Como divulgar seus serviços sem violar as regras para marketing jurídico?

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Alguns advogados ainda se mostram bastante céticos com relação ao uso do marketing no meio jurídico (Você é um deles? Conte para nós nos comentários ;)). No entanto, com o aumento da competitividade no mercado da advocacia, apostar nessa estratégia tornou-se uma ótima maneira de criar mais autoridade no mercado e obter resultados efetivos para o seu escritório.

As ações de marketing nesse meio, no entanto, não são como quaisquer ações de marketing. Isso porque o Código de Ética da OAB estipula limites e regras para marketing jurídico na divulgação dos serviços prestados por advogados. De forma geral, as condutas previstas neste documento visam garantir a credibilidade e a dignidade da advocacia, de modo que trata tanto de direitos quanto deveres do advogado. E então, quer saber como divulgar seus serviços jurídicos sem violar o Código de Ética da OAB? Continue a leitura!

Regras para marketing jurídico na divulgação em veículos de massa

A fim de evitar sanções disciplinares e problemas com a OAB, advogados e escritórios de advocacia devem ter alguns cuidados na hora de divulgar seus serviços. A publicidade em veículos de massa, tais como TV, cinema, rádio e até outdoors é expressamente proibida pelo Código de Ética. Da mesma maneira, colocar imagens e publicidade em muros, paredes ou espaços públicos não é uma conduta permitida.

O advogado pode incluir letreiros e sinais de indicação na porta de seu escritório, obviamente. Desde que não haja conteúdo publicitário, mas apenas indicativo, o advogado não estará infringindo nenhuma regra do Código de Ética.

É permitida a promoção de serviços em eventos?

Segundo o Código de Ética da OAB, tanto advogados quanto escritórios de advocacia não podem divulgar seus serviços em eventos estranhos à área jurídica. A participação tanto do advogado quanto do escritório nesse tipo de evento deve se restringir ao esclarecimento dos participantes. Por isso, toda informação veiculada deve ter conteúdo meramente informativo.

Promoção de serviços através da internet, pode?

Ações de marketing jurídico podem ser realizadas tanto no meio online quanto offline. Porém, quando se trata de realizar ações na internet, o advogado deve ter cautela e observar as regras para marketing jurídico. Primeiramente, todo tipo de conteúdo divulgado na internet deve ter caráter meramente informativo. Qualquer conteúdo que tenha como única finalidade a prospecção pode gerar problemas e sanções ao advogado e seu escritório.

Além disso, o advogado deve ter o cuidado de não promover seus serviços juntamente com outros que não tenham relação com a área jurídica. Esta também é uma regra para marketing jurídico.

Por fim, a compra de qualquer tipo de espaço na internet é vedada expressamente pelo Código de Ética (artigo 44, § 2º). Essa foi uma das novidades trazidas na alteração do Código de Ética que trouxe diversos questionamentos de advogados e escritórios. Assim, anúncios patrocinados e campanhas em buscadores devem ser avaliados com cuidado pelo escritório e pelo advogado, a fim de evitar sanções.

É correto divulgar o preço dos serviços?

Quaisquer informações acerca de valores de honorários ou preços de serviços devem ser repassados ao cliente de forma pessoal ou sob consulta. De maneira alguma o advogado deve divulgar valores, seja através de um site ou qualquer outro meio offline.

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O Código de Ética veda a divulgação de preços como forma de evitar a competição por valores. De maneira geral, a elaboração dos honorários advocatícios deve considerar os parâmetros estabelecidos na tabela de honorários da OAB e os valores devem ser repassados exclusivamente ao cliente ou potencial cliente.

E as consultas gratuitas, são permitidas?

Oferecer consultas gratuitas seja através de um site ou mesmo de um aplicativo como o WhatsApp, também pode trazer problemas. Embora oferecer pequenas consultorias seja uma estratégia de marketing eficiente dentro de muitos setores, na advocacia, esse tipo de conduta fere as regras de marketing jurídico.

Para quem quer atrair o cliente sem ferir o Código de Ética, uma boa alternativa é divulgar conteúdo de qualidade através de um blog jurídico. Desde que o conteúdo seja meramente informativo, o advogado pode despertar a atenção do seu público alvo. Dessa forma, não esbarra nas restrições do Código da OAB e as regras para marketing jurídico.

Neutralidade na apresentação: sempre a melhor escolha

Ter um bom material de divulgação do seu escritório e de seus serviços jurídicos é essencial, devido à alta concorrência. Porém, uma boa apresentação também deve estar adequada às premissas do Código de Ética. Além da discrição e sobriedade, é essencial que imagens utilizadas tenham um conteúdo neutro. Usar imagens de tribunais e outros órgãos públicos, por exemplo, pode sugerir a ligação do escritório com o mesmo. Portanto, evite o uso deste tipo de imagem em qualquer material, incluindo sites e materiais institucionais.

Importante! Cartões de visita não devem conter fotos e mencionar cargos já ocupados pelo advogado. Assim, evita-se a sugestão de qualquer tipo de influência.

Conhecer quais são as restrições do Código de Ética não é apenas um detalhe para escritórios de advogados. Além de saber as regras para marketing jurídico, o advogado também deve ter o cuidado de contratar os profissionais adequados. Eles também precisam estar cientes das regras, especialmente na elaboração de sites, logos e materiais gráficos.

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