Afinal, o que é jurimetria e como aplicá-la no dia a dia do seu escritório?

Afinal, o que é jurimetria e como aplicá-la no dia a dia do seu escritório?

As decisões dos Tribunais sempre influenciam a atuação do advogado. Afinal, é com base na jurisprudência que o profissional monta as suas teses e orienta os seus clientes.

Porém, a análise de jurisprudência sempre foi um recurso limitado, já que o advogado nunca conseguia avaliar as decisões dos juízes de forma quantitativa e qualitativa, simultaneamente.

Agora essa realidade mudou. Com a Jurimetria, o advogado consegue analisar inúmeras decisões e traçar panoramas sobre o comportamento dos Tribunais.

Graças a esse recurso de big data, o advogado pode fazer uma analise mais precisa da jurisprudência e tem mais elementos para construir uma boa tese de defesa.

Ou seja, por meio da Jurimetria é possível analisar decisões, peças e outras informações presentes nos bancos de dados dos Tribunais. Trata-se de um recurso que vem transformando o jeito de advogados tomarem decisões ou formularem defesas.

Para saber mais um pouco sobre a Jurimetria e as suas aplicações práticas, continue a leitura desse artigo.

Jurimetria: como funciona?

De forma resumida, a Jurimetria é a aplicação de modelos estatísticos na advocacia. Por meio desse recurso, o advogado consegue levantar inúmeros dados presentes em bancos de dados dos Tribunais e, com isso, traçar estratégia processuais mais assertivas.

Quem advoga sabe que a Jurisprudência, além de ser uma fonte do Direito, é uma diretriz para a atuação contenciosa. Por isso, através de uma análise estratégica e precisa destas informações, o advogado tem melhores condições de construir suas teses e maiores chances de apresentar bons resultados aos seus clientes.

Por meio da tecnologia, o advogado consegue acessar decisões de um determinado juiz e até o posicionamento da parte contrária. Com a análise dessas informações, ele pode escolher caminhos que sejam mais interessantes para os objetivos do cliente.

Além disso, acaba adquirindo elementos mais concretos para as tomadas de decisão.

Muito além da boa argumentação.

Muitos advogados se destacam pela capacidade de argumentarem bem em suas peças jurídicas. Com certeza, a persuasão ainda é uma qualidade presente em bons profissionais. Porém, quando aliada à estratégia, a defesa ganha ainda mais força e maiores chances de promover resultados.

Na prática, a Jurimetria não garante o êxito em nenhuma causa. Mas ela permite que o advogado tenha mais elementos para formular uma boa defesa e, é claro, orientar o cliente. Com um panorama preciso sobre a jurisprudência, o advogado pode mostrar ao cliente os prós e contras de se fechar o acordo ou continuar com o processo, através de um prognóstico muito mais certeiro.

Jurimetria e a advocacia do futuro.

A tecnologia vem impactando o dia a dia de inúmeras profissões. Na advocacia, isso não é diferente. Além de proporcionar mais agilidade na prestação de serviços jurídicos, os recursos tecnológicos possibilitam que os escritórios entreguem mais valor aos seus clientes.

Hoje, muitos advogados já sabem que para terem bons resultados, os serviços jurídicos precisam estar focados no cliente. Logo, contar com ferramentas que melhorem a experiência ou ofereçam mais valor ao cliente é um investimento que traz bons resultados.

As informações apuradas via Jurimetria, por exemplo, são fundamentais para alimentar o banco de dados de um software jurídico utilizado para automatizar rotinas jurídicas.

Bom, agora que você já conhece melhor a Jurimetria, está na hora de melhorar os processos internos no seu escritório de advocacia. A primeira ação a ser tomada é contar com um bom software jurídico.

Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar a organização das suas rotinas jurídicas.

Atualmente, mais de 80 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades.

Acesse www.promad.adv.br e conheça melhor o Integra, o software jurídico do advogado brasileiro.