Dicas rápidas para fidelizar clientes na advocacia

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Conquistar uma bela cartela de clientes não é o único passo para escritórios que querem se destacar no mercado. Mais do que investir em prospecção, também é importante saber como fidelizar clientes.

Muitos advogados não sabem, mas conquistar um novo cliente custa três vezes mais do que manter os seus atuais. Por isso, cabe ao profissional desenvolver estratégias para que seus clientes se mantenham fieis e indiquem seus serviços para amigos e conhecidos.

Quer aprender como fidelizar clientes para o seu escritório? Confira algumas dicas rápidas que você pode começar a implantar agora mesmo!

se quer fidelizar clientes, não deixe que eles criem expectativas

A maioria dos processos de um escritório de advocacia envolvem questões relevantes para os seus clientes, certo? Além disso, boa parte deles não sabe como funciona a tramitação de um processo na Justiça ou os pormenores da legislação. Diante da falta de conhecimento, somada à relevância dos casos, é muito comum que os clientes criem expectativas. Assim, se o caso não fora ganho, a frustração pode gerar a rescisão de um contrato de honorários.

Para evitar esse tipo de situação, o advogado deve ser bastante didático, explicando de forma acessível tudo o que acontece ou acontecerá no processo. Documentar a comunicação com o cliente também é uma excelente forma de evitar que as suas palavras sejam usadas contra você!

Mantenha seu cliente informado

Uma das questões que mais desagrada os clientes é a falta de comunicação do advogado. Não é difícil entender: basta se colocar no lugar do seu cliente. Como você se sentiria se a pessoa que cuida de um processo relevante para você não responde seus e-mails e mensagens?

A falta de comunicação, no entanto, pode gerar a rescisão de inúmeros contratos. Por isso, o advogado deve se preocupar em oferecer um suporte constante, mostrando que ele está a frente do caso.

Uma forma de fazer isso sem prejudicar o andamento do escritório é automatizando parte da comunicação. Enviar relatórios periódicos, por exemplo, faz com que o cliente saiba do andamento do seu processo e tenha a certeza de que você está cuidando dele.

Algumas ferramentas, como alguns softwares jurídicos, auxiliam na elaboração de relatórios e na gestão de clientes eficiente, evitando que esse tipo de problema aconteça.

Tenha um cadastro atualizado dos seus clientes e processos

Outra forma de conquistar seus clientes é oferecendo agilidade. Mas como fazer isso se quando o cliente liga você não tem à mão as informações que precisa para prestar o devido suporte jurídico? Uma das melhores formas de mudar esse cenário é fazendo um cadastro de clientes e mantê-lo atualizado.

Nesse cadastro, além dos dados pessoais, todos os dados dos processos e até mesmo a comunicação devem ficar registrados. Além de fazer com que o atendimento seja mais ágil e eficiente, essa prática permite que ele seja descentralizado e que qualquer advogado possa esclarecer suas dúvidas.

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Tenha canais de comunicação efetivos

E-mail, WhatsApp, Chatboots, Telefone, Messenger. Hoje os escritórios contam com uma série de recursos para se comunicar com os seus clientes. No entanto, ter diversas ferramentas nem sempre é sinal de efetividade. A comunicação é algo sensível para o relacionamento e a fidelização de clientes na advocacia. Ou seja, é melhor ter poucos canais de comunicação eficientes do que diversos que não funcionam, certo?

Escolha aqueles que funcionam para a dinâmica do seu escritório e faça com que o suporte seja ágil e efetivo.

Com um software jurídico, o advogado conta com uma boa ferramenta para organizar e automatizar a gestão de clientes. Além de melhorar o relacionamento e a satisfação, esse é uma funcionalidade bastante eficiente para quem busca fidelizar clientes.

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