Marketing Jurídico 4.0. Como aplicar no seu negócio?

Marketing Jurídico 4.0. Como aplicar no seu negócio?

Você já ouviu falar no marketing 4.0? Esse é um dos termos mais comentados da atualidade. Se você gerencia um escritório jurídico, é importante conhecer esse conceito e saber como aplicá-lo ao seu negócio.

Nesse artigo vamos mostrar como escritórios jurídicos podem fazer o marketing 4.0. Para isso, explicaremos um pouco sobre esse termo, mostrando o que ele representa e quais as suas vantagens para empreendimentos que atuam na área jurídica.

O que é marketing 4.0.

Antes de falarmos sobre como escritórios jurídicos podem fazer o marketing 4.0, é importante analisar esse conceito e suas origens.

A expressão, cunhada pelo renomado Professor de Marketing Philip Kotler, dá nome a fusão entre o marketing tradicional com as novas necessidades trazidas pelo mundo moderno. É uma nova maneira – mais eficiente – de aplicar o marketing em empresas.

Em outras palavras, podemos dizer que o marketing 4.0 se trata de uma nova revolução digital, só que agora voltada para os empreendimentos que atuam no mercado.

Entendendo os clientes modernos.

Um dos principais aspectos do marketing 4.0 é compreender os clientes modernos. Afinal de contas, marketing tem tudo a ver com conectar-se com o cliente. E no mercado de hoje, os clientes estão mudando com uma velocidade impressionante.

Se você fizer uma análise, perceberá que o perfil consumidor passou por grandes transformações, inclusive no segmento jurídico. Os clientes que procuravam por advogados no começo do século são bem diferentes dos que procuram advogados hoje.

Suas necessidades, demandas, desejos, atitudes, mentalidades, comportamento, hábitos e outros elementos passaram por transformações. Depois da revolução tecnológica, tudo mudou.

Por isso, as velhas estratégias de marketing já não funcionam. Elas não são capazes de se comunicar com os consumidores.

Mas quais são as principais diferenças entre os clientes antigos e os clientes modernos?

O consumidor do passado era previsível, seguia padrões e era fiel a uma marca, produto ou empresa apenas. Entender seu comportamento era simples e uma mesma campanha ou estratégia poderia ser aplicada a um grupo inteiro de pessoas.

Já os consumidores modernos são mais dinâmicos e pouco previsíveis. Eles mudam com frequência e não pensam duas vezes antes de migrar para uma marca que oferece mais benefícios. Além disso, são mais preocupados com questões sociais, buscam segurança, bom atendimento e preços justos.

Como aplicar o marketing 4.0 no seu negócio.

Não existe uma receita padrão de implantação do marketing 4.0. Mas alguns pontos devem ser obrigatórios.

Primeiro: você precisa repensar a mentalidade do seu empreendimento. Como todo processo, a implementação de novos modelos e ferramentas demanda um amadurecimento interno.

Segundo: fique atento aos detalhes estratégicos, por exemplo, a experiência do seu cliente, as novas tecnologias e a execução e desempenho da sua estratégia de marketing 4.0.

O marketing 4.0 está baseado em tecnologia, na inclusão, no cuidado com questões sociais e na horizontalidade das relações.

Isso gera efeitos, inclusive, na estrutura das organizações, que deixam de ser verticais, para serem mais horizontais – com menos chefes e mais líderes.

E lembre-se: uma nova dinâmica exige mais transparência das marcas diante de seu consumidor já que, graças à capacidade de fornecer e interagir facilmente com avaliações e análises, os clientes têm muita influência sobre os produtos e o marketing das empresas. Portanto, seja flexível e atenda sempre às expectativas e sugestões do seu cliente.

Agora que você já sabe por onde começar chegou a hora de investir na sua marca e experimentar o marketing 4.0.

O primeiro passo é contar com o auxílio de bons profissionais do segmento. A equipe de Marketing Jurídico do PROMAD, por exemplo, conta com designers especializados no universo jurídico, pautados pelo Estatuto da OAB, e está sempre pronta para conversar com os advogados sobre o papel do marketing 4.0 nos escritórios de advocacia.

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