Como posicionar meu escritório nas mídias sociais

As mídias sociais são utilizadas diariamente por milhares de pessoas. Plataformas como Facebook, Instagram e YouTube são excelentes espaços para que empresas conversem diretamente com seus clientes em potencial.

O que você talvez não sabe é que os escritórios jurídicos também podem ganhar ao explorar as mídias sociais. Cada vez mais escritórios estão usando as mídias sociais para alavancar seu crescimento, atrair clientes, conhecer o público e muito mais.

Nesse artigo vamos mostrar passo a passo como posicionar o seu escritório nas mídias sociais. Descubra como fazer com que o seu empreendimento atinja cada vez mais pessoas na internet.

O poder das mídias sociais

Todos os dias milhares de pessoas compartilham conteúdo online. Usuários comuns, pessoas de todas as idades e de todas as partes do país e do mundo, acessam as redes e mídias sociais para interagir.

Além do compartilhamento, existem outras ações que são tomadas por esses usuários, como os likes, os comentários e as respostas a stories. Graças a esse poder de engajamento, as mídias sociais se tornaram importantes para o marketing.

Agora o seu escritório pode crescer graças a plataformas como Facebook, Instagram e YouTube. São redes sociais e plataformas de vídeo que oferecem duas fontes distintas de tráfego: orgânico e pago.

O tráfego orgânico é gerado através do compartilhamento de conteúdo relevante, como posts, fotos e vídeos. Dessa forma é possível atrair usuários, que podem se transformar em clientes em potencial.

Já o tráfego orgânico é gerado por meio de anúncios publicitários. A maioria das mídias sociais permite que empresas e empreendedores criem campanhas pagas. É possível escolher para quem o anúncio será exibido, com que frequência e muito mais.

Como o seu escritório pode aproveitar as mídias sociais

Um escritório bem posicionado dentro das mídias sociais é capaz de gerar grandes resultados. Mas como os escritórios podem se posicionar nesses canais?

Existem algumas estratégias que funcionam de verdade. Elas devem ser implementadas de forma contínua e planejada.

Estude o perfil do seu público

Para melhorar o posicionamento do seu escritório nas mídias sociais, o primeiro passo é estudar o perfil do seu público. A personalização do conteúdo é a chave para criar materiais ricos, que falem diretamente com a sua audiência.

E para criar conteúdo personalizado, antes você precisa conhecer detalhes sobre o seu público. Por isso, vale a pena analisar as características dos seus clientes ideais. Estabeleça a idade, as dores, as dificuldades, necessidades e outros aspectos.

Publique conteúdo relevante

Nas mídias sociais o conteúdo é o rei. Sem conteúdo de qualidade o seu escritório não conseguirá se posicionar de maneira adequada. Afinal de contas, os usuários dessas plataformas estão em busca de conteúdo que atraia, que entregue soluções.

Nos canais oficiais do seu escritório, compartilhe informações que sejam de interesse do seu público. Use as redes não para vender, mas sim para informar e repassar conteúdo rico.

É o que chamamos de marketing de conteúdo, baseado em materiais de qualidade. Assim você será capaz de atrair clientes sem ser invasivo – e sem violar as normas que regem a profissão.

Interaja com a sua audiência

Mais do que conquistar uma audiência, é necessário manter uma interação constante e verdadeira. A comunicação é um dos pilares do marketing moderno, conhecido como marketing 4.0.

Use os comentários, respostas privadas, enquetes, vídeos e outras ferramentas, oferecidas pelas próprias mídias sociais, para conversar com os seguidores e clientes do escritório.

Seguindo essas estratégias você será capaz de posicionar melhor o seu escritório nas mídias sociais. Os resultados aparecem a médio e longo prazo, por isso é importante começar o quanto antes e planejar suas ações.