Dicas para cobrar clientes inadimplentes sem perder a compostura

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Cobrar clientes inadimplentes é um desafio para qualquer empresa e também para os escritórios de advocacia. A inadimplência é uma questão séria que, quando é menosprezada, pode comprometer a qualidade dos serviços jurídicos e até levar ao fechamento das portas do escritório.

Contar com estratégias para lidar com clientes inadimplentes é essencial para a saúde financeira da sua banca, além de garantir o futuro do seu negócio. Se você está passando por alguma situação envolvendo clientes que não pagam seus honorários, vale a pena conferir essas dicas!

1. Demonstre empatia pela situação do cliente

O maior desafio de cobrar clientes inadimplentes é fazer com que eles te paguem, sem que isso comprometa o relacionamento de vocês. Lembre-se que conquistar um cliente não é uma tarefa fácil! Logo não desperdice todo o esforço feito na prospecção e na conquista de um cliente só porque ele ainda não te pagou.

Obviamente, existem casos e casos de inadimplência. Mas, quando não se trata de algo recorrente, é fundamental fazer um esforço para preservar o relacionamento acima da dívida. Uma ótima maneira de fazer com que o cliente te pague e continue contratando seus serviços é ser empático na abordagem. Procure entender o que está acontecendo e qual foi o motivo da inadimplência.

Na maioria das vezes, os clientes se tornam inadimplentes por fatores externos ao relacionamento profissional com o advogado. Por isso, quando o advogado demonstra empatia, a reação do cliente é buscar sanar o problema mais rapidamente e solucionar a questão.

2. Peça que o cliente apresente soluções

Além de ter uma abordagem empática, peça que o cliente apresente soluções para o problema considerando sua atual capacidade financeira. Quando o cliente se vê diante da responsabilidade de encontrar uma solução, ele acaba se apropriando melhor do problema. Isso faz com que a inadimplência acabe se resolvendo de forma mais fácil.

3. Proponha o parcelamento da dívida

O advogado deve ter em mente que medidas mais drásticas como o protesto ou o ajuizamento de uma ação de cobrança podem ser mais caros e desgastantes do que cobrar uma dívida amigavelmente. Por isso, o melhor caminho é sempre buscar alternativas que sejam positivas para os dois lados.

Tente conversar com o seu cliente e proponha o parcelamento da dívida. Essa alternativa para cobrar clientes inadimplentes costuma ser bastante eficaz e evita os desgastes de medidas mais drásticas.

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4. Avalie a suspensão dos serviços ao cobrar clientes inadimplentes 

Muitos advogados, diante da inadimplência, optam por suspender os serviços jurídicos. No entanto, essa conduta deve ser analisada com cautela, justamente para não prejudicar o relacionamento com o cliente.

Em primeiro lugar, caso você opte por esse tipo de conduta, é fundamental que ela esteja prevista no contrato de honorários. Ou seja, o cliente deve estar ciente que a inadimplência leva à suspensão dos serviços desde o momento da contratação.

Caso o cliente esteja passando por um momento de dificuldade financeira e a suspensão dos serviços jurídicos podem trazer ainda mais problemas para ele, é recomendado que o advogado continue trabalhando pelo interesse do seu cliente. Isso reforça no cliente o sentimento de retribuição e o pagamento costuma ocorrer mais rápido.

5. Estabeleça uma régua de cobrança

A cobrança é uma atividade que consome tempo e recursos do escritório. Por isso, é essencial ter um procedimento para lidar com esse tipo de situação, evitando que o desgaste seja ainda maior. Uma régua de cobrança nada mais é do que um conjunto de condutas, ou ainda, um passo a passo para lidar com um cliente inadimplente. Ela estabelece desde como será a abordagem até os meios que serão utilizados.

Uma régua de cobrança também ajuda que a dívida não se alongue. A partir de cada etapa existe uma reação esperada do cliente e, caso ele não cumpra, o escritório pode se preparar para medidas como o protesto ou mesmo a ação de cobrança.

Ter esse tipo de metodologia ajuda a organizar e automatizar o processo, evitando gastar muito tempo e energia com a questão da inadimplência.

Por fim, além de conhecer as estratégias para cobrar clientes inadimplentes, sempre vale considerar a contratação de uma empresa de cobrança. Terceirizar a cobrança, muitas vezes, é um investimento que compensa já que a atividade de cobrar costuma ser cansativa e consumir tempo.

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