Por que o marketing pessoal é importante no meio jurídico?

Diante de um mercado tão competitivo como é o da advocacia, muitos profissionais se fazem a mesma pergunta: como me destacar sem ter que fazer grandes investimentos? A resposta é: aposte no marketing pessoal!

Muito além dos conhecimentos jurídicos, hoje o advogado precisa desenvolver competências e habilidades que demonstrem que ele é um profissional diligente, confiável e responsável. E isso é praticamente impossível se ele não atentar às questões pessoais. Ou seja, é necessário trabalhar seu posicionamento enquanto pessoa, o que acaba refletindo no âmbito profissional.

Por isso é tão importante apostar em um marketing pessoal no meio jurídico. Afinal, seja qual for o ramo de atuação, unir habilidades técnicas a uma boa impressão vinda do público é um bom passo rumo ao sucesso. Na advocacia não seria diferente, quer saber por que? Então não deixe de conferir.

A primeira impressão é a que fica

Causar uma boa impressão é essencial se você pretende conquistar mais clientes e parceiros no meio jurídico. Como a advocacia é uma profissão bastante ligada à confiança, investir em uma boa imagem e uma boa comunicação é o primeiro passo para conseguir clientes.

Não é uma tarefa muito difícil entender porque a maneira como o advogado se porta influencia diretamente no seu sucesso. Como a maior parte dos advogados lida com questões importantes da vida de seus clientes, basta se colocar no lugar deles. Você delegaria uma causa importante a alguém que não fala com clareza, ou não se veste de forma adequada?

Muitos advogados entendem que uma boa imagem está ligada à ostentação. Porém, isso é uma ideia bastante equivocada. Estar bem vestido e falar com clareza não tem nada a ver com luxo, tem a ver com postura e assertividade.

Independentemente do valor do seu terno, preocupe-se se ele está limpo. Barba por fazer, decotes extravagantes, cabelos despenteados e uso excessivo do “juridiquês” também comprometem uma boa impressão do profissional.

Clareza e boa comunicação conquistam

Advogados que não possuem uma boa comunicação e não são claros nas explicações aos clientes tendem a perder espaço no mercado. Com o aumento da concorrência, a clientela vem preferindo profissionais que sejam assertivos em suas explicações e ofereçam soluções ao em vez de explicações vazias.

Mesmo que um processo conte com uma série de fatores e o resultado não seja previsível, o advogado deve explicar o passo a passo ao cliente, os riscos que ele assume e quais as possibilidades ele possui.

Foi-se o tempo em que o cliente apostava apenas na reputação do advogado. Hoje, cada vez mais, os clientes pagam por profissionais que atuam de forma transparente e promovem resultados.

Marketing pessoal e networking

Um bom marketing pessoal no meio jurídico não existe sem um bom networking e vice e versa. Por isso, se você pensa em construir uma boa imagem no mercado e uma boa reputação reforce sua rede de contatos, vá a eventos e troque com outros profissionais. Obviamente, você deve desenvolver um networking focado em sua área de atuação ou junto a profissionais que atuam em áreas do Direito complementares à sua.

A indicação de outros profissionais poupa muito trabalho na hora de conquistar um cliente e fechar um contrato. Portanto, não deixe de entrar em contato com seus parceiros.

Cuidado com as redes sociais

As redes sociais têm um grande peso tanto na imagem pessoal quanto profissional. No mundo moderno as fronteiras entre a vida pessoal e profissional são muito tênues, por isso é preciso tomar cuidado com aquilo que se expõe na internet. Tente ver as coisas sempre pela ótica do cliente: como você reagiria diante de comentários preconceituosos, que incitam o racismo, ou mesmo expõem um terceiro? É preciso ter cuidado com esse tipo de comunicação e utilizar os filtros de privacidade com bastante atenção. Um comentário ou uma brincadeira mal interpretada podem trazer consequências drásticas para um profissional da área jurídica.

Conhecimento e técnica jurídica naturalmente são essenciais para que um profissional se destaque e promova resultados ao seu cliente. Porém, somente isso não é suficiente. Para conquistar a confiança e obter sucesso nas contratações é essencial apostar no marketing pessoal no meio jurídico.

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