As deficiências de gestão mais comuns em escritórios jurídicos.

As deficiências de gestão mais comuns em escritórios jurídicos.

A ideia de que escritórios de advocacia também convivem com deficiências em sua gestão pode assustar muita gente, mas não deveria. Falhas na gestão empreendedora são comuns em muitas empresas, inclusive no Direito.

Por isso, reconhecer as próprias falhas é a atitude que se espera de quem preza e almeja as boas práticas de gestão.

Só assim você poderá se prevenir de problemas futuros. A seguir, vamos apresentar algumas das falhas recorrentes que impedem os escritórios de alcançarem a capacidade de atendimento tão cobiçada por clientes e proprietários.

Entenda por que um escritório de Direito não pode sobreviver com deficiências de gestão.

Enquanto algumas empresas no Direito fazem sucesso outras simplesmente fracassam, mesmo tendo ótimos profissionais e boas ideias. Isso tem a ver com as falhas básicas de gerenciamento, que precisam ser evitadas a todo custo.

Na sequência, apontaremos as falhas mais constantes, e que exigem atenção especial dos advogados.

Conheça as principais deficiências de gestão no Direito.

Como falamos previamente, pode parecer exagero achar que as deficiências de gestão prejudicam um escritório de advocacia, mas isso acontece com frequência, lamentavelmente.

Conhecer o que é necessário fazer para uma empresa desse porte não se prejudicar certamente é um bom caminho rumo ao sucesso. A seguir apontaremos os principais equívocos quando se trata de Gestão do Direito. Vale a pena você dar uma olhada, porque essas informações talvez poupem o seu escritório de passar por momentos complicados.

Falta de compreensão do mercado.

Isso é fundamental para qualquer empresa de Direito. Entender as correntes diretas e indiretas do ramo e captar as tendências que estão em alta pode ser um meio de se destacar diante da concorrência, e a ausência desse tipo de compreensão certamente está entre as deficiências de gestão;

Falta de foco específico.

O Direito é muito amplo. Tanto que é um erro achar que você será realmente capaz de abarcar todos os seus ramos e subdivisões. Seu escritório de advocacia precisa ter um foco específico para ser minimamente funcional, e essa pode ser a diferença entre ele ser bem sucedido ou fracassar;

Falta de conhecimento sobre o cliente.

Isso mesmo. Uma das deficiências de gestão mais comuns no Direito é que muitos advogados e escritórios não conhecem nem os clientes que já o contrataram, tão pouco os que talvez contratem. Essa compreensão do público-alvo é, sem dúvida, um diferencial em termos de resultados substanciais;

Falta de uma estratégia de prospecção para conquistar clientes.

Esse é outro problemão bem comum quando estamos falando de um escritório de advocacia. Escritórios funcionais e que almejam novos patamares mantém um time – ou pelo menos um colaborador – focados na prospecção de novos consumidores para os seus serviços. Com o mercado cada vez mais concorrido, quem não se organizar nesse sentido, certamente, não se manterá no jogo.

Falta de fidelização do público.

Cliente conquistado não é sinônimo de missão cumprida. O cliente não vai consumir os seus serviços para sempre e, dependendo das circunstâncias, não vai te indicar para os amigos. Para conseguir fidelizar é necessário trabalhar a “pós venda”, utilizando meios para manter o cliente encantado e grato pelos serviços prestados.

Detectar e eliminar as deficiências de gestão é o que vai fazer com que seu negócio brilhe de verdade e em todos os sentidos. Vale a pena esse esforço, e logo você perceberá que seu escritório de advocacia está aos poucos alcançando um novo patamar. Boa sorte nesse processo e faça o seu melhor para dar certo.

Agora que você já sabe por onde começar para eliminar as suas deficiências de gestão comece a aparar as arestas.

A primeira ação a ser tomada é contar com um bom software jurídico para seu escritório. O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar a rotina dos escritórios de Direito.

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