Tecnologia e sustentabilidade no escritório de advocacia

Tecnologia e sustentabilidade no escritório de advocacia

Sustentabilidade no escritório de advocacia já é quase um imperativo. Sob influência de uma tendência que é global, os advogados vêm implementando práticas em seus negócios que levam à menor produção de lixo, menor consumo de papel e a conscientização quanto a importância da questão ambiental. Em meio a esse esforço, a tecnologia pode e deve ser uma verdadeira aliada. 

No post de hoje, vamos trazer uma discussão sobre o tema, apresentando os principais benefícios em trabalhar por um escritório sustentável. Além disso, vamos apontar alguns exemplos de ações que podem ser facilmente implementadas. Não deixe de conferir.

Tecnologia x sustentabilidade

Quando se fala em sustentabilidade no escritório de advocacia, logo nos vem a mente o dilema dos volumes e mais volumes de processos impressos em papel tão presentes na rotina de qualquer advogado. E em embora o papel ainda seja predominante, hoje, com os processos eletrônicos e acesso com facilidade a quaisquer documentos de forma inteiramente digital, a tendência é que haja uma mudança nesse cenário.

O uso de energia limpa é outro aspecto que chama a atenção quando o assunto é sustentabilidade. Para realidade de escritórios, placas solares são uma boa pedida, pois além de ser sustentável, ainda há uma economia considerável na conta de luz.

Quais os principais benefícios em ser sustentável?

Como apontado no tópico anterior, sustentabilidade também está atrelado a um aspecto econômico. Tenha em vista, por exemplo, que quanto menor o consumo de papel, menores os custos com papelaria. O mesmo vale para o uso de placas solares.

No entanto, esses não são os maiores benefícios de se adotar práticas de sustentabilidade no escritório de advocacia. Esse tipo de medida tem impacto direto sobre a percepção do público em relação a seu negócio. Afinal, é razoável supor que a maioria das pessoas considera desejável contratar serviços de empresas que prezam pela proteção do meio ambiente. 

Nesse sentido, a empresa pode trabalhar a construção de uma imagem associado a essa causa. Em redes sociais e em outros canais de comunicação que o escritório possa manter, é extremamente oportuno apresentar as medidas e ações que vêm sendo implementadas, além de construir um posicionamento da marca em relação ao tema em artigos e discussões sobre sustentabilidade.

Quais medidas de sustentabilidade podem ser implementadas?

Já tratamos de alguns exemplos de medidas voltadas a sustentabilidade no escritório de advocacia e agora vamos trazer uma abordagem completa sobre a questão. Acompanhe:

Uso consciente de descartáveis

A eliminação de descartáveis está na ordem do dia quando o assunto é ação sustentável. Isso se dá principalmente em função do plástico, que é um verdadeiro vilão do meio ambiente pelo volume em que vem sendo consumido e pelo tempo que esse material demora para desaparecer na natureza. Por isso, nada de copos plásticos e seus equivalentes para cozinha do escritório.

Impressão somente quando necessário

Toda organização precisa trabalhar para criar uma cultura sustentável em relação ao uso da impressora. A falta de controle sobre o consumo de papel além de não ser nada sustentável, implica em elevados custos para o escritório.

Parceria com fornecedores com práticas sustentáveis

Uma prática interessante em relação a sustentabilidade ambiental é apostar na contratação de fornecedores que também colocam em prática uma política interna voltada a sustentabilidade. Essa é uma excelente maneira de criar uma rede de organizações com responsabilidade ambiental.

E a agora que você já sabe tudo sobre sustentabilidade no escritório de advocacia, que tal conferir mais este artigo de nosso blog sobre Software Jurídico. Você vai se surpreender com as possibilidades dessa ferramenta incrível.