Melhore os resultados do seu escritório AINDA HOJE!

Quer saber o que fazer para melhorar os resultados do escritório? Nesse artigo separamos diversas dicas que serão úteis para implementar mudanças no seu estabelecimento.

1. Crie um ambiente de trabalho voltado para a produtividade

Quando pensamos em resultados, estamos falando diretamente em produtividade. E dentro de um escritório jurídico, assim como em qualquer empresa, só há produtividade quando o ambiente é favorável.

Se você já passou várias horas trabalhando em um escritório com ambiente pesado, tenso e nada agradável, sabe como isso pode ser fatal para a produtividade.

Funcionários se sentem muito mais motivados quando estão inseridos em um contexto que estimula as habilidades individuais, que oferece suporte e que atende suas necessidades. Tudo isso se traduz em resultados.

Para que o ambiente de trabalho seja mais produtivo, a organização é um dos pontos principais. Delimite quais são as tarefas e funções de cada um, mantenha uma dinâmica saudável de trabalho e recompense os colaboradores por suas conquistas.

2. Melhore a comunicação

Outra estratégia para melhorar os resultados do escritório é melhorar a comunicação. Muitos erros que atormentam advogados dentro de escritórios são decorrentes da falta de comunicação ou da comunicação deficiente.

Imagine, por exemplo, receber uma intimação e comunicar, de forma incorreta, o prazo para a realização de uma ação. Um pequeno erro no envio de uma mensagem pode gerar diversos efeitos negativos para o empreendimento.

Por isso é importante pensar maneiras de simplificar a comunicação, tornando-a o mais limpa possível. Por exemplo, manter um canal oficial para envio de informações relevantes, como o e-mail, é uma boa maneira de começar.

3. Automatize os processos

Não existe resultado sem produtividade. No entanto, seres humanos possuem limites. Ninguém pode ir além das suas forças, pelo menos não de maneira saudável. E existem tarefas dentro do escritório que são burocráticas – e até mesmo chatas.

Para conseguir melhorar os resultados do escritório, vale a pena pensar quais tarefas são realmente indispensáveis e quais podem ser automatizadas.

Por exemplo, se você faz a busca de intimações diretamente pelos sites dos tribunais, uma boa ideia é fazer isso através de um software jurídico, de forma centralizada. Dessa forma é possível alocar os recursos humanos em tarefas que realmente importam.

A automatização também tem relação com a padronização. Seguir um padrão dentro do escritório é excelente para a geração de resultados mais consistentes.

 

4. Treine os colaboradores

Dentro do universo jurídico, as práticas e processos podem mudar com frequência. Novas leis, reformas na legislação existente, novos prazos etc. Tudo isso influencia no dia a dia de trabalho dos advogados.

Por isso é fundamental manter o seu time sempre treinado e capacitado para lidar com novas realidades. Quanto mais bem preparado estiver o seu time, melhores serão os resultados alcançados no dia a dia.

Esse treinamento também inclui incentivar os colaboradores a buscarem, por conta própria, se atualizarem sobre temas que são importantes para o escritório.

5. Delegue tarefas

Quando um escritório cresce, o mesmo acontece com a demanda e quantidade de trabalho. Para melhorar os resultados do escritório, especialmente quando ele estiver crescendo, é fundamental delegar tarefas.

Se um advogado do escritório não for indispensável para realizar determinada tarefa, ela poderá ser direcionada para um estagiário, por exemplo. Dessa forma é possível dar vazão para o grande volume de tarefas do seu escritório.

No entanto, é preciso delegar com bastante cuidado e responsabilidade. Existem muitos procedimentos e ações tomadas dentro do escritório que demanda supervisão constante do advogado.

Agora você já sabe melhorar os resultados do escritório. O que está esperando para dar um upgrade no seu negócio jurídico? Assim você será capaz de crescer cada vez mais mercado.