Por que investir no espaço do seu escritório de advocacia?

Por que investir no espaço do seu escritório de advocacia?

Muitos advogados consideram pouco estratégico o investimento no espaço do escritório de advocacia. A justificativa utilizada por essas pessoas é que outras questões merecem maior atenção, o que não deixa de ser verdade em certa medida. No entanto, podemos dizer que existe o mínimo de zelo necessário para com a sede de seu negócio. Afinal, por melhor que seja a qualidade dos serviços prestados, uma primeira má impressão em relação ao ambiente afastará potenciais clientes, mesmo aqueles que já tenham uma predisposição a fechar negócio.

Para entender mais e melhor o quão importante é investir no espaço de seu escritório, acompanhe o post de hoje. Falaremos dos impactos sobre a percepção do público, da necessidade de promover o bem-estar no ambiente de trabalho e das novas funcionalidades que podem ser adquiridas com esse tipo de investimento. Não deixe de conferir!

Impacta a percepção do cliente

Como já destacado anteriormente, o ponto central em relação ao investimento no espaço do escritório de advocacia é o impacto gerado sobre a percepção do cliente. Um ambiente bem decorado, com mobílias de qualidade e um layout bem arranjado pode e deve causar uma excelente impressão.

Ao mesmo tempo, é óbvio que tudo não se resume a primeiras impressões, mas o escritório de advocacia bem arranjado, assim como a sede de qualquer empresa, diz muito sobre a “marca”. Uma firma que conta com instalações de luxo, por exemplo, passa a mensagem de que busca por clientes de alto poder aquisitivo. Por outro lado, um escritório de decoração mais sóbria, bem organizado, mas sem mobílias e acabamento de alto padrão, transmite a ideia de contar com serviços mais acessíveis do ponto de vista financeiro.  

Promove bem-estar no ambiente de trabalho

A qualidade das instalações de um escritório impacta diretamente o bem-estar dos funcionários. Há de se ter em vista que, em média, advogados podem passar 40, 50h ou até mais tempo neste espaço. Logo, é mais que necessário que o escritório seja minimamente confortável para abrigar a todos por tantas horas. 

Nesse sentido, um dos aspectos que mais chama a atenção é a necessidade de adaptar o escritório a bons parâmetros de ergonomia. As estações de trabalho, por exemplo, devem estar dispostas de modo a não provocarem prejuízos a constituição física das pessoas. Inclusive, pelo sistema e-Social que, entre outras coisas, é destinado a reportar informes sobre as condições de trabalho nas empresas, é preciso detalhar as condições de saúde e segurança do trabalhador, o que engloba questões ligadas a ergonomia.

Proporciona maior funcionalidade 

Mais que um ambiente agradável e bem decorado, o investimento no escritório de advocacia também deve prezar pela funcionalidade do espaço. Contar com uma cozinha para preparar refeições rápidas e o bom e velho cafezinho, por exemplo, é algo primordial. Pense também no quanto pode ser importante para o bom andamento das atividades do escritório uma sala de reuniões bem equipadas, em que se possa fazer apresentações e videoconferências. Essas funcionalidades têm um grande impacto positivo no dia a dia do escritório. 

Como você pôde perceber, o investimento no espaço do escritório de advocacia é algo central para condução das atividades em seu negócio. A combinação de todas as vantagens listadas contribui decisivamente para o andamento do trabalho, sobretudo, para a produtividade. Afinal, um escritório confortável, funcional e bem equipado é algo mais que desejável. 

E agora que você já conhece todas as vantagens de investir no escritório de advocacia, que tal conferir o artigo de nosso blog que traz 7 passos primordiais para montar um escritório