Como escritórios jurídicos podem fazer o marketing 4.0

Você já ouviu falar no marketing 4.0? Esse é um dos termos mais comentados da atualidade. Se você gerencia um escritório jurídico, é importante conhecer esse conceito e saber como aplicá-lo ao seu negócio.

Nesse artigo vamos mostrar como escritórios jurídicos podem fazer o marketing 4.0. Para isso, explicaremos um pouco sobre esse termo, mostrando o que ele representa e quais as suas vantagens para empreendimentos que atuam na área jurídica.

O que é marketing 4.0

Antes de falarmos sobre como escritórios jurídicos podem fazer o marketing 4.0, é importante analisar esse conceito e suas origens. A expressão foi cunhada por Philip Kotler, um renomado professor de marketing.

Mas o que a expressão significa na prática? O Marketing 4.0 é uma fusão entre o marketing tradicional com as novas necessidades trazidas pelo mundo moderno. É uma nova maneira – mais eficiente – de aplicar o marketing em empresas.

Em outras palavras, o marketing 4.0 é a tendência para as empresas. Podemos dizer que se trata de uma nova revolução digital, só que agora voltada para empreendimentos que atuam no mercado.

Mas não se trata apenas de começar um blog para o seu escritório jurídico e compartilhar conteúdo nas redes sociais. A mudança deve ser muito mais profunda, a nível de mindset – ou seja, da mentalidade do seu negócio.

Entendendo os clientes modernos

Um dos principais aspectos do marketing 4.0 é compreender os clientes modernos. Afinal de contas, marketing tem tudo a ver com conectar-se com o cliente. E no mercado de hoje, os clientes estão mudando, em uma velocidade impressionante.

Se você fizer uma análise, perceberá que o perfil consumidor passou por grandes transformações, inclusive no segmento jurídico. Os clientes que procuravam por advogados no começo do século são bem diferentes dos que procuram advogados hoje.

Suas necessidades, demandas, desejos, atitudes, mentalidades, comportamento, hábitos e outros elementos passaram por transformações. Depois da revolução tecnológica, tudo mudou.

Por isso, as velhas estratégias de marketing já não funcionam. Elas não são capazes de se comunicar com os consumidores. Mas quais são as principais diferenças entre os clientes antigos e os clientes modernos?

O consumidor do passado era previsível, seguia padrões e era fiel a uma marca, produto ou empresa. Entender seu comportamento era simples e uma mesma campanha ou estratégia poderia ser aplicada a um grupo inteiro de pessoas.

Já os consumidores modernos são mais dinâmicos e pouco previsíveis. Eles mudam com frequência e não pensam duas vezes antes de migrar para uma marca que oferece mais benefícios.

Além disso, os consumidores modernos são mais preocupados com questões sociais, buscam segurança, bom atendimento e preços justos. Estão sempre avaliando antes de fazer uma compra – não compram nada antes de dar um Google.

Como aplicar o marketing 4.0 ao seu negócio

Quer saber como escritórios jurídicos podem fazer o marketing 4.0 na prática? Primeiro, é preciso repensar a mentalidade do seu empreendimento. Como todo processo, a implementação de novos modelos e ferramentas demanda um amadurecimento interno.

O marketing 4.0 está baseado na inclusão, no cuidado com questões sociais e na horizontalidade das relações.

Isso gera efeitos, inclusive, na estrutura das organizações, que deixam de ser verticais, para serem mais horizontais – com menos chefes e mais líderes.

A tecnologia é um dos grandes destaques dentro do marketing 4.0. Por isso os empreendimentos jurídicos que desejam sair na frente devem abraçar as novas ferramentas digitais, como ativos a serem explorados.

No entanto, esse novo marketing enxerga também a questão offline. Ou seja, as relações que são construídas com os clientes, através da comunicação. Dessa forma, os empreendimentos jurídicos devem estar cada vez mais próximos do seu público.

Como você pode ver, mudar a mentalidade do escritório jurídico e implementar tecnologias é a chave para implementar o marketing 4.0.

Focado nas relações entre a empresa e os clientes, esse marketing é capaz de trazer muitos resultados positivos para as organizações, como maior produtividade, melhora no posicionamento da empresa no mercado e muito mais.