Processos manuais na advocacia: como um software jurídico pode acabar com eles.

Processos manuais na advocacia: como um software jurídico pode acabar com eles.

Os softwares jurídicos não são mais uma novidade e já fazem parte da vida de milhares de advogados. Mas, embora os benefícios deste tipo de ferramenta na gestão das rotinas jurídicas já sejam bem disseminados entre os advogados, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre como podem automatizar o dia a dia dos seus escritórios.

Como o Direito é uma área bastante tradicional, não é difícil encontrar quem ainda se mantenha preso a uma série de processos manuais e a burocracia da advocacia.
Estes processos, no entanto, consomem tempo e recursos do escritório, tornando a sua prestação de serviços mais cara e demorada.

Todos sabemos que a advocacia é um mercado extremamente competitivo, portanto, perder tempo e dinheiro com burocracia e trabalhos “manuais” pode gerar insatisfação de clientes.
Isso sem falar na rentabilidade do escritório, que pode ser muito maior se o advogado modernizar a gestão da sua rotina jurídica.

Nesse artigo, vamos mostrar como um software jurídico pode ajudar você a eliminar processos manuais e a transformar o seu dia a dia no trabalho. Vamos começar então.

O controle e a gestão de Intimações Judiciais são essenciais para que o advogado não perca prazos processuais e realize um acompanhamento assertivo dos processos. No entanto, muitos profissionais ainda perdem tempo buscando informações nos sites dos Diários Oficiais ou mesmo se cadastrando junto aos sites dos Tribunais.

Esse tipo de atividade, além de ser demorada, está sujeita a falhas que podem trazer enormes danos ao cliente e prejuízos ao escritório. Imagine, por exemplo, perder o prazo para contestar uma ação, ou mesmo, comparecer à uma audiência?

Utilizando um software jurídico o advogado pode realizar o cadastro de todas as informações processuais, além de gerenciar publicações e intimações de forma simples e rápida. Outra funcionalidade comum é a agenda que permite o controle de prazos, sem a necessidade de papel e com mínimas chances de esquecimento.

Gestão eficiente de processos: o sonho de todo escritório.

A gestão de processos é uma das atividades mais importantes de um escritório de advocacia. Afinal, toda a comunicação com o cliente – e também a atuação junto ao Judiciário – depende do acompanhamento dos processos.

No entanto, quando a gestão é feita por meio de planilhas, ou mesmo fichas de andamento, os profissionais costumam perder muito tempo. Além disso, esse tipo de procedimento também está sujeito a falhas.

Utilizando um software jurídico, o advogado pode automatizar o controle de seus processos e organizar todas as informações relevantes sobre o andamento, com muito mais rapidez e eficiência. E, claro, com menor probabilidade de falhas.

Dê adeus à busca manual de documentos. Sim, você pode!

Muitos escritórios têm problemas com o excesso de papel e, apesar dessa prática ser parte da cultura dos escritórios mais “antigos”, os funcionários sempre se complicam na hora de organizar grandes volumes de documentos. Com o uso de um software jurídico, como muitas informações ficam armazenadas no próprio software, não existe a necessidade do uso de papel para anotações de informações ou mesmo compromissos.

No próprio computador, o advogado encontra tudo o que precisa, com rapidez e eficiência, sem necessidade de recorrer a pastas, arquivos e documentos físicos, acabando com aquelas angustiantes pilhas de papel na mesa. Além disso, a digitalização dos documentos é também uma forma de contribuir para a preservação do meio ambiente.

Comunicação e produtividade: a sua equipe agradece.

Devido à alta competitividade do mercado, muitos escritórios precisam profissionalizar a gestão e desenvolver o trabalho em equipe. Mas, como promover o engajamento da equipe se os processos internos são manuais, desorganizados e não contam com nenhuma uniformidade?

Com um software jurídico é possível envolver todos os profissionais com as atividades do dia a dia, de forma simples e eficiente. Como um software organiza e automatiza as rotinas, os advogados rapidamente sabem o que é preciso ser feito, individualmente ou em equipe, para construírem uma semana produtiva.

Bom, se você ainda não havia pensado na automação de rotinas jurídicas, é bom se manter atento às novas tecnologias do Direito.

A primeira ação para se atualizar, sem sombra de dúvida, é contar com um bom software jurídico no seu escritório.

O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar a rotina dos escritórios de Direito. Atualmente, mais de 80 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software.

Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades.

Acesse www.promad.adv.br e conheça melhor o Integra, o software jurídico do advogado brasileiro.