O futuro é agora. Mas, afinal, o que é o Direito 4.0?

O futuro é agora. Mas, afinal, o que é o Direito 4.0?

A chamada Advocacia Digital ou a Era do Direito 3.0 teve como principal característica a consolidação dos recursos tecnológicos na rotina dos escritórios. Nesse momento, processos eletrônicos, certificado digital e softwares jurídicos são a realidade das rotinas jurídicas dos advogados.

Porém, como o desenvolvimento tecnológico não para o Direito 4.0 inaugurou uma nova fase e trouxe inovações para o mercado jurídico.

Robôs que automatizam o atendimento de clientes, softwares que analisam a jurisprudência de forma estratégica e outros recursos são apenas algumas das novidades dessa nova Era do Direito.

Por isso, nesse artigo, vamos falar um pouco mais sobre o tema. Boa leitura.

O que é o Direito 4.0.

O Direito 4.0 nada mais é do que uma nova fase da tecnologia de ponta no Direito, que agora se faz presente na vida do advogado. Hoje, recursos como a inteligência artificial, big data e até a internet das coisas passaram a fazer parte da rotina de inúmeros escritórios.

Com o Direito 4.0 o advogado tem à sua disposição recursos tecnológicos que auxiliam em uma atuação mais estratégica e no processo de tomada de decisões. Enquanto no Direito 3.0 o advogado ganhou agilidade para executar as tarefas do dia a dia, no Direito 4.0 o trabalho intelectual também ganha mais valor, já que com esses novos recursos o profissional pode oferecer uma abordagem mais estratégica ao cliente.

A evolução do Direito.

O Direito 4.0 também é o resultado de uma evolução da área jurídica. Para se chegar a uma nova fase, em que os advogados contam com o suporte de robôs para realizar o trabalho, foi necessário passar por diversas transformações.

O Direito 1.0, por exemplo, foi a fase em que as atividades jurídicas eram executadas praticamente de forma artesanal. Lembra-se do tempo em que as petições eram redigidas em máquina de escrever? E o controle das publicações que era feito a partir de recortes do Diário Oficial? Sim, durante um bom tempo as tarefas de um escritório de advocacia eram realizadas de forma manual. E, como resultado, a prestação de serviços era pouco eficiente e bastante cara.

Com a chegada dos editores de texto e planilhas, o cenário mudou. Somado a isso, o surgimento dos Juizados Especiais aumentou a demanda no contencioso. Essa fase em que o advogado ganhou mais rapidez para executar sua rotina básica é chamada de Direito 2.0 e foi marcada pelo início da automatização das rotinas.

Na sequência, os softwares jurídicos, aplicativos, processo eletrônico e certificado digital inauguraram a fase do Direito 3.0. Nela, o advogado conseguiu automatizar as rotinas e eliminar os serviços de suporte. Com mais agilidade, o advogado teve mais tempo para se focar no core business do seu escritório.

E, por fim, principalmente com a chegada da inteligência artificial, o Direito ganha uma nova fase, a Era do Direito 4.0 em que o advogado tem recursos estratégicos que beneficiam não apenas o dia a dia do escritório, como também a construção de estratégias e o processo de tomada de decisões.

O Direito 4.0 e novo advogado.

A utilização de recursos tecnológicos avançados no dia a dia do advogado mudou não apenas a sua rotina, como também a sua forma de pensar.

Para se destacar no mercado não basta oferecer eficiência e bons serviços. É preciso que o advogado entregue valor ao seu cliente. E, para gerar essa percepção de valor, o uso dessas novas tecnologias são essenciais.

Hoje, por exemplo, com o uso da Jurimetria, o advogado consegue montar teses mais estratégicas, considerando o interesse do seu cliente. Da mesma forma, ele consegue prestar todo o suporte, sem que para isso precise perder horas no atendimento.

Em tempo: Jurimetria é a estatística aplicada ao direito, em uma análise simples e direta. Tem sido utilizada em conjunto com softwares jurídicos num modelo de tentar prever resultados e oferecer (daí a questão estatística) probabilidades e valores envolvidos nestas análises.

Bom, se você ainda tinha alguma dúvida sobre o uso da tecnologia no Direito, esperamos ter ajudado.
Afinal, o Direito 4.0 é um caminho sem volta e que pode aprimorar a prestação dos serviços jurídicos.

Advogados que resistem à essa nova fase, podem acabar perdendo espaço no mercado e boas oportunidades. Afinal, as inovações tecnológicas no direito são, na verdade, aliadas imprescindíveis.

Portanto, agora que você já sabe como utilizar a tecnologia como sua aliada, a primeira ação a ser tomada é contar com um bom software jurídico no seu escritório. O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar a organização das suas rotinas jurídicas.

Atualmente, mais de 80 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades.

Acesse www.promad.adv.br e conheça melhor o Integra, o software jurídico do advogado brasileiro.