Como melhorar o atendimento ao cliente na advocacia

atendimento ao cliente na advocacia

Oferecer um bom atendimento ao cliente na advocacia deve ser uma preocupação de todo profissional. Afinal, um suporte de qualidade gera satisfação e fidelização de clientes, algo essencial em um mercado concorrido como o da advocacia.

Prestar um bom atendimento, contudo, não é algo tão simples. Seja para quem atua como autônomo, seja para quem trabalha com um time de advogados, promover um bom atendimento ao cliente na advocacia  é um desafio!

Para melhorar o atendimento ao cliente e ter mais resultados para o seu escritório, confira nossas dicas!

Seja acessível

Quando o assunto é atendimento ao cliente na advocacia , um dos principais erros cometidos por advogados é se tornar inacessível. Sabe aquela história de que o cliente te liga e você não retorna a ligação, ou ainda, ele manda um e-mail e você não responde? Isso pode gerar danos sérios tanto a reputação quanto ao faturamento da sua banca. Por isso, é necessário se organizar para oferecer um atendimento eficiente e de qualidade.

Todo advogado sabe que o atendimento ao cliente é uma atividade que demanda tempo e energia. Contudo, nem todos os profissionais dispõe de espaço na agenda para conciliar todas as atividades do escritório com o atendimento. Então, como resolver essa situação?

Prestar um atendimento de qualidade é um grande desafio para qualquer banca. Além de treinar profissionais para cuidar do atendimento é preciso contar com as ferramentas certas para descentralizar a informação com o cliente e, assim, facilitar que o atendimento seja feito por qualquer profissional. Um software jurídico é uma boa ferramenta para quem quer ter o registro dos atendimentos, facilitando assim o suporte de qualidade ao cliente.

Saiba escutar seu cliente

Se o seu objetivo é melhorar o atendimento, aprenda a escutar o seu cliente. Muitos advogados acreditam que conquistam a confiança da clientela porque transformam cada reunião em uma verdadeira aula de Direito. No entanto, essa é uma visão bastante equivocada. A confiança surge justamente do fato do cliente ser escutado e acolhido. Antes de apresentar qualquer solução ou expor os seus conhecimentos, procure entende o problema do cliente. Isso traz não apenas mais qualidade ao seu atendimento, como também costuma promover a fidelização aos seus serviços jurídicos e ao seu escritório.

Coloque-se de forma didática para fazer o atendimento ao cliente na advocacia 

Você conhece a legislação e as regras gerais do Direito, mas seu cliente não. Procure sempre ser didático e claro ao explicar como pretende conduzir o caso. Dê espaço para que o cliente faça perguntas e retire todas as suas dúvidas. Evite ao máximo usar o “juridiquês”. Ser acessível na forma como você se comunica com o seu cliente é uma excelente maneira de melhorar o atendimento e conquistar a sua estima e confiança.

Mantenha o cliente sempre informado

É fundamental que o cliente saiba que você está trabalhando pelo seu caso. Procure sempre ter uma postura proativa, mantendo o seu cliente informado. Mande relatórios periódicos sobre o andamento dos processos, bem como, preste contas do que está sendo feito de forma consistente.

Usando ferramentas como um software jurídico, por exemplo, você pode automatizar a elaboração e o envio de relatórios. Isso permite que seu cliente receba informações relevantes sobre o seu caso, sem que você precise investir muito tempo no atendimento.

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Tenha canais de comunicação eficientes

Ao estabelecer canais de comunicação com o seu cliente, certifique-se de que eles são eficientes. De nada adianta ter telefone, e-mail, WhatsApp, chatbot, Messenger se você não é capaz de prestar o devido suporte através de tantos canais. Quando se trata de estabelecer canais e uma comunicação eficiente, menos é mais! Vale mais ter um ou dois canais que realmente funcionem e que o cliente seja de fato atendido, do que diversos canais que deixam a desejar.

Tenha um cadastro de clientes atualizado

Para fazer um bom atendimento é essencial ter um cadastro de clientes atualizado. Imagine que um cliente liga no seu escritório, mas você não consegue retornar a ligação simplesmente porque não tem o número correto. Esse tipo de situação ocorre frequentemente e muitos advogados acabam perdendo a eficiência no atendimento (e em muitos casos o cliente) simplesmente porque não cuidam de atualizar o cadastro. Treine sua secretária e os estagiários para manter o cadastro de clientes sempre atualizado e, de tempos em tempos, faça uma pequena auditoria para saber se de fato os dados não estão se perdendo.

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