Comunicação interna na advocacia: 4 sinais de que o seu escritório precisa melhorar

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Uma boa comunicação interna é um dos itens indispensáveis para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, ela é a base para se manter um time de profissionais bem alinhado e produtivo. Porém, como promover uma boa comunicação interna, sobretudo no escritório de advocacia? E mais, como saber se a comunicação do seu escritório é efetiva?

Pensando nisso, listamos 4 sinais que merecem atenção por parte dos advogados. Se você se identificar com pelo menos 3 deles, temos uma notícia: você precisa dar atenção à comunicação interna do seu escritório! Vamos lá?

1. Seu time perde prazos

Um escritório precisa prestar serviços de forma eficiente se quiser assumir uma posição de destaque no mercado, certo? Por isso, muitas bancas vêm aprimorando o trabalho em equipe para atender as demandas de forma mais ágil.

Por isso, se há perda de prazos, existe também um grande indício de que a comunicação é falha. Esse é um problema grave que prejudica não apenas o cliente, como também a imagem do escritório. Sendo assim, se esse problema é constante, é preciso rever a comunicação interna.

como resolver?

Nossa dica é atribuir responsabilidades específicas para cada membro do time e usar ferramentas para organizar a rotina é o primeiro passo. Um software que envia notificações de agendamentos por e-mail e é sincronizado com o Google Agenda, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de evitar que os compromissos escapem mesmo em uma estrutura de trabalho em equipe.

2. seus CLIENTES demonstram INSATISfação

Seu escritório pode ter muitos clientes, mas provavelmente você é o único advogado que os seus clientes têm. Não por outra razão, o atendimento é tão importante e merece a atenção de todo o seu time de advogados. E, você sabe, hoje é praticamente impossível centralizar o atendimento em poucos advogados.

Como resolver?

Uma saída para melhorar o atendimento é automatizar parte dele com um software jurídico. Para isso, é indispensável organizar as informações na ferramenta de forma que fiquem disponíveis a todos os advogados. Através dessa organização, é possível que qualquer advogado ofereça o suporte necessário ao cliente, sempre que solicitado.

Quando o escritório não conta com essa estrutura e com uma boa comunicação, os clientes costumam se sentir desamparados e, naturalmente, buscam outros profissionais. Por isso, refinar a comunicação interna e contar com uma estrutura que permita que o atendimento seja feito por qualquer membro do time é essencial se você não quer ter clientes insatisfeitos.

3. A produtividade está baixa

A baixa produtividade é outro fator que pode indicar problemas na comunicação interna na advocacia. Afinal, todo advogado precisa de dados e informações para realizar suas tarefas e quando elas não estão disponíveis ou não são suficientemente claras é natural que a produtividade seja baixa.

Quando o seu time de advogados demora muito tempo para resolver questões simples do dia a dia, é hora de prestar a atenção e checar se os membros estão de fato se comunicando bem.

COMO RESOLVER?

Informações mal disseminadas atravancam o fluxo de trabalho e prejudicam a produtividade. Esta é só mais uma uma das razões pelas quais é indispensável adicionar à rotina dos escritórios a cultura da transparência na comunicação. Nossa dica neste item também vai de encontro às anteriores: centralizar as informações em um software jurídico pode ser o primeiro passo para aumentar a produtividade. Assim, você torna os dados e informações acessíveis a todo time, dando-lhes autonomia e conhecimento sobre os casos.

4. Seu time está sempre apagando “incêndios”

Prazos calculados de forma errada, audiências que não entraram na agenda, relatórios que não foram entregues aos clientes. Estes tipos de falhas fazem com que seu time de advogados esteja sempre correndo atrás de apagar “incêndios” do dia a dia, em vez de focar em resultados para o seu escritório.

Muitas dessas falhas poderiam ser evitadas se a comunicação estivesse bem alinhada… No entanto, é comum que muitos escritórios não contem com ferramentas que organizem a rotina e facilitem a interação entre os advogados.

COMO RESOLVER?

Para parar de apagar incêndios, é necessário organização e planejamento. E, é claro, no meio disso tudo, promover uma boa comunicação. Hoje, boa parte dos advogados já conta com ferramentas que são capazes de instituir boas práticas e organizar todo o fluxo de trabalho. O uso de um software jurídico permite centralizar informações relevantes, possibilitando um melhor engajamento e mais eficiência nas tarefas do dia a dia. Com essa ferramenta é mais simples melhorar a comunicação interna na advocacia e também os resultados da sua banca!

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