Processos manuais na advocacia: como um software jurídico pode acabar com eles

Um software jurídico é uma ferramenta que auxilia escritórios e advogados a prestarem serviços de forma mais ágil e eficiente. Embora os benefícios deste tipo de ferramenta já sejam conhecidos do mercado jurídico, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre automatizar ou não suas rotinas. Por se tratar de uma área bastante tradicional, não é difícil encontrar quem ainda se mantenha preso à uma série de processos manuais na advocacia.

Estes processos, no entanto, consomem tempo e recursos do escritório, tornando a prestação de serviços muito mais cara e demorada. Atualmente, a advocacia é um mercado extremamente competitivo, assim, perder tempo e dinheiro com processos manuais pode significar a perda e a insatisfação de clientes. Isso sem falar na rentabilidade do escritório, que poderia ser muito maior se houvesse a minimização dos processos manuais.

Para saber como um software jurídico pode ajudar você a eliminar processos manuais, confira mais este conteúdo exclusivo:

chega de buscar suas publicações manualmente

O controle de publicações é essencial para que o advogado não perca seus prazos e realize um bom acompanhamento processual. No entanto, muitos profissionais ainda perdem tempo buscando informações nos sites dos Diários Oficiais ou mesmo se cadastrando junto aos sites dos Tribunais.

Esse tipo de atividade, além de ser demorada, está sujeita a falhas que podem trazer enormes danos ao cliente e prejuízos ao escritório. Imagine, por exemplo, perder o prazo para contestar uma ação, ou mesmo, comparecer à uma audiência?

Através de um software jurídico o advogado pode realizar o cadastro de todas as informações processuais, além de gerenciar publicações e intimações de forma muito mais simples e rápida. Outra funcionalidade comum é a agenda que permite o controle de prazos, sem a necessidade de papel e com menores chances de esquecimento.

gestão eficiente de processos: o sonho de todo escritório

A gestão de processos é uma das atividades mais importantes de um escritório de advocacia. Afinal, toda a comunicação com o cliente e também a atuação junto ao Judiciário depende do acompanhamento dos processos.

No entanto, quando a gestão é feita através de planilhas, ou mesmo fichas de andamento, os profissionais costumam perder muito tempo. Além disso, esse tipo de procedimento também está sujeito a falhas.

Com um software jurídico, o advogado pode automatizar o controle de seus processos e organizar todas as informações relevantes sobre o andamento, com muito mais rapidez e eficiência. E, claro, com menor probabilidade de falhas.

dê adeus à busca manual de documentos!

Muitos escritórios têm problemas com o excesso de papel. Além do uso do papel ser parte da cultura do escritório, muitos tem dificuldades na hora de organizar documentos, justamente pela quantidade. Com o uso de um software jurídico, como muitas informações ficam armazenadas no próprio software, não existe a necessidade do uso de papel para anotações de informações ou mesmo compromissos. No próprio computador, o advogado encontra tudo o que precisa, com rapidez e eficiência, sem necessidade de recorrer a pastas, arquivos ou mesmo documentos físicos.

Falando em excesso de papel, a digitalização dos documentos jurídicos é também uma forma de contribuir para o meio ambiente. Pense nisso!

Comunicação e produtividade: sua equipe agradece

Devido à alta competitividade do mercado, muitos escritórios precisam profissionalizar a gestão e desenvolver o trabalho em equipe. Mas, como promover o engajamento da equipe se os processos internos são manuais, desorganizados e não contam com nenhuma uniformidade?

Com um software jurídico é possível envolver todos os profissionais com as atividades do dia a dia, de forma simples e eficiente. Como um software organiza e automatiza as rotinas, os advogados rapidamente sabem o que e como fazer realizar suas atividades, individualmente ou em equipe.

Oferecer serviços jurídicos com excelente qualidade e eficiência tornou-se uma condição para que os escritórios sobrevivam à um mercado tão competitivo. Por isso, investir em um bom software jurídico é uma medida que, além de garantir mais agilidade e eficiência, traz mais praticidade ao advogado no seu dia a dia.

Pensando em adquirir um software jurídico para o seu escritório? Então, não deixe de testar o PROMAD. É gratuito e atende todas as necessidades do advogado. Clique aqui e saiba mais!