, os advogados não conseguem fazer um bom acompanhamento processual em razão da localidade. Como muitos processos tramitam em fóruns distantes, na maioria das vezes é mais vantajoso contratar um advogado correspondente do que se deslocar.

Para quem está começando na carreira, atuar como advogado correspondente pode ser um excelente caminho. Além da flexibilidade para trabalhar, a prática confere experiência ao jovem advogado, além de um bom networking e renda para os primeiros passos no mundo jurídico.

A atuação como correspondente também pode ser uma boa oportunidade para quem está prestando concurso. Sim, para ser admitido em determinados concursos, você precisa comprovar três anos de prática jurídica e a atuação como correspondente irá te ajudar a cumprir essa exigência.

Empreendedorismo e inovação.

E quem disse que na área jurídica não existe espaço para a inovação? Para quem tem um perfil mais empreendedor, o universo das startups pode ser uma boa oportunidade de investimento.

Hoje, já existem no mercado startups jurídicas que atuam em diferentes ramos do Direito. Para quem pensa fora da caixa, gosta de tecnologia e inovação e, obviamente, é apaixonado por Direito, esse pode ser o caminho ideal.

Quando a caminhada é longa, vale mais apostar na direção do que na velocidade. Por isso, estude, experimente e avalie todas as suas possibilidades de rota. O sucesso é só uma consequência da dedicação e do foco nos objetivos.

Muito além do mercado jurídico.

Lembre-se, existem outras opções de carreira fora do mercado jurídico.

Você pode atuar na área pública como auditor fiscal da Receita Federal, diplomata e até seguir uma carreira na polícia. Já na área privada, o conhecimento jurídico também abre portas. Uma boa base em Direito Tributário e Empresarial, por exemplo, pode te ajudar a compor equipes interdisciplinares ou a prestar consultorias para o mercado.

As oportunidades são muitas, já que o bacharel em Direito ao longo da sua formação alia o estudo do conteúdo jurídico às ciências humanas, políticas e sociológicas, bem como a contabilidade e economia.

Uma coisa é fato: seja qual for a jornada que você decidir seguir no Direito, é melhor contar com toda a orientação possível para conduzir a sua carreira pelo caminho correto. Lembre-se: utilize a tecnologia para facilitar as coisas, seja você um jovem advogado, ou um profissional consolidado em busca de atualização.

Lembre-se: qualquer escolha que você tomar exigirá disciplina e imersão. Principalmente porque você vai precisar reservar um espaço na sua atribulada agenda para dedicar a curva de aprendizado da área escolhida.

A primeira ação a ser tomada para ganhar tempo no seu dia a dia é contar com um software jurídico para te ajudar com a sua rotina de trabalho.

Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar a organização das suas rotinas jurídicas.

Atualmente, mais de 80 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades.

Acesse www.promad.adv.br e conheça melhor o Integra, o software jurídico do advogado brasileiro.