6 podcasts jurídicos que todo advogado deveria ouvir

podcasts jurídicos

O dia a dia dos advogados e o trabalho que envolve as rotinas jurídicas como um todo, por vezes, pode ser maçante. Deslocamentos para participar de audiências, reuniões com clientes, confecção de peças processuais, tarefas administrativas do escritório, enfim, o que não faltam são atribuições.

Em meio a tudo isso, ainda se exige do advogado tempo para que ele possa se atualizar sobre o que se passa no mundo jurídico, em que a todo momento há uma nova legislação, jurisprudência ou publicação de um livro relevante. Para muitos profissionais essa conta simplesmente não fecha e esse esforço tão necessário de estudar e se atualizar pode acabar ficando de lado.

Uma forma de contornar pelo menos em parte o problema da falta de tempo é acompanhar podcasts jurídicos. De uma forma leve e informal é possível absorver informações e conhecimentos importantes. E o melhor: tudo isso pode ser feito enquanto você está na academia, no carro ou na fila do banco. Basta colocar o áudio para tocar no celular enquanto você se dedica a essas atividades.

Gostou da ideia? Então, confira o post de hoje com 6 sugestões de podcasts jurídicos!

1. Podcast do Fernando Mesquita

Para quem sonha com a aprovação em concurso público, acompanhar o podcast  do Fernando Mesquita é uma excelente pedida. Em seu programa, ele traz à discussão temas ligados a preparação para os certames, com dicas de gestão de tempo, indicação de bibliografias e informes sobre editais a serem publicados.

2. Direito ADM Podcasts Jurídicos

Na mesma linha do Fernando Mesquita, a professora Irene Nohara tem seu próprio podcast também com temas ligados a concursos públicos. Por outro lado, o foco do conteúdo produzido por ela está mais ligado às questões das provas de Direito Administrativo. Trata-se, portanto, de uma pegada mais objetiva, em que os exercícios são destrinchados para quem está estudando a matéria.

3. Direito Tributário com Felipe Renault

Não é novidade para ninguém que Direito tributário é uma matéria intrincada, com uma legislação altamente complexa. Podemos dizer que esse é um típico assunto para especialistas, como é o caso do professor Felipe Renault, mestre em Direito Constitucional pela UFF, pós-graduado em Direito Fiscal pela PUC/RJ (2008), professor na Universidade Federal Fluminense – UFF e doutorando em Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento na UERJ.

Em seu podcast ele discute temas quentes relacionados ao direito tributário, como reforma tributária, imunidade tributária, pacto federativo, carga tributária, entre outros.

4. Lexcast

O lexcast é um dos podcasts jurídicos de conteúdo mais vastos. As primeiras publicações datam ainda de 2014 e falam absolutamente sobre tudo que tenha alguma interface com o Direito, de uma forma leve e bem humorada. Para quem pensa em combinar conteúdo relevante, interatividade e um clima descontraído, fica aí essa dica preciosa.

5. Direito criativo

O podcast Direito Criativo também trabalha em uma pegada de descontração, trazendo temas genéricos que envolvam Direito. Em publicações recentes, os criadores do canal chegaram a produzir um programa 100% sobre música e arte e sua relação com as ciências jurídicas. Segue, portanto, mas um boa indicação de entretenimento e bom conteúdo.

6. KPIs Jurídicos

Como qualquer outro setor de uma empresa, o departamento jurídico ou a assessoria jurídica demanda boas práticas de gestão. Infelizmente, esse ainda é um aspecto que precisa ser trabalhado no meio jurídico, em que a média dos profissionais acredita que seu trabalho começa e termina em questões ligadas exclusivamente ao Direito.

Em busca de construir um novo entendimento a esse respeito, Dr. Victor Bastos, gerente jurídico da FTD Educação, trata em seu podcasts jurídico de como o advogado pode e deve tomar frente das rotinas administrativas dos departamentos jurídicos e chegar a melhores resultados junto a suas equipes.

Com o post de hoje sobre podcasts jurídicos esperamos ter trazido boas dicas de conteúdo para quem pensa em explorar as possibilidade que esses canais de comunicação oferecem. Como você deve ter percebido, o que não faltam são opções de temas e assuntos a serem acompanhados.

E aproveitando o gancho das dicas de podcasts jurídicos que tratam de concurso público, deixamos a indicação de mais este artigo de nosso blog com o tema: Primeiro concurso público, o que fazer?