Afinal, o que é jurimetria e como aplicá-la no dia a dia do meu escritório?

⏰ TEMPO DE LEITURA: 3 MINUTOS |

As decisões dos Tribunais sempre influenciaram a atuação do advogado. Afinal, é com base na jurisprudência que o profissional monta as suas teses e orienta seus clientes. Porém, a análise de jurisprudência sempre foi um recurso limitado, já que o advogado nunca conseguia avaliar as decisões dos juízes de forma quantitativa e qualitativa, simultaneamente. Agora essa realidade mudou. Com a Jurimetria, o advogado consegue analisar inúmeras decisões e traçar panoramas sobre o comportamento dos Tribunais. Graças a esse recurso de big data, o advogado consegue fazer uma análise mais precisa da jurisprudência e tem mais elementos para construir uma boa tese de defesa.

Ou seja, através da Jurimetria é possível analisar decisões, peças e outros dados presentes nos bancos de dados dos Tribunais. Trata-se de um recurso que vem transformando o jeito de advogados tomarem decisões ou formularem suas defesas. Para saber o que é, como funciona e como aplicar a Jurimetria no dia a dia do seu escritório, continue a leitura!

Jurimetria: como funciona?

De forma resumida, a Jurimetria é a aplicação de modelos estatísticos na advocacia. Por meio desse recurso, o advogado consegue levantar inúmeros dados presentes em bancos de dados dos Tribunais e, com isso, traçar estratégia processuais mais assertivas.

Quem advoga sabe que a Jurisprudência, além de ser uma fonte do Direito, é uma diretriz para a atuação contenciosa. Por isso, através de uma análise estratégica e precisa destas informações, o advogado tem melhores condições de construir suas teses e maiores chances de apresentar bons resultados aos seus clientes.

Por meio da tecnologia, o advogado consegue acessar decisões de um determinado juiz e até o posicionamento da parte contrária. Com a análise dessas informações, ele pode escolher caminhos que sejam mais interessantes para os objetivos do cliente. Além disso, acaba adquirindo elementos mais concretos para o processo de tomada de decisão.

[Além da Jurimetria, outras inovações vêm transformando o mercado jurídico. Clique aqui e saiba quais são!]

Muito além da boa argumentação

Muitos advogados se destacam pela capacidade de argumentarem bem em suas peças jurídicas. Com certeza, a persuasão ainda é uma qualidade presente em bons profissionais. Porém, quando aliada à estratégia, a defesa ganha ainda mais força e maiores chances de promover resultados.

Na prática, a Jurimetria não garanta o êxito em nenhuma causa. Mas ela permite que o advogado tenha mais elementos para formular uma boa defesa e, é claro, orientar o cliente. Com um panorama preciso sobre a jurisprudência, o advogado pode mostrar ao cliente os prós e contras de se fechar o acordo ou continuar com o processo, através de um prognóstico muito mais certeiro.

Jurimetria e a advocacia do futuro

A tecnologia vem impactando o dia a dia de inúmeras profissões. Na advocacia, isso não é diferente. Além de proporcionar mais agilidade na prestação de serviços jurídicos, os recursos tecnológicos possibilitam que os escritórios entreguem mais valor aos seus clientes. Dos softwares jurídicos à jurimetria, hoje o advogado conta com mais recursos que permitem que o profissional ofereça mais a quem lhe contrata.

Hoje, muitos advogados já sabem que para terem bons resultados, os serviços jurídicos precisam estar focados no cliente. Logo, contar com ferramentas que melhorem a experiência ou ofereçam mais valor ao cliente é um investimento que traz bons resultados.

A Jurimetria não é uma “bola de cristal”, sem dúvidas. Mas pode oferecer um panorama bem mais claro para a defesa. E, da mesma forma que o advogado tem mais elementos para formar sua estratégia, ele tem melhores condições de atender as expectativas do cliente.

Você já sabia o que era e como funcionava a Jurimetria? Confira também nosso conteúdo sobre Processo Judicial Eletrônico. Clique aqui e saiba mais.