Atualize-se! Acabe de uma vez por todas com a obsolescência no seu escritório.

Atualize-se! Acabe de uma vez por todas com a obsolescência no seu escritório.

Todo advogado almeja a relevância. Entretanto, o fantasma da obsolescência segue rondando os escritórios jurídicos. Por isso, manter-se atualizado e atento as tendências do mercado e da concorrência nunca foi tão necessário.

No mercado jurídico, especificamente, há um falso entendimento de que basta voltar a atenção para as técnicas jurídicas, doutrina e jurisprudência, questões que dizem respeito diretamente a atividade advocatícia. No entanto, o que se exige nesse meio para atingir a excelência vai muito além disso, sendo necessário acompanhar as tendências de campos como o marketing, gestão, relacionamento com o cliente etc.

Nesse artigo, listaremos alguns pontos relevantes para essa discussão que merecem a sua consideração.

Inspire-se nos exemplos de excelência.

Para cada ramo de atuação no Direito, temos escritórios que despontam como “líderes do mercado” ou que são reconhecidos pela excelência dos serviços prestados. Ainda que o seu escritório de advocacia não esteja competindo com organizações dessa envergadura, mantenha sempre o foco nas iniciativas de sucesso do mercado. Afinal de contas, as boas ideias sempre funcionam como inspiração.

Nesse sentido, pondere sobre que tipo de estratégia se aplica a sua realidade e quais adaptações podem ser feitas. E aqui estamos falando de questões muito simples, que podem vir a ser até mesmo a apresentação institucional de um site e vão até tópicos de maior complexidade, como as estratégias empregadas em alguns casos que sejam de conhecimento público.

Acompanhe tendências do mercado jurídico.
Para que o seu escritório não fique obsoleto, mais do que focar nos exemplos de excelência, é importante acompanhar as tendências do mercado jurídico. Dito isto, é importante conferir o conteúdo produzido por autoridades e profissionais do Direito, seja em blogs, jornais, podcasts jurídicos e, até mesmo, nas redes sociais.

Com alguns minutos de dedicação diária, lendo ou ouvindo conteúdo relevante, você pode ter um bom panorama sobre notícias que movimentam o sistema de justiça no País, bem como de questões que têm movimentado o mercado jurídico.

Não se esqueça que a atividade do seu negócio não deve estar alheia a tudo isso.

Frequente espaços estratégicos.

Se você e os seus sócios não têm por hábito frequentar congressos, simpósios, workshops e demais espaços voltados a discutir melhores práticas na atividade advocatícia, é melhor repensar essa posição. Isso porque são nesses espaços que os demais escritórios e figuras destacadas no mercado jurídico apresentam ao público o que fazem de mais relevante.

Além do aprendizado adquirido, ao marcar presença nesses espaços você se atualiza, fortalece a sua rede de contatos e amplia as chances de concretizar novas parcerias.

Invista em qualificação.

O investimento em qualificação talvez seja a forma mais efetiva de manter o seu escritório de advocacia atualizado. Nas salas de aula ou em ambientes de aprendizagem virtual você troca experiências com professores e colegas de profissão, compartilhando assim lições preciosas.

A ideia é, seja frequentando cursos de curta, média ou longa duração, ou tabulando conversas informais com colegas de classe, expor questões do dia a dia, trocar impressões e estabelecer contatos estratégicos, que podem ser importantes no futuro.

Bom, agora que você já sabe que conhecimento nunca é demais, deixe de lado os velhos métodos e dê uma chance ao novo. Uma das primeiras ações que você deve adotar é a automatização de rotinas jurídicas para contar com mais tempo livre na sua agenda.

Sim, utilize a tecnologia no Direito e conte com um bom software jurídico no seu escritório. O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar as suas rotinas jurídicas.

Atualmente, mais de 80 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades.

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