Tecnologia na rotina dos advogados. Um caminho sem volta?

Tecnologia na rotina dos advogados. Um caminho sem volta?

O seu escritório de advocacia utiliza todos os recursos, facilitadores e benefícios oferecidos pela tecnologia? Avalie essa questão agora mesmo, porque ela é fundamental para identificar as falhas e acertos da gestão do seu escritório.

Sem tecnologia, definitivamente, você não será capaz de consolidar o seu empreendimento no mercado.

Por isso, esse artigo pretende te ajudar a analisar o contexto, a organização e a estrutura do seu escritório para definir se a tecnologia está sendo real e corretamente aplicada à sua rotina jurídica. Boa leitura.

A importância da tecnologia nos escritórios de advocacia.

Num passado recente, os escritórios de advocacia captavam clientes utilizando apenas o “boca a boca”. Essa era uma das principais “estratégias” para crescer no mercado e gerar lucro.

Hoje, a tecnologia ocupa esse papel, facilitando o dia a dia dos escritórios de advocacia em pontos como: gestão, automatização de processos e redução de recursos humanos e custos operacionais.

Com tudo isso funcionando, sobra mais tempo para advogar e absorver novos casos. Assim, fica mais fácil captar novos clientes.

Além disso, escritórios que se valem da tecnologia no Direito contabilizam resultados financeiros mais expressivos, já que existem ferramentas que ajudam até mesmo na leitura de intimações.

Veja só: listamos abaixo algumas tecnologias fundamentais para dinamizar o dia a dia do seu escritório.

Agendas virtuais.

Com as agendas você tabula os seus compromissos, cria alertas personalizados e evita a perda de prazos processuais. Tudo de forma digital.

Todos os apontamentos podem ser acompanhados em múltiplas plataformas e dispositivos, como celulares, computadores e tablets. Organizar a agenda e as tarefas diárias dentro do escritório nunca foi tão fácil. Além disso, as agendas virtuais são muito mais eficientes do que os métodos analógicos de organização. 

Nuvem.

Outra tecnologia que já faz parte da rotina de muitos escritórios é a nuvem. Trata-se de um ambiente virtual onde praticamente qualquer tipo de arquivo pode ser salvo como, por exemplo, documentos de texto, áudios e vídeos.

Essa ferramenta oferece para os advogados mais segurança, além de backups das informações estratégicas do seu escritório. Dessa forma você se protege contra a perda de dados e documentos importantes.

Plataformas de trabalho.

Muitos escritórios estão adotando plataformas colaborativas de trabalho como estratégia para gerar produtividade. São ambientes digitais compartilhados, em que diferentes colaboradores podem compartilhar informações, acompanhar tarefas e reuniões virtuais. As plataformas digitais de trabalho facilitam a comunicação entre sócios e funcionários do escritório.

Softwares de gestão jurídica.

Por fim, temos os softwares de gestão jurídica. Essa é uma tecnologia indispensável para os escritórios de advocacia conectados a nova realidade do mercado.

Os softwares foram criados para simplificar o dia a dia dos advogados, trazendo mais assertividade e economia de tempo. Com sistemas inteligentes e personalizáveis é possível receber e analisar intimações, verificar andamentos processuais, delegar tarefas e muito mais.

Os softwares te ajudam com a burocracia para você se mantenha focado no que importa: advogar e dar a devida atenção ao cliente.

O seu escritório usa as tecnologias certas?

Este é o melhor momento para avaliar se o seu escritório está usando a tecnologia a seu favor. Das ferramentas que listamos acima, quais delas você já implementa no seu dia a dia de trabalho?

Vale a pena destacar que para cada escritório podem ser aplicadas tecnologias diferentes. Por isso é importante analisar quais são as suas necessidades e as melhores soluções disponíveis.

Agora que você já sabe que a tecnologia é uma aliada do Direito, chegou a hora de contar com ela.

A primeira ação a ser tomada é contar com um bom software jurídico no seu escritório. O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar a organização das suas rotinas jurídicas.

Atualmente, mais de 80 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades.

Acesse www.promad.adv.br e conheça melhor o Integra, o software jurídico do advogado brasileiro.