Flintstones ou Jetsons? Escritórios do passado versus escritórios do futuro.

Flintstones ou Jetsons? Escritórios do passado versus escritórios do futuro.

Quando se trata da concorrência entre os escritórios de Direito a disputa entre empresas que pararam no tempo versus empresas modernas fica evidente. Talvez você já tenha notado esse embate no seu setor e a seguir falaremos um pouco mais sobre isso, porque é uma discussão que certamente merece a sua atenção.

Saiba mais sobre o embate entre os escritórios do passado x escritórios do futuro.

Como comentamos previamente, esse debate sobre Jetsons x Flintstones, ou melhor, passado x futuro, é antigo. Apesar disso, muitos profissionais não compreendem no que se baseia a discussão. O fato é que o debate merece atenção.

A seguir, elencamos alguns pontos para te ajudar a determinar qual é o perfil do seu escritório.

O escritório do passado.

Não é um escritório ruim, mas é focado em tradição. As coisas sempre foram feitas do mesmo jeito nos últimos 30 anos e talvez continuem iguais pelos próximos 30. Cada profissional tem que captar seus clientes e cuidar de todas as etapas das causas, não havendo muita flexibilidade para mudanças e para transformações.

Quase não existe espaço para o uso da tecnologia. O consumidor dos serviços do escritório do passado chega à empresa batendo na porta da frente, ou tocando a campainha, porque viu uma placa na rua bem simples, mas direta. Seus funcionários fazem tudo de maneira analógica, o que toma tempo e energia de todos eles, infelizmente.

Os clientes até gostam de seus serviços, mas ficam preocupados com as demoras para as causas avançarem e se sentem um pouco abandonados porque, devido a correria dos dias, falta tempo para cuidar deles e de suas necessidades mais básicas. Essa falta de atenção, muitas vezes, provoca baixas na lista de clientes ativos.

Portanto, o escritório do passado até funciona, mas não com todo o potencial que deveria atingir. Esses escritórios até têm gente talentosa trabalhando, mas ainda assim são muitas as falhas que fazem com que ele acabe sendo percebido como ultrapassado pelo mercado e a concorrência.

O escritório do futuro.

Normalmente, o escritório moderno e em sintonia com os avanços do mercado sempre é mais elogiado. Isso porque ele não tem medo de abraçar a tecnologia como uma aliada de fato. Com novos sistemas, softwares e aplicativos um escritório consegue agilizar demandas, simplificar trabalhos e melhorar o atendimento.

No escritório do futuro os clientes se sentem mais cuidados e acolhidos, o que é sempre muito positivo e bem considerado.

Suas causas costumam ser ganhas e abraçadas com capricho, o que faz com que eles se sintam mais confiantes de seguir com a parceria.

Além disso, os advogados que atuam no escritório do futuro estão relaxados e tranquilos, porque podem focar nas questões fundamentais dos processos, já que boa parte da rotina jurídica do escritório está automatizada. Esse tipo de satisfação faz com que eles rendam mais e alcancem resultados relevantes.

Sendo assim, podemos dizer que é melhor trabalhar e ser atendido pelos escritórios do futuro. Não que o escritório antigo não tenha o seu valor, porque tem, claro. Mas, dentro do sistema competitivo onde estamos inseridos, o escritório do futuro será sempre a primeira opção do público.

Na hora de decidir entre um e outro pense nas suas necessidades e prioridades, mas na hora de SER um deles, passado ou futuro, pense com a cabeça do futuro, porque é isso que vai te diferenciar num mercado para lá de complexo.

Agora que você já sabe o que precisa para figurar entre os escritórios do futuro chegou a hora de agir.

A primeira ação a ser tomada é contar com um bom software jurídico para seu escritório. O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar a rotina dos escritórios de Direito.

Atualmente, mais de 70 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades.

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