Dicas para o primeiro concurso público. O que fazer?

Dicas para o primeiro concurso público. O que fazer?

Pensando em bons salários e na tão sonhada estabilidade profissional, muitos advogados vêm deixando os escritórios para investir nos concursos públicos. O mercado cada vez mais competitivo e saturado também é um fator de estímulo para muitos profissionais que estão apostando na carreira púbica.

Conquistar uma vaga em um concurso público, no entanto, é tão desafiador quanto conquistar novos clientes e se posicionar no concorrido mercado jurídico. Além de determinação e foco, é preciso estudar bastante e não cometer alguns deslizes que podem colocar tudo a perder. Se você pensa em trilhar novos caminhos na carreira e investir em um concurso público, confira as dicas do artigo.

Tenha clareza sobre o que você deseja para a sua carreira.

Quando se fala em concurso público, muitos advogados pensam logo nos bons salários, na estabilidade e até no prestígio que algumas carreiras públicas podem trazer. Porém, esses fatores externos não costumam ser suficientes na hora de manter um candidato focado e motivado para conquistar seus objetivos.

Portanto, é essencial ter clareza sobre os motivos que te levaram a prestar um concurso público. E, principalmente, quais são as suas habilidades e competências que se alinham com a carreira pública.

Muitas vezes, um advogado decide mudar de trajetória porque se sente frustrado com os resultados da própria banca. Porém, muitas vezes o problema não está na carreira em si, mas sim na falta de clareza sobre as habilidades e competências e como usá-las para ter mais resultados no trabalho.

Algumas vezes é melhor buscar um coaching de carreira antes mesmo de tomar a decisão de prestar um concurso público. Só opte por esse caminho se os motivos forem suficientemente claros.

Faça um planejamento.

Quem deseja ter sucesso em um concurso público precisa agir de forma estratégica e planejada. Todo o processo, do estudo à realização das provas, é um projeto de longo prazo. Logo, é necessário que você se dedique de forma estratégica para não se desmotivar, dando atenção as matérias que mais têm dificuldade e estudando de forma organizada.

Para quem pretende conciliar os estudos com a advocacia, a necessidade de planejamento é ainda maior. Afinal, você terá uma dupla jornada de trabalho e menos finais de semana. Por isso, organize seu tempo para estudar e para recarregar as energias.

Administração do tempo.

O tempo é um recurso escasso para todos e o advogado que precisa conciliar a advocacia e os estudos para concursos, precisa aproveitar bem cada minuto, se deseja ter sucesso nos seus objetivos.

Uma ótima alternativa para esses profissionais é buscar cursos preparatórios online. Assim, é possível assistir as aulas de acordo com a sua disponibilidade. Além disso, é preciso organizar espaços de estudo na agenda e se comprometer com eles.

Disciplina é essencial, ainda mais quando se trata de estudar durante o tempo que você poderia investir em lazer.

Aprimore o seu foco.

Por fim, outro desafio de quem decide prestar um concurso público é se manter focado durante os estudos para conquistar seus objetivos. Hoje, a quantidade de distrações disponíveis é grande. Deixar as redes sociais, o Netflix e até as saídas com os amigos de lado é uma boa ideia.

Um recurso que pode ajudar bastante com a questão do foco é a meditação. Usando técnicas de meditação você pode se concentrar com mais facilidade, bem como, absorver conteúdos com mais qualidade.

Analise o seu perfil profissional antes de prestar um concurso público.

As melhores escolhas na vida são feitas com base no autoconhecimento. Especialmente quando se trata de uma mudança de carreira, é fundamental saber se o seu perfil se alinha com o cargo que você deseja.

Existem uma série de possibilidades na carreira pública e, certamente, ser um Advogado da União requer habilidades bem diferentes daquelas exigidas para um promotor ou mesmo um juiz.

Avalie dentro das carreiras públicas qual é aquela que mais está em harmonia com seu perfil profissional. Isso com certeza fará toda a diferença quando se tratar não apenas de passar no concurso público, mas também de ter satisfação profissional quando exercer.

Todos os caminhos profissionais são válidos e capazes de trazer satisfação. Para a melhor escolha, no entanto, vale sempre avaliar os prós e contras, as expectativas e a realidade, o seu perfil e principalmente a sua clareza em tomar um novo rumo.

Gostou das dicas? Então, se a sua ideia é seguir estudando para concursos, você precisa otimizar a gestão do seu tempo urgentemente.

A primeira ação a ser tomada é contar com um bom software jurídico. O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar a organização das suas rotinas jurídicas.

Atualmente, mais de 80 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Desenvolvido para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades.

Acesse www.promad.adv.br e conheça melhor o Integra, o software jurídico do advogado brasileiro.