Como treinar a equipe para um novo software jurídico?

A grande maioria dos advogados sabe que um software jurídico traz agilidade e praticidade para o dia a dia. No entanto, muitos ainda resistem à adoção da ferramenta ou têm receio de se aventurar em um novo software, ainda que este seja melhor que o atual. E por que isso acontece? A resposta pode estar na zona de conforto.

Muitos escritórios já possuem uma rotina consolidada e mudar o modo de trabalhar pode parecer um processo desgastante e cansativo. Porém, através de treinamentos inteligentes é possível inserir um novo software jurídico na cultura do escritório, sem que isso implique na queda de produtividade. Para saber como treinar a equipe para usar um novo software jurídico, não deixe de conferir nossas 6 dicas abaixo. Boa leitura! 😉

1. Treinamento? Só no horário do expediente

Se você não quer que seus colaboradores criem resistência no uso de um software, não realize treinamentos fora do horário de expediente. E a razão é quase que óbvia: o horário depois do expediente é feito para descansar e não para absorver novos conceitos. Depois de um dia cheio de trabalho fazer um treinamento para aprender a mexer em um novo software jurídico pode ser exaustivo. Por isso, priorize o horário de trabalho e, de preferência, trabalhe com conteúdos pílula para não sobrecarregar os funcionários.

2. Opte por grupos menores

Se você quer realizar treinamentos produtivos e com boa capacidade de absorção, trabalhe sempre em grupos pequenos. O ideal é que eles tenham, no máximo, cinco pessoas. Em grupos menores os funcionários têm melhores oportunidades para tirar dúvidas. Além disso, a maioria se sente mais confortável.

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Outra dica muito importante diz respeito à forma como o treinamento deve ser apresentado. Nada de apresentar muitos conteúdos diversos em uma aula só. Procure concentrar-se em um conceito de cada vez para que os alunos possam absorver com mais facilidade. Dividir o treinamento de acordo com as funcionalidades ou qualidades do novo software jurídico também é uma alternativa para quem quer ter o rendimento máximo durante esse tipo de atividade. Quer um exemplo? No primeiro dia, fale somente do cadastro de clientes e processos; no segundo dia, somente sobre a gestão de tarefas; e assim por diante.

4. Todo mundo importa

É fundamental que não só os advogados saibam operar o novo software jurídico. É essencial que secretárias, colaboradores do financeiro e demais funcionários recebam treinamento e suporte. Mas por que isso? Porque o software é uma ferramenta integrada, onde é indispensável que todos os profissionais envolvidos com o dia a dia do escritório saibam se comunicar e tirar o máximo proveito.

5. Avalie e incentive a adaptação

É importante acompanhar o seu time e, de tempos em tempos, solicitar feedback sobre o uso da ferramenta. Isso pode ser feito através do envio de um e-mail ou até mesmo pessoalmente. Aqui vale a pena salientar que esse processo muitas vezes desperta curiosidade e faz com que mais advogados se envolvam com o uso do novo software. Logo, é essencial manter a comunicação e a cultura dos feedbacks sobre o uso da ferramenta sempre ativos.

6. Aposte em uma abordagem divertida e informal

Advogados já lidam com muita responsabilidade e seriedade no dia a dia. Por isso, o treinamento pode ser um bom momento para descontrair e relaxar. Procure apresentar conceitos de forma mais leve e divertida. Usar as histórias para ilustrar também é uma ótima maneira de entreter. Isso vai ajudar a manter o foco e a concentração, mesmo com diversas atividades e uma agenda atribulada.

Mudar hábitos é um desafio para qualquer profissional. O que não significa que o resultado não valha a pena. Sair da zona de conforto e provar um novo software jurídico pode trazer gerar resultados valiosos na prestação dos seus serviços, sobretudo quando se trata de um sistema com ótimo custo-benefício.

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