Como avaliar o seu escritório na Era do Direito Digital.

Como avaliar o seu escritório na Era do Direito Digital.

Xerox ou mimeógrafo: o seu escritório usa a tecnologia a seu favor?

O seu escritório de advocacia está aproveitando todos os recursos, comodidades e benefícios oferecidos pela tecnologia?

Nesse artigo falaremos detalhadamente sobre como você pode analisar o contexto, organização e estrutura do seu escritório para definir se a tecnologia está sendo corretamente aplicada.

Afinal, estar atento a evolução da advocacia é fundamental para identificar aspectos que merecem ser melhorados dentro do seu empreendimento para você melhorar os seus resultados, captação de clientes e presença no mercado.

A importância da tecnologia para escritórios de advocacia.

No passado os escritórios de advocacia conseguiam captar clientes via divulgação boca a boca. Essa estratégia de prospecção ainda é realidade em muitos escritórios. O que você precisa saber é que essa já não é a única – e muito menos a ideal – maneira de conquistar clientes.

Escritórios que adotam a tecnologia como aliada, contabilizam resultados mais expressivos, com um gasto menor de recursos humanos e financeiros. Atualmente, existem softwares jurídicos capazes de automatizar a sua rotina jurídica, contribuindo na segurança, organização financeira e leitura de intimações, por exemplo.

Mas será que o seu escritório está fazendo uso das ferramentas disponíveis no mercado?
Listamos abaixo algumas das principais novidades tecnológicas para ajudar você a entender essa nova realidade.

Tecnologias disponíveis para escritórios.

Agendas virtuais.

Organizar a agenda de compromissos e tarefas dentro do escritório nunca foi tão fácil. Com as agendas virtuais, todos os apontamentos podem ser acompanhados em múltiplas plataformas e dispositivos, como celulares, computadores e tablets.

As agendas virtuais são muito mais eficientes do que os métodos analógicos de organização, como os cadernos e blocos de anotação. Além disso, a ferramenta te permite criar alertas personalizados, elaborar convites etc. Tudo de forma digital.

Nuvem.

Outra tecnologia que já faz parte da rotina dos escritórios é a nuvem. Trata-se de um ambiente virtual em que absolutamente tudo pode ser armazenado, desde documentos de texto até áudios e vídeos. Esse espaço oferece para os advogados mais segurança. A tecnologia permite que você faça o backup de informações importantes para o seu escritório e salve em segurança na nuvem. Dessa forma você se protege contra a perdas de dados importantes.

Plataformas de trabalho.

Muitos escritórios estão adotando plataformas colaborativas de trabalho como estratégia para gerar produtividade. São ambientes digitais compartilhados, em que diferentes colaboradores podem compartilhar informações e acompanhar tarefas de forma simples e intuitiva. As plataformas digitais de trabalho facilitam a comunicação entre sócios e funcionários do escritório. Nesse espaço, decisões podem ser tomadas, tarefas delegadas e prazos estabelecidos.

Softwares de gestão.

Por fim, temos os softwares de gestão. A tecnologia é indispensável para escritórios jurídicos na atualidade.
Os softwares foram criados para simplificar o dia a dia dos advogados, proporcionando mais assertividade aos processos e rotinas jurídicas, além de economia de tempo. Com sistemas inteligentes e personalizáveis, você pode receber e analisar intimações, verificar o andamento processual, criar e delegar tarefas para a equipe e muito mais.

O seu escritório usa as tecnologias certas?

Agora é o melhor momento para avaliar se o seu escritório está usando a tecnologia a seu favor. Das ferramentas que listamos acima, quais delas você já implementa no seu dia a dia de trabalho? Vale a pena destacar que, para cada escritório, podem ser aplicadas tecnologias diferentes. Por isso é importante analisar quais são as suas necessidades e as melhores soluções disponíveis.

Agora que você já sabe por onde começar chegou a hora de automatizar as suas rotinas jurídicas.

O primeiro passo para adotar boas práticas de gestão é contar com um bom software jurídico no seu escritório. O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar as suas rotinas.

Atualmente, mais de 80 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades. Acesse www.promad.adv.br e conheça melhor o Integra, o software jurídico do advogado brasileiro.

Deixe uma resposta