Terceirizar o financeiro do escritório de advocacia, eis a questão.

Terceirizar o financeiro do escritório de advocacia, eis a questão.

Uma boa gestão financeira é pré-requisito para o desenvolvimento de qualquer escritório jurídico. Sem uma administração eficiente das despesas e receitas, dificilmente o advogado consegue focar no que mais importa: advogar.

Por outro lado, a maioria dos advogados não tem familiaridade com questões envolvendo fluxo de caixa, gestão de investimentos, capital de giro, entre outros temas que são essenciais para a saúde financeira e o futuro do seu escritório. Para evitar problemas, muitos optam por terceirizar o financeiro com empresas especializadas.

Para conhecer as vantagens e desvantagens desta terceirização, continue a leitura.

Terceirizar o financeiro do escritório: SIM!

Retirar a responsabilidade da gestão financeira do escritório da sua agenda: esse é o principal motivo que leva o advogado a terceirizar a gestão financeira dos negócios. Assim, tanto o advogado quanto o seu time podem se focar no core business da advocacia.

Outro ponto positivo de contar com um profissional especializado é poder contar com uma consultoria especializada para ajudar o seu escritório a prosperar. Como os escritórios contábeis conhecem bem o tema, podem sempre ajudar os advogados a tomarem decisões mais assertivas em relação à administração dos negócios. Se o seu fluxo de caixa está no negativo, por exemplo, um especialista pode sugerir que o advogado prospecte novos clientes / casos.

Da mesma forma, com um profissional supervisionando o caixa e o fluxo de despesas e faturamento, fica mais difícil cometer deslizes como retirar dinheiro do caixa para resolver questões pessoais e outras práticas que comprometam a saúde financeira do negócio.

Terceirizar a gestão financeira do escritório: NÃO!

Terceirizar o financeiro do seu escritório pode ser muito positivo. Porém, é preciso ter cautela. Afinal, a gestão das finanças é um dos pilares que sustentam o negócio, logo ela precisa ser feita por profissionais tão capacitados quanto o seu time de advogados.

Além disso, a terceirização irá gerar custos e riscos. Lembre-se: você terá que disponibilizar dados e informações relevantes do seu negócio para alguém de fora. Perigoso, não é? Sim, o profissional que estará à frente da gestão financeira poderá cometer falhas ou, pior ainda, revelar-se uma pessoa de má índole.  

Antes de contratar, avalie quem é o profissional, sua expertise e até o seu conhecimento com relação ao mercado jurídico. Os escritórios de advocacia têm uma série de peculiaridades que os distanciam de empresas tradicionais. Logo, quem vai lidar com o financeiro do escritório deve estar ciente disso.

O caminho do meio.

Você pode buscar alternativas para evitar os desgastes de cuidar da sua gestão financeira sozinho, ou ainda, de minimizar o risco de contratar um profissional que não promova os resultados esperados.

Uma das alternativas mais viáveis é automatizar a sua gestão financeira utilizando softwares jurídicos. Com um software jurídico você pode cuidar da gestão das finanças de forma simples: basta inserir as informações que o sistema se encarrega de arquivá-las com segurança para que você acesse a qualquer momento.

Hoje, a maioria dos escritórios opta por essa solução para ter mais agilidade na prestação dos serviços jurídicos. Afinal, com um software, tudo o que o advogado precisa fazer é inserir os números e alimentar o sistema com informação.

Por meio de interfaces especialmente desenvolvidas para isso, os programas efetuam até mesmo cálculos de fluxo de caixa, por exemplo, além de gerar relatórios importantes. Com o processamento de dados, o advogado tem uma ferramenta que pode ajudá-lo no processo de tomada de decisões.

Hoje existem softwares que são bem acessíveis e não representam nem a metade do custo de contratar um profissional. Isso sem falar na segurança dos dados, muito mais coesa e menos suscetível a falhas.

Terceirizar a gestão financeira representa riscos e vantagens. Por isso é necessário avaliar com cautela. De toda forma, essa é uma das questões que não deve ser deixada de lado, especialmente por advogados que sonham com um belo futuro para a sua banca.

Por isso, tenha em mente que perder tempo e dinheiro com falhas na sua rotina jurídica e gestão financeira devem ser assuntos do passado. Para organizar de vez a sua vida profissional, a primeira ação a ser tomada é contar com um bom software jurídico para te ajudar.

Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, ajudando você, por exemplo, com o seu fluxo de caixa e cobrança de honorários.

Atualmente, mais de 80 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software, que também oferece nos primeiros 30 dias do período da sua gratuidade, o serviço de captura de Intimações Eletrônicas (EPROC / PROJUDI / PJE).

Acesse www.promad.adv.br e conheça melhor o Integra, o software jurídico do advogado brasileiro.