Por que capacitar novos talentos no meu escritório?

Por que capacitar novos talentos no meu escritório?

Capacitar novos talentos é um desafio para inúmeras empresas. Porém, hoje, no ambiente corporativo, a maioria dos negócios já reconhece os impactos positivos que a capacitação pode trazer para uma empresa. Mas, e nos escritórios de advocacia? Será que isso acontece?

Infelizmente, nem todas as bancas reconhecem o valor da capacitação de novos talentos e acaba desperdiçando oportunidades de obter mais resultados. Se você é um advogado gestor e não está atento a isso, vale a pena conferir porque capacitar novos talentos para o seu escritório!

Diminua a taxa de rotatividade

Uma alta taxa de rotatividade é algo nocivo para qualquer negócio. Nos escritórios de advocacia, porém, ela pode ser ainda mais danosa! Isso porque os advogados são o maior ativo de uma banca. Em outras palavras, seus clientes te contratam pelo atendimento e pelos resultados proporcionados pelo seu time.

A capacitação hoje é uma das principais estratégias para reter talentos. Isso porque, a maioria dos profissionais não está em busca de apenas um bom salário. Hoje, a maioria quer oportunidades e prefere trabalhar em uma empresa que invista em seu time.

Mais do que um plano de carreira

Como falamos, hoje a maioria dos advogados não está em busca apenas de um bom salário. Mais do que isso, a maioria dos profissionais prefere um escritório que aposta em seu time e está disposto a modernizar as rotinas em busca de mais flexibilidade e qualidade de vida.

Capacitar seu time de advogados para atuar com a tecnologia é uma estratégia que dá resultados. Embora no começo a adaptação e a mudança dos antigos métodos seja um pouco desgastante, adotando a tecnologia é possível ter mais flexibilidade e mais qualidade no dia a dia.

Basta lembrar que, com um software jurídico, por exemplo, é possível trabalhar remotamente, evitando desgastes com deslocamento e otimizando a rotina do profissional. Com o uso dessa ferramenta e a capacitação do time, não apenas a qualidade de vida, como também a produtividade, a comunicação e os resultados acabam melhorando.

[Você sabia que um software jurídico com aplicativo no celular pode aumentar a produtividade do seu escritório? Confira!]

Evite perder clientes!

Você provavelmente já escutou alguma história sobre a quebra de uma sociedade de advogados, certo? Esse acontecimento é relativamente comum e ocorre quando um advogado, ou um grupo de advogados, deixa um escritório. Na maioria das vezes, a saída desses profissionais é acompanhada de uma perda expressiva de clientes, o que acaba afetando toda a estrutura da banca.

Capacitar o seu time proporciona que seus advogados reconheçam o investimento e, em vez de sair do escritório, acabem investindo na sua própria estrutura. A capacitação gera uma relação positiva de reciprocidade, fazendo com que o profissional se sinta representado pela marca do escritório e queira fazer mais por ela.

Melhore o ambiente interno

Quando você capacita o seu time de advogados, você não apenas oferece oportunidades de aprimoramento e crescimento para o seu time. O reconhecimento também surge e o clima organizacional melhora significativamente. Qual funcionário não gosta de saber que a empresa preza pela sua melhoria? A capacitação traz uma melhora não apenas de processos internos, como também do relacionamento e da comunicação.

Dê espaço para a inovação

Um escritório de advocacia que capacita seu time de advogados também abre espaço para inovação. Isso porque, através de conhecimento e novas técnicas, seu time de advogados está mais qualificado para modernizar práticas internas e até melhorar a prestação de serviços jurídicos. Conhecimento é a chave para promover uma série de melhorias e ter como consequência mais resultados!

Seu escritório mais competitivo

Como um advogado gestor você já conhece a alta competitividade típica do mercado jurídico, certo? Cada vez são mais profissionais e escritórios batalhando pelos mesmos clientes, por isso, não existe forma de vencer a concorrência senão com um time forte. Se você não está investindo na capacitação e no aprimoramento do seu time, você está perdendo oportunidades de se destacar e de garantir a sua carteira de clientes. Logo, é bom abrir os olhos!

Gostou dessas dicas? Você conta com um projeto de capacitação de novos talentos para o seu escritório? Descubra também como melhorar a gestão de pessoas no seu negócio. Clique aqui e saiba mais!