Marketing Jurídico: como construir e gerir sua imagem profissional

Ter bons conhecimentos jurídicos e prestar serviços de forma eficiente certamente diferenciais na advocacia. Porém, se o advogado não transmitir a devida confiança ao cliente e não apostar em uma boa imagem profissional, a prospecção pode se tornar uma tarefa complicada… Não é mesmo?

Mesmo com as transformações e a modernização do mercado nos últimos anos, os profissionais que mais se destacam são aqueles que possuem uma boa reputação e sabem como transmitir a devida confiança ao cliente. Por isso, investir em uma boa marca profissional não é um detalhe e sim uma forma de se posicionar e se destacar no mercado.

Muitos profissionais, no entanto, não sabem quais são as atividades e condutas necessárias para se construir uma boa imagem profissional. Que tal umas dicas? 😉

Acompanhe o conteúdo abaixo e descubra se você está no caminho certo para construir uma boa imagem profissional na advocacia!

Construa sua imagem

Você já parou para pensar quais são as suas características que mais chamam a atenção de seus clientes e potenciais clientes? Você é um profissional dedicado, ágil e diligente, ou é um incoerente, procrastinador, e tradicionalista? Todos temos características positivas e negativas que se destacam em nossa atividade profissional. Para construir uma boa imagem, saiba quais são as características que mais te valorizam no mercado e quais devem ser trabalhadas ou melhoradas. Isso certamente ajudará você a começar a construir uma imagem melhor e mais atrativa. Uma sugestão: anote isso em um papel e leve com você mentalmente. Essa é a verdadeira essência do serviço que você presta!

As redes sociais x vida profissional

Hoje os limites entre a vida pessoal e a vida profissional estão cada vez mais estreitos. Por isso, é fundamental ter alguns cuidados ao comentar ou se manifestar nas redes. Usar os filtros de privacidade com sabedoria também é algo que não deve ficar de lado. A advocacia é uma profissão tida como tradicional e o advogado deve tomar cuidado com certos conteúdos que posta ou divulga. Não entenda mal: você não precisa deixar de se expressar, apenas ter cuidado ao escrever para que não seja mal interpretado. Não esqueça que o seu comportamento nas redes sociais está diretamente ligado à percepção pessoal e profissional que os seus clientes e potenciais clientes têm de você!

Autoconhecimento

Você já parou para pensar quais são as habilidades e competências que tornam você um profissional único no mercado? Todos nós temos características que nos colocam em posição de destaque. Porém, para saber como explorá-las da melhor forma, é fundamental apostar em uma boa dose de autoconhecimento. Se você se sente como um advogado comum e não sabe ao certo quais são seus talentos e capacidades que podem ser um diferencial, aposte em um coaching profissional. Esse tipo de auxílio junto a um profissional capacitado pode trazer ótimos resultados para o advogado e sua imagem. Aprenda a se valorizar!

Networking

Ter uma indicação já é meio caminho andado na hora de prospectar um cliente, certo? Por isso, um bom advogado nunca deve descuidar da sua rede de networking, marcando presença com bons parceiros e contatos. Uma excelente dica para quem quer desenvolver um bom networking é buscar outros advogados que atuem em ramos complementares. A indicação simultânea de clientes sempre é uma ótima estratégia para ambos. E na prática, como funciona? Faça uma lista de quem são seus potenciais parceiros e cuide de agendar alguns cafés ou uma visita ao escritório. Assim, você tem a oportunidade de criar laços com pessoas estrategicamente interessantes e apresentar a sua proposta de trabalho.

Tenha uma identidade visual

Quando você se olha no espelho, você enxerga o profissional que você gostaria de contratar? Quando você escreve a sua história, você identifica quais são os seus valores pessoais e de que maneira eles te representam? Fazer esses exercícios tanto relacionados à sua imagem quanto aos seus valores são excelentes maneiras de descobrir quais são os elementos que compõem a sua identidade visual e como você pode explorá-los de forma efetiva no campo profissional.

A partir daí, sugerimos que você procure uma empresa especializada em criação de identidades visuais para advogado. Após o preenchimento de um questionário – o briefing – onde serão inseridas as informações obtidas nos exercícios acima, será encontrada a melhor solução visual para o seu negócio. A ideia é que a sua marca seja o resumo da sua imagem profissional. Seja exigente na criação deste material!

E então, conseguiu identificar quais são os pontos que você precisa melhor para construir e gerir uma boa imagem profissional? Você já possui uma identidade visual e materiais de papelaria? Conte pra gente!

E mais: se você precisa de uma marca bem construída, um cartão de visitas bem apresentado e uma papelaria que transmita a essência do seu negócio, conte conosco. Conheça os pacotes de Marketing Jurídico do PROMAD.