8 dicas para ter um escritório de advocacia referência no mercado

escritório de advocacia

 

A advocacia é uma das profissões mais tradicionais e antigas que existem. Depois de terminar a graduação e passar no exame da OAB, um bom caminho é abrir um escritório de advocacia.

Mas, mesmo você sendo um excelente advogado, abrir um escritório de advocacia pode não ser uma tarefa muito fácil. Isso acontece porque, muitas vezes, a faculdade não ensina os elementos mais simples de administração.

E foi por isso que preparamos esse artigo para você. Se você quer abrir um escritório de advocacia de sucesso e que seja referência no mercado, continue acompanhando esse artigo. 

Abaixo você confere 8 dicas essenciais para executar essa atividade. 

1. Faça uma análise e estude bem o mercado de escritório de advocacia

É preciso que você leve em consideração os efeitos das ofertas e das demandas de um escritório de advocacia. Assim como qualquer outro serviço prestado, os preços e os ganhos serão determinados pela demanda que o seu escritório tiver.

Nos momentos em que a demanda estiver maior, consequentemente, o preço também vai se elevar, caso não ocorra alteração na oferta dos serviços. Um bom exemplo disso é caso aumente as demissões na sua região de atuação. Isso pode provocar um aumento na demanda por serviços advocatícios.

É fundamental que você leve isso em consideração para se manter em equilíbrio com o mercado. Por isso, antes mesmo de planejar o seu escritório de advocacia, considere ter uma visão de longo prazo, escolhendo bem seu ramo de atuação.

2. Invista na sua marca pessoal e no seu escritório de advocacia

Quando um cliente procura sobre um escritório de advocacia na internet, ele não quer saber apenas sobre o escritório em si. Ele também está buscando informações sobre quem são os advogados que atuam ali.

Dito isso, é importante que você invista na sua marca pessoal. Quando você for usar as redes sociais e blogs, use-as sempre no seu nome. Isso permite que o cliente conheça mais o seu trabalho, permitindo que ele tenha um potencial melhor de escolha.

Lembre-se que o cliente estará contratando não apenas um escritório de advocacia. Ele contratará um profissional específico para resolver o caso. Por isso, também é importante que você invista em conteúdo de qualidade publicado na internet. Isso lhe garantirá diferencial competitivo, e o usuário terá mais confiança nos seus serviços.

3. Defina a sua área de atuação

Alguns itens precisam ser levados em consideração na hora de abrir um escritório de advocacia. Abaixo você confere em quais opções você pode focar. 

Foco na região geográfica

Nesse caso, o advogado precisará se preocupar em escolher um local que tenha demanda para os serviços. Por isso, é necessário que você invista em uma boa localização para o seu escritório de advocacia. Ao longo do tempo, não deixe de avaliar se o lugar é realmente bem localizado.

Foco na especialização

Se você focar na sua especialização, o local não é mais tão importante. Isso porque, teoricamente, você não será procurado porque está mais perto do seu cliente, mas sim por causa da sua especialização.

Nesse caso, você poderá reduzir o investimento na localização, mas não deve deixar de investir em conhecimento. Participe de seminários, faça cursos de especialização, vá em eventos relacionados à sua área, por exemplo.

4. Veja se você vai abrir o seu negócio sozinho ou em sociedade

Antigamente, o advogado só poderia abrir um escritório de advocacia se fosse em sociedade. Porém, isso mudou e agora você pode se decidir entre abrir sozinho ou com outros advogados a sua própria empresa.

Se você optar por ter um sócio ou mais, alguns itens devem ser levados em consideração, como:

  • Profissionalismo dos demais advogados;
  • Os advogados devem complementar a sua área de atuação;
  • Veja se a equipe abre portas para a sua rede de relacionamentos.

5. Prospecte novos clientes para seu escritório de advocacia

Não esqueça que você deve cumprir todas as determinações da OAB e, obviamente, você pode prospectar novos clientes sem burlar nenhum código de ética. Uma opção é ativar clientes antigos ou até mesmo agregar valor aos novos clientes.

A primeira opção lhe garante mais segurança, uma vez que os clientes antigos já conhecem os seus serviços. Já a segunda pode ser feita mostrando seus serviços e de que maneira você pode ajudar aquele novo cliente a resolver seu problema.

6. Preste atenção nas suas finanças

Cuidado para você não falir com o seu escritório de advocacia. Essa é uma área que merece uma boa atenção se você quiser ter sucesso e ser reconhecido no mercado. Tenha controle nos custos dos processos judiciais e saiba gerir bem quando ocorrer um cancelamento de contrato.

Além disso, não deixe de acompanhar todos os seus indicadores. Estes devem ser acompanhados por característica e fluxo de caixa. Você também pode fazer o acompanhamento de acordo com o sócio e o faturamento por advogado. 

7. Invista no seu escritório de advocacia

Se você quer ter um escritório de advocacia, será necessário fazer investimentos. Não dá para ter sucesso sem investir. Por isso, padronize os processos internos para que você tenha produtividade e não deixe de investir no marketing do seu negócio. Isso permite você manter um networking e ficar conhecido por mais potenciais clientes.

8. Não deixe de seguir as regras da OAB e ter ética profissional

Por último, mas não menos importante, lembre-se de onde você veio e para que você veio. Não esqueça das regras da OAB e não infrinja nenhum código de ética profissional. Lembre-se que é o seu nome que está em jogo. Se você for mal visto por colegas e clientes, certamente, isso irá atrapalhar seus negócios. Por isso, atenção!

Esperamos tê-lo ajudado com essas informações para você conseguir ter um escritório de advocacia referência no mercado. Agora é com você! Siga essas dicas e bons lucros! 

Conte com o PROMAD para crescer!

O PROMAD já ajudou milhares de advogados a manterem seu escritório em um ritmo constante de evolução, através da organização e funcionalidade de seu software jurídico, o Integra. Faça o teste gratuito de 6 meses do software e veja como ele pode ser útil para você!