Antes de software jurídico ser moda, já era PROMAD

Antes de software jurídico ser moda, já era PROMAD

Quando se fala em transformação digital na advocacia, muitos pensam em uma onda recente, puxada por startups e soluções tecnológicas que nasceram há poucos anos. Mas a verdade é que, muito antes do termo “software jurídico” se popularizar, o PROMAD já estava abrindo caminho.

O Integra, software desenvolvido pelo PROMAD, foi o primeiro software jurídico em nuvem no Brasil, lá em 2007. De lá para cá, a empresa construiu uma trajetória de pioneirismo, confiança e evolução contínua, sempre com foco no que realmente importa: simplificar a rotina dos advogados.

Vamos percorrer essa linha do tempo para entender como o PROMAD se consolidou como referência no mercado jurídico digital.

2008 – O início de uma revolução silenciosa

Enquanto muitos escritórios ainda dependiam de planilhas, arquivos físicos e servidores locais, o PROMAD lançou o Integra em nuvem.

Isso significava:

  • Acesso de qualquer lugar.
  • Zero preocupação com instalações complicadas.
  • Segurança de dados desde o primeiro dia.

Naquele momento, falar em nuvem era novidade. Mas o PROMAD enxergou cedo a necessidade de modernização. Com isso, foi oficialmente lançado em novembro de 2008, durante a XX Conferência Nacional dos Advogados em Natal-RN, em colaboração com o Conselho Federal da OAB, suas Seccionais e Caixas de Assistência aos Advogados.

A história do INTEGRA: O cenário jurídico e a fundação da API

Diante de uma necessidade interna de um escritório de advocacia, surgiu em março de 2007, a API – Arquitetura Processual Inteligente, com uma missão clara de solucionar problemas reais de gestão em escritórios. A ideia era simples, mas ambiciosa: criar um software de gestão que centralizasse processos, agendas, publicações, clientes e finanças de escritórios de advocacia de maneira acessível, simples de usar e com baixo custo.

Neste sentido, criou-se o INTEGRA, um software jurídico que possui este nome justamente por integrar/contemplar as rotinas operacionais e as necessidades de um advogado, escritório e/ou departamento jurídico em um único lugar.

Desenvolvido para auxiliar na organização das rotinas, o advogado poderia gerenciar seus agendamentos, prazos e processos. Além disso, o mercado, na época, contava com poucas soluções ou com custo muito elevado, seja de cobranças por licenças ou pela necessidade de instalação de dados (servidores) no próprio escritório.

O INTEGRA veio para resolver esta dor e mudou o dia a dia dos escritórios.

Foi um dos primeiros a ser 100% acessível via internet, sem a necessidade de investimentos de infraestrutura por parte do escritório, contemplando diversos módulos e um dos pioneiros ao integrar publicações jurídicas dentro da ferramenta, evitando que o usuário tivesse que adquirir/monitorar intimações por outras fontes (cenário complexo na época). Além de:

  • Produtividade elevada: menos retrabalho e mais foco em tarefas estratégicas.
  • Organização centralizada: tudo em um único software.
  • Segurança e rastreabilidade: histórico completo de processos e clientes.
  • Acesso colaborativo: cada usuário tem seu login, todos conectados.

Durante este curto período de existência, muita conta aconteceu. A publicidade e pioneirismo fez com que nosso nome e marca se espalhassem pelo Rio Grande do Sul e isso fez com que analisássemos dores de outros advogados pelo país.

Criamos parcerias estratégicas, como com a Caixa de Assistência dos Advogados do RS, que serviram para testar a nossa entrada no mercado. Campanhas de marketing ajudaram a consolidar a marca e atrair mais clientes e parceiros.

A estratégia deu certo e, a partir de outras parcerias com OAB e Caixas de Assistência, a forma de entrada no mercado deu-se através do PROMAD – Programa Nacional de Modernização da Advocacia, um projeto ousado, inovador e que viraria referência para todos os outros softwares que surgiram posteriormente. E o INTEGRA,  sendo o software oficial do PROMAD trouxe inúmeras vantagens: 

  • Apelo para a necessidade de modernização da advocacia.
  • Apoio/chancela das OAB para o uso do INTEGRA durante um longo período de gratuidade para que o advogado pudesse conhecer a ferramenta de gestão sem a necessidade de investimentos.
  • Baixo custo e usuários ilimitados (grandes diferenciais).

Costumamos dizer que o INTEGRA nasceu para materializar a visão do PROMAD: integrar todas as rotinas de um escritório em um só lugar.

O futuro da advocacia não começa amanhã. Ele já começou em 2007 com o INTEGRA e segue evoluindo com você.

Se tantos escritórios já transformaram sua rotina com mais organização, segurança e produtividade, por que deixar o seu para depois?

Experimente agora mesmo.

#SouPROMAD

Deixe uma resposta