Você costuma participar de fóruns de discussão na advocacia? Saiba como isso pode ajudá-lo!

fóruns de discussão na advocacia

Os fóruns de discussão não são uma novidade na internet. Essas plataformas nada mais são do que um espaço de troca de informações e opiniões sobre um determinado tema. No universo jurídico, os fóruns de discussão na advocacia vêm ganhando cada vez mais espaço. Além de ser uma excelente ferramenta para o advogado se aprimorar, os fóruns são um espaço para você criar autoridade. As vantagens de participar de um fórum de discussão na advocacia são diversas e incluem a ampliação da sua rede de networking, bem como, a aproximação com potenciais clientes.

Se você ainda não participa de nenhum fórum de discussão na advocacia, vale a pena conferir!

Fóruns de discussão na advocacia: como funcionam?

Nos fóruns de discussão todos os participantes podem compartilhar experiências, emitir opiniões, apresentar dúvidas e dividir conhecimentos sobre um determinado tema. Trata-se de um espaço de troca, onde todos se beneficiam, já que os fóruns de discussão oferecem uma oportunidade de se aprimorar.

Para que um fórum funcione de forma efetiva, é essencial ter regras claras para os participantes, além de claro, a figura de um moderador. Nos fóruns as oportunidades devem ser oferecidas de forma igualitária, para que todos os participantes possam se posicionar sobre um determinado tema, dividir dúvidas ou conhecimentos.

Os fóruns de discussão na advocacia atendem a mesma dinâmica de um fórum de discussão qualquer. Eles podem ser voltados apenas ao público jurídico ou admitir a participação de leigos que tem interesse em algum tópico jurídico, por exemplo.

Por que participar de um fórum de discussão na advocacia?

A participação nos fóruns de discussão na advocacia é extremamente positiva para o advogado, especialmente considerando a dinâmica do Direito. Através dessas plataformas é possível tirar dúvidas sobre novas leis, expor opiniões acerca da jurisprudência, além de compartilhar conhecimentos teóricos. Ou seja, é uma excelente ferramenta para você se aprimorar.

Quanto mais focado em um tema é o fórum de discussão, maiores são as chances de os participantes aprenderem. Por isso, se você não quer perder tempo, uma boa dica é focar em fóruns que tratem sobre assuntos específicos e não temas jurídicos em geral.

Outra vantagem de participar de fóruns de discussão na advocacia é se posicionar como uma autoridade e chamar a atenção de potenciais parceiros e clientes. Sem dúvida, a participação nos fóruns também pode ser positiva para ampliar seu networking e, porque não, sua cartela de clientes!

Como se comportar em um fórum de discussão na advocacia?

A participação em um fórum de discussão pode ser algo bastante positivo para um advogado. No entanto, para aproveitar ao máximo as discussões, vale a pena pensar no comportamento.

Primeiramente, é imprescindível ser claro. Muitos advogados estão acostumados com o excesso de palavras para se expressar. No caso dos fóruns, no entanto, menos é mais.

Outro ponto a se observar é a guerra de egos. Encare os fóruns como uma oportunidade de aprender e se aprimorar. Ou seja, não queira impor sua opinião ou faça polêmica apenas para ganhar a atenção do grupo. Com certeza os participantes vão te admirar naturalmente, se você mantiver uma postura profissional e ao mesmo tempo colaborativa.

Por fim, não tenha medo de compartilhar. Alguns profissionais acabam trazendo a concorrência do mercado para dentro dos fóruns. A troca, no entanto, traz muito mais benefícios do que o medo de dividir informações úteis.

Fóruns de discussão e o Código de Ética da OAB

Assim como as redes sociais, os fóruns de discussão também acabam sendo uma espécie de vitrine para o advogado. E, como todos os profissionais da área já sabem, a promoção da advocacia é um tópico delicado, já que o Código de Ética da OAB a proíbe.

[Descubra também como as redes sociais podem ajudar você a conquistar mais clientes]

Segundo o artigo 42, I, do Código de Ética, responder com   habitualidade   consulta   sobre   matéria   jurídica, nos meios de comunicação social, com intuito de promover-se profissionalmente é uma conduta vedada ao advogado. Por isso, é comum que alguns profissionais tenham dúvidas se participar de um fórum jurídico pode representar qualquer espécie de risco.

Porém, com relação a isso, não é preciso se preocupar. O advogado pode (e deve) compartilhar seus conhecimentos, dúvidas e opiniões, desde que a expressão esteja pautada na informação e na educação. Divulgar conhecimentos não é punível, logo, o advogado não deve se abster de participar de fóruns divulgando o que sabe.

Você participa de fóruns de discussão na advocacia? Veja também como criar um perfil no LinkedIn que gera resultados!