Produção de Conteúdo. A estratégia de marketing perfeita para o seu escritório.

Produção de Conteúdo. A estratégia de marketing perfeita para o seu escritório.

Você sabia que, nesses novos tempos em que as redes sociais ditam tendências, a produção de conteúdo figura entre as principais estratégias de marketing das empresas? No universo dos escritórios jurídicos isso não é diferente.

Nesse artigo vamos mostrar como o seu escritório pode usar a produção de conteúdo relevante como estratégia de marketing. E então? Pronto para se conectar ao futuro da advocacia?

O que é marketing de conteúdo.

A chave para a criação de um conteúdo relevante é o planejamento.

Em outras palavras, o marketing de conteúdo nada mais é do que a produção de conteúdo específico para nichos de consumidores, com base em estratégias de marketing digital na qual as empresas criam conteúdo honesto, transparente e educacional.

Tudo isso de forma personalizada e direcionada para o seu público-alvo. Dessa forma a empresa é capaz de gerar engajamento e atrair os clientes certos para os seus produtos e serviços. Normalmente, o objetivo da produção de conteúdo é gerar tráfego orgânico (gratuito), aumentar a geração de leads qualificados (clientes em potencial) e aumentar o número de vendas.

No caso dos escritórios jurídicos, isso significa mais clientes e mais casos em tramitação. Sem falar que com essa estratégia é possível alcançar clientes qualificados, gerando muito mais lucro para o empreendimento.

Uma estratégia bem elaborada de marketing de conteúdo coloca o seu escritório na posição de líder de opinião no mercado, posicionando a sua marca entre as mais relevantes do segmento nas buscas do Google. Além disso, a estratégia contribui para a formação de um forte vínculo entre marca / clientes.

Mas como os escritórios jurídicos podem usar a produção de conteúdo como estratégia de marketing? E quais são os tipos de conteúdo que podem ser adotados? É o que veremos agora.

Tipos de conteúdo que podem ser usados pelo escritório.

Postagens no blog.

Um dos principais conteúdos para escritórios jurídicos são os posts para blogs. Eles permitem levar informações de qualidade para o público-alvo, com temas que podem ser explorados em Artigos que abordem temas referentes a especialidade do escritório.

Os artigos devem ser produzidos de acordo com a etapa de amadurecimento do cliente. Uma boa ideia é seguir o funil de vendas*: conteúdo genérico no topo, conteúdo intermediário no meio e conteúdo de venda ao final.

A proporção deve ser de 70% para artigos informativos. Os conteúdos com foco em venda devem corresponder a menos de 30% de todo o material produzido e publicado no blog do escritório.

*Funil de vendas é uma representação das etapas que um potencial cliente passa, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda. Normalmente um funil de vendas (ou pipeline) é dividido em 3 etapas: topo de funil (ToFu), meio de funil (MoFu) e fundo de funil (BoFu).

E-books.

Outro modelo de conteúdo para escritórios jurídicos são os e-books, alternativa ideal para apresentar um conteúdo mais aprofundado. No entanto, os e-books devem ser ilustrados e com o design caprichado para serem mais atrativos.

Uma ótima estratégia é oferecer o e-book como recompensa digital em contrapartida ao cadastro em uma lista de e-mail, inscrição e likes na sua página ou similares. Um e-book bem desenvolvido, com conteúdo relevante, ajuda a atrair e fidelizar seguidores para as suas redes sociais.

Vídeo.

Estudos de marketing já demonstraram que o conteúdo em vídeo é capaz de vender mais do que o conteúdo em imagem e texto.

Escritórios de advocacia podem investir em vídeos informativos, publicados em canais próprios ou em plataformas de vídeo, como o YouTube. Assim como os artigos de blog, os vídeos ajudam na captação de clientes.

Infográficos.

Nos infográficos o texto é a exceção e a imagem é a regra. Utilizando conteúdos bem visuais, os infográficos apresentam informações de forma dinâmica e são ótimos para você se comunicar com o seu público-alvo de forma simples e direta.

Como criar conteúdo relevante para o seu escritório.

A chave para a criação de conteúdo relevante – seja em vídeo, texto ou imagem – é o planejamento. Antes de começar a publicar, analise o seu público, estude e defina a sua persona e determine a sua linha editorial.

Conforme indicamos anteriormente, a produção de conteúdo é uma das melhores estratégias de marketing para escritórios jurídicos. Por isso, comece agora mesmo a planejar a sua pauta de produção. Dessa forma, em pouco tempo você será capaz de desenvolver e compartilhar conteúdos relevantes.

Bom, agora que você já sabe por onde começar, aproveite o seu tempo livre para absorver conteúdo jurídico de qualidade em canais de comunicação do seu segmento.

O blog do PROMAD é uma excelente referência. Aqui você encontra conteúdos variados, dicas e informações relevantes para advogados que pretendem se manter conectados as novidades do universo do Direito.

Gostou da dica? Acesse www.promad.adv.br/blog, inspire-se e comece agora mesmo a produzir o seu conteúdo.

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