Mídias sociais: como os escritórios jurídicos podem tirar proveito delas para ganhar clientes.

Mídias sociais: como os escritórios jurídicos podem tirar proveito delas para ganhar clientes.

As mídias sociais são utilizadas diariamente por milhões de pessoas. Quem está atento ao fenômeno, sabe que plataformas como Facebook, Instagram e YouTube são excelentes espaços para que empresas conversem diretamente com seus clientes em potencial.

O que você talvez não saiba é que os escritórios jurídicos também podem ganhar ao explorar as mídias sociais, alavancando o seu crescimento, atraindo clientes, conhecendo melhor o seu público e muito mais.

Nesse artigo vamos mostrar passo a passo como posicionar o seu escritório nas mídias sociais.

O poder das mídias sociais.

Todos os dias milhares de pessoas compartilham conteúdo online. Usuários comuns, pessoas de todas as idades e de todas as partes do país e do mundo, acessam as redes e mídias sociais para interagir e trabalhar.

Além do compartilhamento, existem outras ações que são tomadas por esses usuários, como os likes, os comentários e as respostas a stories. Graças a esse poder de engajamento, as mídias sociais se tornaram importantes ferramentas para o marketing das empresas.

Essa realidade pode fazer o seu escritório crescer exponencialmente, graças a plataformas como o Facebook, o Instagram e o YouTube, para citar algumas. As redes sociais e plataformas de vídeo oferecem, por exemplo, duas fontes distintas de tráfego: orgânico e pago.

O tráfego orgânico é gerado por meio do compartilhamento de conteúdo relevante, como posts, fotos e vídeos. Dessa forma é possível atrair usuários, que podem se transformar em clientes em potencial.

Já o tráfego orgânico é gerado por meio de anúncios publicitários. A maioria das mídias sociais permite que empresas e empreendedores criem campanhas pagas. É possível escolher para quem o anúncio será exibido e com que frequência.

Como o seu escritório pode aproveitar as mídias sociais.

Um escritório bem posicionado nas mídias sociais é capaz de gerar grandes resultados. Mas, como os escritórios podem se posicionar nesses canais? Existem algumas estratégias que funcionam de verdade. Elas devem ser implementadas de forma contínua e planejada.

Estude o perfil do seu público.

Para melhorar o posicionamento do seu escritório nas mídias sociais, o primeiro passo é estudar o perfil do seu público. A personalização do conteúdo é a chave para criar materiais ricos e relevantes, que falem diretamente com a sua audiência.

A criação de conteúdo personalizado requer conhecimento detalhado do seu público. Por isso, vale a pena analisar as características dos seus clientes ideais. Estabeleça a idade, as dores, as dificuldades, necessidades e outros aspectos de comportamento do seu cliente.

Publique conteúdo relevante.

Nas mídias sociais o conteúdo é o Rei. Sem conteúdo de qualidade o seu escritório não conseguirá se posicionar de maneira adequada. Afinal de contas, os usuários dessas plataformas estão em busca de conteúdo que atraia, que entregue soluções.

Nos canais oficiais do seu escritório, compartilhe informações que sejam de interesse do seu público. Use as redes não para vender, mas sim para informar e repassar conteúdo rico. É o que chamamos de marketing de conteúdo baseado em materiais de qualidade. Assim você será capaz de atrair clientes sem ser invasivo – e sem violar as normas que regem a profissão.

Interaja com a sua audiência.

Mais do que conquistar uma audiência, é necessário manter uma interação constante e verdadeira. A comunicação é um dos pilares do marketing moderno, conhecido como marketing 4.0.

Use os comentários, respostas privadas, enquetes, vídeos e outras ferramentas, oferecidas pelas próprias mídias sociais, para conversar com os seguidores e clientes do escritório.

Seguindo essas estratégias você será capaz de posicionar melhor o seu escritório nas mídias sociais. Os resultados aparecem a médio e longo prazo, por isso é importante começar o quanto antes e planejar as suas ações com antecedência.

Agora que você já sabe por onde começar chegou a hora de investir na sua presença digital e caprichar na gestão das mídias sociais do seu escritório.

O primeiro passo é contar com o auxílio de bons profissionais do segmento. A equipe de Marketing Jurídico do PROMAD, por exemplo, conta com designers especializados no universo jurídico, pautados pelo Estatuto da OAB, e está sempre pronta para conversar com os advogados sobre o papel das mídias sociais nos escritórios de advocacia.

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