Faça isso e tenha um escritório de sucesso

Faça isso e tenha um escritório de sucesso

Escritórios jurídicos são empresas como qualquer outra quando se trata de gestão. É preciso implementar estratégias e políticas eficientes, que garantam que todos os colaboradores consigam gerar resultados.

Nesse artigo listamos algumas boas práticas de gestão para escritórios jurídicos. Descubra como melhorar o seu ambiente organizacional, gerando mais eficiência e produtividade no dia a dia do seu escritório.

Entenda a relação entre vida pessoal e vida profissional

Muitos gestores imaginam que vida pessoa e vida profissional são coisas completamente distintas. Mas a realidade pode ser um pouco mais complicada do que isso.

Entre as boas práticas de gestão para escritórios jurídicos, está desafiar o conceito de que temos uma “vida profissional” e uma “vida pessoal”. A verdade é que todos os colaboradores do escritório possuem apenas uma vida.

O trabalho que realizamos é parte dessa vida – e uma parte muito importante. Por isso mesmo, se alguém está tendo desafios no local de trabalho, esses desafios serão levados para casa e poderão impactar sua vida fora do escritório.

Da mesma forma, os problemas que existem fora de casa podem ser levados para dentro do escritório, influenciando na produtividade, atenção e capacidade de executar tarefas.

Logo, cabe aos gestores compreender quais são os problemas gerados dentro do escritório e quais são os problemas gerados fora dele. Assim é possível buscar a melhor solução, contribuindo para uma rotina produtiva de trabalho.

Implemente uma mentalidade de crescimento no seu escritório

Se você ainda não leu o livro de Mindset, da Carol Dweck, Mindset, poderá incluir esse título entre as suas próximas leituras. Ela é uma psicóloga da Universidade de Stanford, que desenvolveu dois conceitos muito interessantes.

Um deles é o de mentalidade fixa, o outro é o de mentalidade de crescimento. Pessoas e organizações com mentalidade fixa acreditam que já atingiram o seu máximo, que não são mais capazes de progredir.

Por isso mesmo, tendem a permanecer no mesmo lugar onde estão, em uma zona de conforto. Trazendo isso para o seu escritório, significa que você não será capaz de atrair mais clientes, nem de aumentar o faturamento.

A mentalidade de crescimento, por sua vez, tem a ver com a vontade de crescer. Uma organização que acredita em potencial, que sabe que é possível desenvolver novas técnicas, novas culturas e implementar novas soluções, possui uma mentalidade de crescimento.

Entre as boas práticas de gestão para escritórios jurídicos está justamente a mudança na mentalidade do seu escritório. Se a mentalidade organizacional está fixa, está na hora de trazer novas metas e objetivos.

Dessa forma você será capaz de gerenciar melhor o seu empreendimento, despertando em todos os envolvidos a vontade de crescer.

Melhore sistemas e processos

Quando falamos em boas práticas de gestão para escritórios jurídicos, é importante abordar os sistemas e processos internos. Um escritório jurídico precisa lidar, todos os dias, com um grande volume de informações.

Por exemplo, intimações podem aparecer a qualquer momento. Muitas deles precisam de uma resposta rápida por parte do advogado ou advogados envolvidos no caso. Ao mesmo tempo, é preciso acompanhar movimentações processuais e executar outras ações.

Todos esses são processos internos que demandam muito cuidado e atenção por parte dos colaboradores do escritório. Uma boa prática de gestão é analisar os sistemas e processos internos, para saber se eles são adequados.

Por exemplo, o seu escritório conta com um sistema automatizado para o recebimento de intimações? Ou todo o processo é realizado de forma manual, e nesse sentido com muito mais demora e chances de erro?

O bom gestor é capaz de analisar os diversos cenários, buscando maneiras de melhorar o ambiente interno, em busca de mais produtividade e assertividade.

Essas são algumas das boas práticas de gestão para escritórios jurídicos. Para que o seu escritório cresça no mercado, a gestão de qualidade deve ser um dos pilares.