Processos eletrônicos: evite a dor de cabeça com a perda de prazos.

Processos eletrônicos: evite a dor de cabeça com a perda de prazos.

A ideia de que um software cuide dos seus processos eletrônicos, obviamente, parece mais agradável do que a de ter que cuidar deles da maneira antiga, ou seja, manualmente. Entretanto, mesmo com a ajuda da tecnologia, controlar os seus prazos processuais ainda demanda muito da sua atenção. Vamos falar mais sobre isso neste artigo. Boa leitura.

O que são processos eletrônicos?

Os processos eletrônicos são um meio de facilitar o avanço de causas jurídicas, funcionando também como uma maneira de economizar os meios físicos. Não se gasta tanto com papel ou recurso humano, afinal, com a digitalização dos materiais, as situações são resolvidas com mais brevidade.

Muitos advogados ficam muito satisfeitos quando trabalham com tribunais que privilegiam esse tipo de processo, porque isso facilita os seus trabalhos e rotinas advocatícias. Os escritórios de Direito também saem ganhando.

Quando o acompanhamento de processo é simplificado tudo melhora, mas no caso dos processos eletrônicos ainda existe a necessidade de focar em uma análise constante dos avanços processuais, e isso pode ser complicado, dependendo de como é feito.

Gasto de tempo com acompanhamento de processo pode custar caro.

Embora o acompanhamento dos processos eletrônicos seja, em tese, mais simples, é fato que: acompanhar cada um deles manualmente ainda demanda muito trabalho.

Tanto trabalho toma tempo e prejudica o cuidado com questões mais importantes, como os estudos das causas, diálogo com clientes ou preparação para audiências. Não dá para fazer tudo com a mesma qualidade e, quando a atenção tem que ser dividida, questões fundamentais se perdem.

Quando um escritório de Direito tem um advogado focado exclusivamente nos processos eletrônicos, por exemplo, algo muito ruim pode se evidenciar no dia a dia. Isso porque ele acaba deixando de focar em fatores primordiais para o seu sucesso e para a satisfação dos seus clientes. Isto representa, no final, prejuízo para uma empresa de Direito.

Essa consciência é fundamental, porque é a partir dela que soluções específicas vão de fato ser buscadas e abraçadas, e abaixo vamos apresentar algumas que realmente podem ajudar:

1 – Automatização desse tipo de procedimento.

O uso de uma controladoria jurídica pode simplificar demais o acompanhamento dos processos jurídicos, de fato. Ela é utilizada por vários escritórios e o seu com certeza pode se beneficiar desse tipo de esforço. Ainda que o costume de fazer as coisas de um jeito analógico e ao modo antigo possa funcionar, isso toma tempo e energia dos advogados. Por isso, contar com um sistema que automatize a sua rotina é fundamental.

2 – Definição de regras sobre o tema.

Um escritório de Direito precisa definir como vai funcionar o acompanhamento dos processos jurídicos, de fato.
Isso porque se essas normas estão claras fica mais fácil para os advogados resolverem as questões e se manterem atentos. Regras servem para simplificar situações, não para piorá-las, e quando elas estão estabelecidas, fica mais fácil solucionar questões e tornar tudo mais compreensível e prático para quem está envolvido.

3 – Clareza sobre prioridades e prazos.

Isso também é bastante importante, mesmo. Se um escritório tiver bem claro o que precisa fazer para cuidar de cada processo e dos seus respectivos prazos o advogado de cada causa estará mais tranquilo, podendo focar no que realmente é relevante para que ele tenha os melhores resultados. Sem isso fica muito complicado conseguir manter tudo nos eixos, dedicando a devida atenção ao que realmente importa.

Sendo assim, se você quer que os processos jurídicos se mantenham bem acompanhados é fundamental abraçar a tecnologia, contar com regras específicas e definir prazos relacionados. Isso tudo vai te ajudar a chegar nos resultados esperados.

Então, agora que você já sabe o que precisa para trazer mais tecnologia para o seu escritório de advocacia, a primeira ação a ser tomada é contar com um bom software jurídico.

Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar a organização das suas rotinas jurídicas.

Atualmente, mais de 80 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades.

Acesse www.promad.adv.br e conheça melhor o Integra, o software jurídico do advogado brasileiro.