Torne sua rede social uma aliada na conquista de novos clientes

Nem todos os advogados acreditam que uma rede social pode ser uma ferramenta capaz de alavancar seu escritório. No entanto, cada vez mais surgem cases de marketing jurídico que comprovam que, sim, as redes sociais podem melhorar o relacionamento do escritório com potenciais clientes e também parceiros.

Para transformar uma rede social em uma aliada principalmente na conquista de novos clientes é preciso saber como usá-las. Confira as dicas que separamos para você tirar o melhor proveito de uma rede social!

Conheça o perfil de cada rede

Hoje cada rede social conta com um perfil e características bastante diferentes. Por isso, antes mesmo de criar um perfil para o seu escritório e começar a compartilhar conteúdo, vale a pena conhecer um pouco sobre cada uma delas.

O Facebook é hoje a rede social com o maior número de usuários. Não por outra razão, qualquer negócio que almeja visibilidade deve investir nessa rede, até porque, as chances dos seus potenciais clientes também estarem lá é enorme! Se o seu escritório tem serviços focados em pessoa física, usar o Facebook é, sem dúvida, uma boa estratégia.

Já o LinkedIn é uma rede social focada em questões profissionais. Para o advogado, ela pode ser interessante tanto para criar parcerias, quanto para recrutar talentos. Para escritórios que atuam no meio empresarial, o LinkedIn também é a rede mais indicada.

[ Você não tem um perfil no LinkedIn? Veja porque todo advogado deve contar com um!]

Famoso por ser uma rede social mais voltada à polêmica, o Twitter também pode gerar bons resultados para escritórios de advocacia. Se posicionando como um formador de opinião, seu escritório pode conquistar clientes e até fãs.

Redes sociais mais focadas em conteúdo visual, como é o caso do Instagram e do Snapchat, por exemplo, podem ser mais limitadas para o advogado e seu escritório. Porém, nada impede que, com uma boa estratégia de marketing jurídico, os resultados sejam positivos.

Como usar as redes sociais?

Além de conhecer o perfil de cada rede social, também é essencial saber como utilizá-la. Como a maioria dos advogados já sabe, a promoção dos serviços jurídicos é vedada pelo Código de Ética da OAB. Justamente por isso, é preciso saber qual conteúdo compartilhar e de que maneira tornar a presença digital do seu escritório atraente, sem que isso esbarre nas limitações éticas.

Uma boa dica é compartilhar conteúdos pílula que sejam esclarecedores para o público do seu escritório. Saiu uma lei nova? Que tal explicar sobre o que se trata? E porque não usar as redes sociais para explicar questões básicas do Direito que a maioria dos clientes desconhece? Você pode usar as redes sociais para educar, informar e até esclarecer dúvidas simples da clientela. É fundamental, porém, compartilhar conteúdo informativo e não promocional.

Menos é mais!

Por fim, é interessante usar as redes sociais com critério. Muitos escritórios erram criando perfis em inúmeras redes e depois não conseguem alimentá-las. Sempre que decidir criar um perfil em uma rede social, lembre-se que você terá que movimentá-la com frequência, compartilhando conteúdo e avaliando os resultados. Em termos de rede social, é melhor ter uma presença ativa em poucos canais do que investir em vários canais diferentes, mas sem usá-los com tanta frequência.

Uma rede social serve para criar um bom relacionamento com o seu público e também atrair tráfego para o seu site jurídico. Assim, foque-se mais nesses resultados do que em quantidade de redes a serem utilizadas. Menos é mais!

Aumente a autoridade do seu escritório usando uma rede social

A reputação na advocacia é algo que conta bastante. Por isso, usar ferramentas que sejam capazes de melhorar a imagem do seu escritório, especialmente no meio digital, é uma ótima maneira de atrair clientes e também fechar mais contratos. Obviamente, o advogado deve investir em um conteúdo estratégico, uma linguagem acessível e imagens atrativas.

Caso seu escritório não tenha profissionais que disponham de tempo para cuidar dos canais digitais, vale a pena pensar em contratar profissionais especializados que cuidam de redes sociais. Sem dúvida, esse tipo de investimento pode trazer resultados, especialmente com relação à imagem do escritório. Ao terceirizar essa atividade, no entanto, apenas tenha o cuidado de contratar profissionais que conheçam o meio jurídico e, principalmente, as restrições do Código de Ética.

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