Boas práticas de gestão para escritórios jurídicos

Boas práticas de gestão para escritórios jurídicos

As boas práticas de gestão valem não apenas para as empresas que reconhecemos como renomadas, mas também para escritórios jurídicos como o seu, ou como o que você trabalha, por exemplo. A seguir comentaremos mais sobre esse tema tão importante.

Entenda como a falta de boas práticas de gestão prejudica o Direito.

O problema é que, quando se trata de Direito, a maior parte das pessoas não reconhece (ou não entende) o que poderíamos fazer para melhorar o gerenciamento dos negócios. Essa falta de compreensão pode prejudicar demais os resultados que se espera obter.

Falar um pouco mais sobre as boas práticas de gestão pode ajudar no encontro de soluções funcionais, e talvez seja esse diálogo que falte dentro desse meio, já que para muitos as questões do Direito envolvem mais talento do que gerenciamento.

Na realidade dura e crua não é assim. Boas empresas têm dificuldade de se manter mesmo tendo ótimos funcionários e ideias bárbaras. O que faz a diferença é como o negócio é levado e a seguir falaremos mais sobre isso.

Descubra as práticas mais funcionais para fazer o seu negócio ir mais além.

Escritórios jurídicos dependem sim de boas práticas de gestão, como já explicamos previamente. Não dá para pensar que empresas de Direito são diferentes em termos de funcionalidade.

A grande questão é que os negócios desse ramo têm uma série de fórmulas bastante específicas, fórmulas essas que servem para que eles trabalhem melhor ao longo do tempo.

Sendo assim, analisaremos abaixo as principais boas práticas de gestão dentro do Direito, para que o escritório jurídico que você tem (ou do qual faz parte) se mantenha devidamente atualizado:

– Defina uma área de atuação:

Um bom escritório não pode atirar para todos os lados. Definir um setor para trabalhar é fundamental. A perspectiva de estar em uma empresa que joga nas 11 pode ser interessante, mas o que funciona no Direito é a adoção de nichos específicos. Escolher um que tem a cara do negócio e se jogar é, com toda a certeza, o caminho mais acertado;

– Determine uma forma de captar clientes:

Nenhum negócio se mantém sem consumidores, e a ideia de que os clientes vão bater na porta do seu escritório só porque as pessoas da sua equipe são incríveis e maravilhosas é equivocada de muitas maneiras. É necessário sim encontrar uma maneira de chamar os clientes até a sua empresa, e elas estão disponíveis principalmente na internet, onde você está lendo esse texto;

– Tenha mais cuidado com quem abraça a sua marca:

Um dos piores problemas quando estamos falando das boas práticas de gestão é que várias empresas do ramo são bastante descuidadas com os seus clientes, e quando estamos falando de causas jurídicas isso pode ser fatal. Dar a atenção devida a quem faz a sua empresa girar é inteligente e humano;

– Cuide das finanças e da organização:

Nenhum escritório se mantém sem finanças bem equilibradas e uma organização clara e com processos bem definidos. Esses são os pilares das empresas modernas, que acabam funcionando também para a sua. É necessário ter essa compreensão e não a ignorar simplesmente;

Como você deve ter percebido as boas práticas de gestão ajudam uma empresa de Direito a ser o que é de verdade, e não existem escritórios jurídicos bem sucedidos fora dessa lógica. Aplique, portanto, as nossas dicas e veja aos poucos os melhores resultados se tornarem realidade de fato, mais cedo ou mais tarde.

Agora que você já sabe por onde começar chegou a hora de automatizar as suas rotinas jurídicas.

O primeiro passo para adotar boas práticas de gestão é contar com um bom software jurídico no seu escritório. O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar as suas rotinas.

Atualmente, mais de 70 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades.

Acesse www.promad.adv.br e conheça melhor o Integra, o software jurídico do advogado brasileiro.