Dicas importantes para evitar dificuldades com seus clientes

Muitos advogados ao chegarem no mercado de trabalho possuem uma ótima formação. Porém, para quem busca se destacar na carreira, conhecimento jurídico apenas não basta. É necessário que o advogado vá além e aprenda a administrar seu escritório, seus colaboradores e, principalmente, sua cartela de clientes.

No início, é muito comum que o advogado atue de forma autônoma, fazendo tudo sozinho. Porém, desde o início, é fundamental que o profissional saiba como lidar com seus clientes além de contar com algumas estratégias para evitar problemas.

Lidar com clientes é um desafio para qualquer profissional, pois é necessário criar um relacionamento positivo, sem deixar de impor alguns limites e regras.

Quer saber o que fazer para evitar problemas com clientes? Então, não deixe de conferir algumas dicas que separamos!

Desenvolva uma relação de confiança

Muitos dos clientes que vão bater à sua porta não gostariam de ter que contratar um advogado. Eles estão com problemas e precisarão do auxílio de um estranho para chegar até à Justiça. Por isso, é fundamental contar com uma boa dose de empatia com a situação do cliente e, ao mesmo tempo, demonstrar quais são as possíveis estratégias jurídicas que podem resolver o seu caso.

É fundamental que o advogado seja didático e procure explicar com clareza e sem o uso de termos jurídicos como os serviços serão prestados e quais são as medidas que podem ser tomadas a favor dos direitos e dos interesses do seu cliente.

Esse tipo de postura promove uma relação de confiança entre o cliente e o advogado, evitando uma série de problemas no futuro.

Tenha uma comunicação eficiente

Um dos grandes desafios dos advogados é manter uma comunicação eficiente com seus clientes. Especialmente no início da carreira, é muito comum que o advogado acumule uma série de funções. E, como todos sabem, não é possível atender um cliente ao telefone e redigir uma peça jurídica ao mesmo tempo. Portanto, é necessário estabelecer algumas prioridades.

Uma boa estratégia utilizada por muitos profissionais é automatizar parte da comunicação por meio de softwares jurídicos. Através dessas ferramentas, o advogado pode enviar de forma automáticas as principais informações sobre o processo por exemplo, reservando menos tempo para tirar dúvidas ou falar sobre o processo com o cliente.

Esse tipo de comunicação, usando um software jurídico, também evita aquela sensação bem típica em muitos clientes de que você não está cuidando suficientemente do caso dele.

Não cobre honorários baixos, apenas para conquistar mais clientes

Um dos erros comuns cometidos por jovens advogados é cobrar honorários baixos buscando assim atrair mais clientes. Porém, muitos profissionais não percebem que esse tipo de conduta acaba tornando-se uma espécie de circulo vicioso, que ao final, trará muito trabalho e poucos resultados financeiros.

Quando você atrai um cliente por um valor baixo e realiza um bom serviço, a tendência é que esse cliente acabe te indicando para um colega, amigo ou conhecido. Resultado, você consegue ter um novo cliente, porém, não conseguirá cobrar a mais. No fim das contas, você pode acabar com a agenda cheia, mas com a conta insuficiente para cobrir até os gastos do escritório.

Cobre sempre honorários de forma justa. Saiba realmente quanto custam os seus serviços e tenha uma margem de lucro que possibilite a negociação. Advogados que não fazem esses cálculos e apenas trabalham com honorários baixos costumam se desgastar muito. Com isso, as chances de surgirem problemas com clientes são imensas.

Saiba como evitar a inadimplência

Além de assinar um bom contrato de honorários, você pode utilizar algumas estratégias de cobrança que ajudam a evitar a inadimplência. Existem muitos clientes que esquecem de pagar os honorários, então, que tal enviar um lembrete alguns dias antes avisando sobre o vencimento das parcelas? Essa atitude simples pode ser muito eficiente, especialmente no caso de clientes esquecidos e evita desgastes com eventuais execuções e protestos.

A cobrança feita de forma amistosa pode gerar bons resultados. Tanto que muitas empresas de cobrança utilizam esse tipo de estratégia.


Qual técnica você utiliza para evitar dificuldades com clientes com seus clientes? Deixe nos comentários abaixo e compartilhe sua experiência!