Coaching para advogados: como esse profissional pode impulsionar a sua advocacia?

Coaching para advogados: como esse profissional pode impulsionar a sua advocacia?

Todo advogado lida com uma rotina atribulada e cheia de responsabilidades.

Não por outra razão, é muito comum observar profissionais que são completamente absorvidos pelo dia a dia do escritório e acabam perdendo a visão estratégica da carreira.

Acontece que advogar, seja como autônomo ou em sociedade, vai muito além da rotina do escritório. Hoje, além de entregar valor e atenção aos clientes e demandas apresentadas, os advogados precisam cuidar também da gestão do escritório, o que envolve habilidades em administração, gestão de pessoas e marketing.

É exatamente por isso que um coaching para advogados pode fazer toda a diferença. Ao se valer do know how e qualificação que um profissional deste segmento oferece, o advogado aumenta a percepção em relação a própria carreira, passando a identificar riscos, fragilidades e oportunidades de crescimento com mais facilidade.

Além de auxiliar advogados que já tem experiência no mercado, mas andam se sentindo sem perspectiva, o coaching para advogados também pode ser uma ferramenta poderosa para quem acabou de chegar no mercado, ou mesmo estudantes de Direito.

No entanto, isso ainda não é consenso entre os membros do mercado jurídico que, preferencialmente, investem exclusivamente em matérias ligadas a operacionalização do Direito.

Confira o artigo e entenda como tudo isso acontece na prática. Boa leitura!

Como funciona o coaching para advogados?

Para quem ainda tem pouca familiaridade com o universo do coaching, é importante entender que se trata de uma metodologia para desenvolvimento de recursos e alcance de metas em diversas áreas da vida.

Ao contrário do que muitos pensam, advogados não só podem como devem buscar este tipo de solução. O primeiro passo em um processo de coaching é definir quais são as prioridades do profissional e quais são os pontos que ele deseja trabalhar.

Basicamente, o coach (profissional que conduz o processo de coaching) orienta o coachee no sentido de identificar fragilidades em sua forma de atuação e, ao mesmo tempo, potencializar suas próprias virtudes.
Tudo isso de forma contextualizada ao cenário em que o profissional atua e pautado por orientações objetivas para que ele possa transformar de fato a sua realidade.

De maneira geral, o processo de coaching é estruturado nas seguintes etapas:

1. Reflexão, investigação e conscientização;

2. Identificação de riscos e oportunidades;

3. Crescimento da consciência de si mesmo;

4. Aumento da capacidade de se responsabilizar pelos seus próprios atos;

5. Feedback sobre todas as etapas do processo.

Quando buscar um coach para advogados?

Podemos afirmar com alguma segurança que não existe nem melhor nem pior hora para buscar um coach para advogados. Isso porque, seja no melhor ou no pior cenário, esse tipo de profissional sempre terá algo para acrescentar a sua carreira.

Receber a orientação de alguém com o olhar apurado para desenvolver o potencial humano sob diversos aspectos sempre é estratégico e providencial. No caso do advogado, questões como: inteligência emocional, relacionamento interpessoal, capacidade de trabalho, organização de rotinas produtivas, por exemplo, são temas que podem ser tratados.

Já entre os advogados recém-formados, o coaching contribui para o processo de tomada de decisões, auxiliando o profissional a escolher passos certeiros em busca de uma carreira mais sólida e alinhada aos seus talentos.

Durante a faculdade, o estudante de Direito tem a oportunidade de fazer inúmeros estágios em diversos ramos e o coaching pode auxiliá-lo a identificar melhor as suas habilidades e diferenciais.

O que esperar em termos de resultados?

Como qualquer metodologia ou capacitação para treinar profissionais, o coaching exige grande entrega por parte de quem se submete a ele. Quem espera bons resultados, portanto, deve estar disposto a implementar todas as resoluções construídas conjuntamente ao longo do processo e passar por um constante esforço de avaliação sobre as mudanças em curso.

O que pode ser animador para quem pensa em começar, é o desempenho alcançado por quem já testou ou vem testando essa solução. Há relatos de melhoras sensíveis de pessoas de todos os tipos de carreiras já nos primeiros meses depois de iniciado o processo de coaching.

Como se pode perceber, essa é uma solução das mais interessantes para quem pensa em alcançar uma qualificação que vai além da técnica jurídica em si ou outros aspectos estritamente ligados a operacionalização do Direito.

Alguns pontos que serão ativados e desenvolvidos na sua advocacia por meio do coaching são:

– Comunicação do advogado, tanto com técnicas de oratória e persuasão, quanto na parte interna do escritório (comunicação com colegas e outros profissionais);

– Identificação de talentos e habilidades, para que o advogado saiba como usá-los em prol dos seus objetivos e resultados;

– Identificação e eliminação de comportamentos que atrapalham o desenvolvimento da carreira;

– Definição de estratégias para a obtenção de novos clientes;

– Desenvolvimento da liderança do profissional, especialmente daqueles que empreendem na advocacia;

– Aumento da produtividade e otimização de tempo;

– Desenvolvimento de uma visão estratégica da própria carreira com foco em gerenciamento e planejamento da carreira;

– Mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional;

– Gestão de crise e gerenciamento de estresse.

Bom, para se dedicar a um processo de coaching, você vai precisar também de um tempinho livre na agenda. Dito isso, fica a pergunta: como anda a gestão da sua rotina jurídica? Talvez, esteja mais do que na hora de você investir num software jurídico para te ajudar com as suas demandas.

Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para modernizar o Direito e os escritórios de advocacia.

Atualmente, mais de 80 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades.

Ah, e o que é melhor. O Integra tem um aplicativo que te permite acessar o software em qualquer lugar. Assim, você pode ficar tranquilo, caso as suas reuniões de coaching sejam fora do escritório.

Gostou? Acesse www.promad.adv.br e conheça melhor o Integra, o software jurídico do advogado brasileiro.