Marketing jurídico: como fazer de forma eficiente e se destacar de seus concorrentes.

Marketing jurídico: como fazer de forma eficiente e se destacar de seus concorrentes.

Você sabe a diferença entre marketing tradicional e marketing jurídico?

Se o seu escritório não tem estratégias de marketing definidas, ainda está em tempo de se atualizar.

O mundo está passando por transformações e as empresas precisam acompanhar as tendências de mercado.

Nesse artigo vamos explicar a diferença entre marketing tradicional e marketing jurídico, mostrando a importância desse último para o seu negócio.

O que é marketing tradicional.

O marketing tradicional está presente no dia a dia de milhares de pessoas. Ele é representado pelas estratégias convencionais adotadas pelas marcas para atingir seus clientes e vender produtos e serviços.

Se enquadram nessa categoria os anúncios veiculados em televisão, rádio, jornais impressos, cartazes, panfletos e similares. Ou seja, o marketing tradicional é o marketing offline, físico e concreto.

Essa forma de marketing continua forte atualmente, tendo em vista a grande parcela populacional que consome conteúdo televisivo. E, por incrível que pareça, o número de pessoas que ainda assinam jornais impressos é alto.

No entanto, o marketing tradicional já não é suficiente para garantir a presença de uma marca no mercado. Existem outros canais, como a internet, nos quais o marketing tradicional não consegue penetrar.

O que é marketing jurídico.

O marketing jurídico é formado por um conjunto de estratégias voltadas para promover uma empresa ou escritório jurídico. É um método pelo qual um escritório de advocacia consegue alcançar pessoas que podem se tornar clientes em potencial.

Diferente do marketing tradicional, o marketing jurídico segue uma série de regras específicas. Os profissionais que atuam no direito devem seguir padrões estabelecidos em regulamentos, como é o caso do Código de Ética da OAB.

Logo, as campanhas de marketing devem estar pautadas em princípios. Nem tudo pode ser veiculado por um advogado ou escritório. Dessa forma, o marketing deve ser planejado com responsabilidade, diligência e segmentação.

Geralmente o marketing jurídico é personalizado e adaptado de acordo com os interesses do profissional ou empresa. Um escritório especializado em questões de família, por exemplo, deve implementar estratégias direcionadas para pessoas que enfrentam problemas familiares.

Mas o marketing jurídico não se resume às campanhas publicitárias. Existem outras práticas, como o relacionamento com o cliente, relações públicas, networking, participação em eventos e outras, que contribuem para a publicidade do negócio.

O que está permitido no marketing jurídico.

Ao contrário do que muitos imaginam, a OAB não impede o advogado de fazer publicidade.

Existem, no entanto, regras e parâmetros que devem ser respeitados. Dessa forma, o marketing jurídico deve seguir algumas regrinhas.

Por exemplo, é possível veicular anúncio contendo nomes e registro na OAB dos advogados membros de uma sociedade, número de registro da sociedade de advogados, endereço eletrônico e horário de atendimento.

Além disso, o advogado ou escritório pode manter uma página na web, bem como criar e veicular anúncios na internet. Esses são alguns exemplos de estratégias que podem ser implementadas com segurança, para atrair clientes e gerar receita.

Como implementar o marketing em seu escritório.

Agora que você já sabe a diferença entre marketing tradicional e marketing jurídico, está na hora de descobrir como implementar a estratégia do seu negócio. Afinal de contas, como é possível aplicar estratégias de marketing a um empreendimento jurídico?

Tudo começa pela escolha das ferramentas corretas. Se você deseja atingir grandes resultados em seu escritório ou empresa jurídica, é fundamental começar com responsabilidade.

O primeiro passo é identificar e estudar a sua persona. Ou seja, as características do seu cliente ideal. Por meio dessa análise, será possível traçar estratégias voltadas para a atração de novos clientes em potencial. Tudo isso sem violar as regras do Código de Ética da OAB.

Como vimos, o marketing jurídico é um dos grandes aliados dos advogados e empresas jurídicas. Ele é capaz de melhorar o desempenho do negócio, ajudar na captação de clientes e melhorar a imagem do escritório, entre outras coisas.

Agora que você já sabe a diferença entre marketing tradicional e marketing jurídico, comece a planejar os seus próximos passos para construir uma marca forte.

Você pode sempre contar com o auxílio de bons profissionais do segmento. A equipe de Marketing Jurídico do PROMAD, por exemplo, conta com designers especializados no universo jurídico, pautados pelo Estatuto da OAB, e está sempre pronta para conversar com os advogados sobre o papel do marketing jurídico nos escritórios de advocacia.

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