Dificuldades na gestão: quais os desafios de um escritório de advocacia

No início, muitos profissionais começam suas atividades sozinhos. Porém, na medida em que a demanda de serviços vai aumentando, é comum que o advogado sinta a necessidade de montar uma equipe para o seu escritório, seja ela fixa ou através de correspondentes.

Sozinho ou com um time, é importante que o advogado conheça os principais desafios para administrar seu escritório.

Para saber quais são os pontos sensíveis e as dificuldades na gestão de um escritório de advocacia, e como solucioná-los de forma inteligente, vale a pena conferir!

Tenha uma boa gestão do seu tempo

Na advocacia, assim como na prestação de qualquer serviço, tempo é dinheiro. Isso significa que, profissionais que administram mal seu tempo, tendem a ser mal remunerados e, mais do que isso, perdem qualidade nos serviços prestados.

Não é possível fazer uma reunião e uma petição ao mesmo tempo. E, boa parte dos advogados, acumula uma série de atividades diferentes durante o dia a dia, que vão desde a elaboração de peças jurídicas, até a gestão do escritório propriamente. Para dar conta de tudo de forma eficiente, apenas com uma boa gestão de tempo!

Por isso, é fundamental que o advogado esteja consciente da quantidade de tempo consumida para fazer suas tarefas e, mais do que isso, quanto custa realmente seu tempo.

Reconhecer as limitações do seu dia e do seu tempo também é um ótimo exercício. Hoje existem inúmeras ferramentas de gerenciamento de tempo. Apenas para citar alguns exemplos, o método Pomodoro ou o GTD são técnicas que podem auxiliar o profissional a gerir melhor seu dia, com produtividade e promovendo qualidade nos seus serviços.

Tenha uma metodologia para seus serviços jurídicos

Para prestar serviços com qualidade e excelência, um advogado precisa ter um bom planejamento. Seja para elaborar um contrato, participar de uma negociação ou mesmo redigir uma peça jurídica, é preciso que o profissional esteja consciente de todas as etapas do processo e aprenda a executá-las da melhor forma.

Para fazer uma peça jurídica, por exemplo, o advogado precisa fazer uma reunião com o cliente para entender o caso, depois precisa pesquisar na doutrina e na jurisprudência quais as melhores soluções que podem ser dadas para aquele caso. Na sequência ele precisa redigir a peça e depois protocolá-la, dando início ao andamento do processo.

O advogado que não tem consciência de como executar cada uma dessas fases, além de pouco eficiente, costuma ter uma comunicação ruim com seus clientes. Assim, é fundamental para todas as atividades que o advogado desenvolve no seu dia a dia, ter um planejamento e ser assertivo na comunicação.

Com esse tipo de planejamento, o advogado também consegue definir o que é prioritário, já que sabe quais são as tarefas onde será necessário gastar mais tempo e outras que podem ser feitas mais facilmente.

Ter uma metodologia e um planejamento para a execução de tarefas é a melhor forma de evitar o gasto de energia desnecessário e a perda de tempo que consome tantos profissionais.

Aprenda a delegar

Uma das principais dificuldades dos advogados é delegar, ou seja, definir quais são as atividades que somente eles podem ou devem fazer, daquelas atividades que podem ser executadas por terceiros, pois exigem menos técnica, conhecimento, ou ainda, pessoalidade.

É fundamental que o advogado tenha consciência das atividades que realmente precisa fazer, tais como a elaboração de peças jurídicas, ou ainda reuniões. Outras tarefas como cópias, pesquisa de jurisprudência, pesquisa de doutrina, fazer o controle do andamento, entre outras, podem ser executadas por terceiros.

Atualmente, as ferramentas tecnológicas automatizaram várias tarefas e auxiliam o advogado a executar seu dia a dia com maior praticidade. Porém, ferramentas são apenas ferramentas. Portanto, se o profissional não estiver focado em ser produtivo e transformar seu escritório em um negócio sustentável, de nada essas ferramentas vão adiantar.


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